Oi Mirage, tudo bem?
Tem diversas formas de fazer a mesma coisa no Unreal, mas não é tão simples igual no 3ds max.
A principal diferença entre os programas 3D e o Unreal, é que nos programas 3D as coisas vêm prontas, então, é mais fácil, mas também é mais limitado, já no Unreal você tem que criar os recursos, mas é justamente isso que oferece liberdade total.
Uma das formas de fazer é com o PCG como comentou, você pode samplear a cor da textura de um objeto e usar essa informação como quiser, inclusive para guiar propriedades dos materiais das instâncias ou de qualquer objeto, porém, precisa conhecer bem o PCG para criar este recurso, depois de criado é só arrastar para a cena, configurar e tudo vai funcionar igual seria no 3ds max, mas com parâmetros e utilidades personalizadas exclusivamente para você.
Outra forma de fazer é através dos próprios materiais, sem envolver o PCG, pois tem várias formas de projetar uma textura em todos os objetos ao mesmo tempo e usar essa imagem para alterar propriedades dos materiais, sejam instâncias ou objetos individuais.
É bem mais fácil porque só precisa criar uma projeção planar a partir de Z e usar os tons da imagem para influenciar as propriedades do material, então, se projetar a mesma textura usada no terreno com o mesmo tamanho, vai ser igual ter sampleado ela a partir da superfície.
Se usar um Parameter Collection no material, poderá controlar as propriedades dessa textura projetada em todos os materiais ao mesmo tempo e ver o resultado em Real-Time.
Eu abordo o World Position e Triplanar no vídeo 3 do capítulo 6, que é usado para projetar a textura em Z, já o Parameter Collection eu abordo no vídeo 10 do capítulo 6.
No final de semana eu vou fazer um Shader de exemplo com este recurso e envio no seu email para você estudar.
Você não encontrou nada nas suas pesquisas porque a forma de pensar é diferente no Unreal e o nome das coisas também.
Imagino que só encontrou alguma coisa relacionada ao PCG, pois ele tem um Surface Color, mas o resto não.
OBS: Eu editei o título do tópico e removi as aspas, pois não estava deixando responder a mensagem por causa do título.
Abração e tudo de bom.
André Vieira