Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Kayman   Parana - AC
rabellogp   São Carlos - SP - SP
ti_roc   Mauá, SP - AC

Portfólios Ver Mais

Anderson Leao   São Paulo, SP
Jean Belegante   curitiba - PR
gilbertorbr   porto alegre

Maquete eletronica e planta baixa

Por: Helotas  

Em: 26/12/2005 09:51

Bem, eu devo reconhecer a importancia do CAD para maquete eletronica. Além de ser mais rapido para modelar o basico, a precisão ajuda a prever possiveis erros na obra. Eu costumo manter sempre um arquivo de cad, modelo o que der no cad (geralmente as paredes, portas e o que precisar de boolean), e levo as linhas da planta pra modelar as coisas mais complexas no max.
Oi Nathi, tudo bem? Quando a gente fala CAD todo mundo lembra direto do AutoCAD, mas em qualquer programa de CAD será melhor modelar um projeto guiando-se pela planta do que no Max, que é um soft artístico, ele é bom e rápido para fazer coisas sem medidas. Um sofá por exemplo, não precisa de medidas exatas, a não ser que seu ramo seja móveis. :) Se seu ramo é arquitetura, então tem que prezar essa parte, fazendo ela num programa de CAD. Já o sofá, é muito melhor modelar no Max, no AutoCAD seria um martírio, enquanto que, no Rhinoceros 3D da McNeel, que também é programa de CAD (Computer Aided Design), seria uma delícia modelar um sofá assim. Poderia ser no olho e poderia ser com medidas. Ele é tipo um super AutoCAD. Se você testar, vai curtir pacas, tenho certeza, qualquer pessoa que modela no AutoCAD adora o Rhino. Mas não tem a mesma interação com o 3ds max. Se você usa o AutoCAD, pode trabalhar com o File Link Manager em vez de importar o arquivo DWG. Dessa forma, tudo que modificar no AutoCAD, modifica no Max, mantendo Modifiers, mapeamento, materiais e tudo mais. É muito útil para quem trabalha com arquitetura, pode fazer modificações sem ter que mudar nada no arquivo do Max, é só renderizar de novo. O File Link Manager está no menu File, dá uma olhada no Help que mosta como usar, é bem legal. Abraços
oi tresd1! Obrigada pela dica! Eu sofro dessa paranoia po medidas exatas, que costuma afetar todos os estudantes de arquitetura! Mas ultimamente tenho trabalhado num modelo junto a obra, entao é muito importante ter precisão em tudo para prever as encrencas da obra e ja propor alguma solução... (é incrivel como aparecem coisas abominaveis como degraus no teto,... se a gente seguir exatamente o que esta na planta!!!) Mantenho um arquivo de Linhas da planta no cad, um arquivo de cad 3d com todas as peças mais simples (modelaveis no cad) e um de max com todos os objetos... uma confusão!!! Mas mesmo no caso do sofá, eu considero importante ter alguma base de medidas e não fazer tudo no olho... até da certo pra um objeto isolado, mas na hora de organizar num ambiente pode complicar um pouco. Abs Nathi
Bem cada qual com a sua opinião. Respeito todas. Mas acho que não existe uma regra para fazer maquete. Claro que se deve seguir parâmetros para se chegar a um resultado fiel e profissional, respeitando a parte técnica. Eu acho que vai tb do domínio e da técnica que vc usa. Mas claro, não apenas isso. Quando trabalhava com AutoCAD, e ainda desconhecia o MAX, eu achava que modelar tudo no MAX seria um martírio, por saber que muitas das ferramentas técnicas do CAD, não estariam no MAX. Bom, depois que conheci mais o MAX, executei dois projetos acadêmicos de uma casa, do zero, no CAD e MAX. Resultado: nunca mais modelei no CAD, hehe, por ter achado no MAX, uma forma mais livre de vc trabalhar, mas sempre respeitando as medidas, já que, vc tem como otimizar isso no MAX, por ter unidades de medidas. Então hj, eu só aproveito do CAD, a planta baixa, e tomo a leitura dos cortes, elevações, níveis, fachadas, como informações