Olá. Que bom debater dessa forma, argumentando.
Mas e como eu falei anteriormente. Eu respeito a opinião de todos. Eu sei perfeitamente que, mesmo não tendo ajuda de softs extras para se trabalhar no CAD, ainda assim, tem-se inúmeros comandos que facilitam a sua vida. Mas, é importante dizer que, muitas vezes se fala em saber modelar no CAD, e no fundo, não se sabe, pois fazer uma casa maravilhosa, com várias águas, desníveis de terreno, tudo na munheca, olhe que tem gente que corre, pois as vezes, já está acostumado em digitar só os parâmetros em janelas como os do Arqui 2000, Active 3D, etc. Se torna produtivo demais até, pq o programa praticamente faz tudo. Fora isso, as rotinas ajudam muito a sua vida tb.
Eu antes pensava assim, como vc. Creio que vc deve ter bem mais experiência que eu, mas, sinceramente, não vejo nenhum problema fazer todo um projeto no Max, dentro de um dos aspectos técnicos, que são as medidas. Claro. Um projeto arquitetônico requer precisão. Estou executando um projeto de um edifício agora, e o arquivo do CAD, apenas me basta. E está todo na escala, sem nenhum centímetro a mais ou a menos, do que a planta pede, ou seja, tudo de acordo com a planta baixa, cortes, fachadas, etc. Em uma manhã, já estava tudo pronto, iluminação, textura, etc. Nem linha precisei fazer! Concordo que o Max é um programa artístico também, mas ele tem a sua precisão, não se comparado, claro, ao programa CAD, que é extritamente técnico.
Eu vim do CAD, e tive um excelente professor, que nos ensinou não apenas a parte 2D, mas tivemos a proeza até de fazer um carro no CAD, em 3D, como avaliação final, usando apenas as surfaces, polyline 3D, etc.
Bom, quando fui fazer um curso de MAX em Recife, no representante oficial do Nordeste da Discreet e Adobe, ainda trabalhando com CAD, fiquei surpreso, quando o professor do curso falou. O curso de maquete, aproveitamos apenas o arquivo CAD. Naquele momento, eu ficava me perguntando, como assim?! Tudo modelado no MAX?! Achava aquilo um absurdo, justamente por ter apenas a visão de precisão do CAD.
Com certeza, os que modelam no CAD, irão aqui, achar, defender e dizer que é a melhor opção para projetos arquitetônicos, pela precisão, pela habilidade que se tem no CAD, etc. Não tiro a razão dessas pessoas. Mas, quero dizer, que uma maquete feita no MAX, não é uma maquete feita de olhometro apenas. Não deixa de ser uma maquete profissional!
No Max tb vc pode mover com precisão, pode girar com precisão, pode criar com precisão. Claro, que isso não quer dizer nada, rsss, mas estou querendo dizer e mostrar, que no MAX vc tem parâmetros e medidas que podem ser seguidas com precisão.
No max, se vc quer um pé direito com 2,60m, vc pode ter tem um pé direito com 2,60m, com precisão. Se vc quer um valor relativo ao que está, vc tem um valor relativo ao atual. Claro, não estou querendo dizer aqui, e nem vamos comparar o número de recursos que o CAD tem, em comparação ao MAX.
Ainda com uma boa manipulação das UCS, pegando um projeto para modelar no CAD (sem auxílio de qualquer soft ou rotinas), me desculpem, mas ainda prefiro modelar no MAX. É só uma questão de opinião e gosto.
Quer seja no CAD, quer seja no MAX, importante que vc trabalhe com profissionalismo.
Concordo quando vc diz:
"Respeitar as medidas no olho, usando o desenho como referência, não é respeitar as medidas, é a forma artística de modelar no Max!!!! "
Só o fato de respeitar as medidas no olho, já é um desrespeito, hehe, ao projeto, mas que é perfeitamente possível respeitar as medidas, não no olho, mas como de fato está no Projeto.
Falouw.