essenciais e complementares para o detalhamento do projeto. É bem da verdade que, um Active 3D da vida ou Arqui2000, se tornam bastante produtivos, por serem específicos para arquitetura, e portanto, tem praticamente tudo que vc quer. Mas quem não tem esses programas, eu pelo menos não tinha, tinha que fazer tudo na mão, o trabalho se tornava arduo da mesma forma, para aqueles que achavam ou acham arduo modelar tudo no MAX. Bom, até agora não tive dificuldades em fazer tudo no MAX, até mesmo executando projetos de arquitetos e engenheiros, seguindo fielmente as medidas da planta deles. Essa é apenas minha opinião! Valeu.
OI gente, tudo bem? Nathi> EU também fazia exatamente como você quando trabalhava com arquitetura. Tinha o desenho técnico 2D no AutoCAD com as informações da planta e tudo mais para prefeitura e executivo. Tinha outro que era o 3D com toda a alvenaria no AutoCAD. E tinha o arquivo 3D do Max, com a alvenaria, objetos de decoração, materiais, luzes e câmeras. Mas naquela época não tinha o File Link Manager, não tinha GI, não tinha muitas facilidades que tem hoje. Quanto a paranóia com medidas precisas, isso é normal, todo mundo que conhece CAD e começou no CAD, apanha um pouco quando chega num programa artístico como o Max e vê que nele as coisas são mais no olho, não tem as facilidades com medidas que sistemas de CAD oferecem. Mas com o tempo você acostuma. O mesmo acontece com quem começou no Max, só sabe Max e vai partir para o AutoCAD, apanha pacas por ser difícil de fazer as coisas lá sem medida, no CAD tudo precisa de medidas, até para mover. Por isso que tem gente que defende a modelagem da alvenaria no Max também, é porque não se adaptou com essa diferença no CAD e começou num programa que não era para a área que atua. Sobre o sofa também ter que ter medidas, eu discordo, porque sou um artista, um artista não precisa de medidas para fazer um troço realista, proporcional e convincente. Sem levar nenhuma medida em conta, só trabalhando com a proporção e olhando referências, você esculpe um corpo humano com perfeição em 3D, então, um sofa é bico. Mesmo sem usar medidas ele fica proporcional e pode ser usado perfeitamente para compor com outros objetos, porque vai se adequar numa boa, basta ajustar a escala do modelo para ficar bom na maquete. Olhando pela altura do parapeito das janelas dá para se basear na hora de escalonar e deixar ele no tamanho certo para a maquete. Mas imagine que vai produzir esse sofa real depois, ai sim precisa de um sistema de CAD como o Rhinoceros, nele vai poder fazer tudo na medida e até saber o comprimento do tecido que vai gastar para encapar ele. :) Joelyton> Eu concordaria se tivesse falando de um corpo humano, de um animal, de um carro modelado artisticamente, mas de uma maquete não, porque maquete é um projeto técnico, então, só tem uma forma de ficar profissional, é respeitando perfeitamente as medidas, proque só respeitando as medidas que você tem uma maquete fiel ao que foi projetado. Se não segue perfeitamente as medidas, não está nem profissional e nem fiel. Agora, se a pessoa quer fazer num programa apropriado para trabalhar com medidas ou se a pessoa quer fazer num programa artístico e levar muito mais tempo, em vez de aprender direito o programa adequado para usar em conjunto, tudo bem, isso é opção de cada um, contato que respeite as medidas no Max também, mesmo que leve muito mais tempo para fazer o projeto. O bravo é ir fazer no Max, porque não sabe modelar bem no CAD e não respeitar as medidas perfeitamente por ser trabalhoso. Respeitar as medidas no olho, usando o desenho como referência, não é respeitar as medidas, é a forma artística de modelar no Max!!!! Respeitar as medidas é ter 10m exatos se é para ter 10m. Não é uma questão de ferramentas ténicas do CAD que não tem no Max, ou a precisão com medidas, é muito mais simples do que isso. No CAD você quer uma linha com 10 metros, basta digitar @10<0, e no Max? Tem que ajustar o Grid e ligar o Snap to Grid, contar quadradinhos no Grid para fazer a linha!!! Ou então criar uma linha qualquer, ver o valor do primeiro vértice e somar 10 para colocar no segundo vértice!!!! Fazer um Box com 10m de lado e usar o Snap To Vertex no Box com a linha!!!! É muito mais difícil, é muito mais trablhoso, o programa não foi feito para isso!!!! Trabalhar com medidas é uma coisa, oferecer facilidades para modelar com medidas é outra. O programa aceita medidas, mas é muito mais difícil trabalhar com medidas nele do que em qualquer sistema de CAD, o que torna o trabalho muito mais demorado, essa é a questão principal. O Max é uma maravilha para modelar um corpo, um rosto, mas uma casa, leva muito mais tempo do que no CAD, sem a menor sombra de dúvidas, uma pessoa que modele muito bem no Max e outra que modele mais ou menos no CAD fazendo o mesmo projeto, a que está usando o CAD acaba muito antes, mesmo que ela tenha que modelar as portas e janelas no CAD, o que no Max tem pronto. Isso é fato. Agora, o CAD tem seus macetes em 3D, quem não conhece, realmente fica difícil, o AutoCAD é simples em 3D, super simples, tem meia dúzia de comandos, mas a manipulação de UCS pega muita gente e se torna uma dificuldade modelar nele sem isso. Mesmo no AutoCAD sem ajuda nenhuma, sem Arqui3D, sem Architectural Desktop, sem nada, qualquer pessoa que sabe modelar mais ou menos, termina muito antes do que um mestre de modelagem no Max, se for respeitar as medidas, é claro. Modelar 2 projetos arquitetônicos no CAD não torna ninguém um conhecedor de modelagem 3D nele, tem que modelar dezenas para opnar sobre isso com propriedade. Se você fala que era árduo modelar no AutoCAD sem ajuda, com certeza absoluta você não aprendeu modelar direito nele, tinha problemas com UCS entre outas coisas, porque não é possível achar isso. Mesmo quem defende a modelagem no Max, se conhece bem o AutoCAD não fala isso, porque sabe que é mais rápido modelar nele, só que acha mais prático fazer tudo no Max. Se tem uma coisa que não é difícil e muito menos árdua, é modelar no AUtoCAD, nem precisa olhar pra tela, dá para modelar assistindo novela. Abraços
Olá. Que bom debater dessa forma, argumentando. Mas e como eu falei anteriormente. Eu respeito a opinião de todos. Eu sei perfeitamente que, mesmo não tendo ajuda de softs extras para se trabalhar no CAD, ainda assim, tem-se inúmeros comandos que facilitam a sua vida. Mas, é importante dizer que, muitas vezes se fala em saber modelar no CAD, e no fundo, não se sabe, pois fazer uma casa maravilhosa, com várias águas, desníveis de terreno, tudo na munheca, olhe que tem gente que corre, pois as vezes, já está acostumado em digitar só os parâmetros em janelas como os do Arqui 2000, Active 3D, etc. Se torna produtivo demais até, pq o programa praticamente faz tudo. Fora isso, as rotinas ajudam muito a sua vida tb. Eu antes pensava assim, como vc. Creio que vc deve ter bem mais experiência que eu, mas, sinceramente, não vejo nenhum problema fazer todo um projeto no Max, dentro de um dos aspectos técnicos, que são as medidas. Claro. Um projeto arquitetônico requer precisão. Estou executando um projeto de um edifício agora, e o arquivo do CAD, apenas me basta. E está todo na escala, sem nenhum centímetro a mais ou a menos, do que a planta pede, ou seja, tudo de acordo com a planta baixa, cortes, fachadas, etc. Em uma manhã, já estava tudo pronto, iluminação, textura, etc. Nem linha precisei fazer! Concordo que o Max é um programa artístico também, mas ele tem a sua precisão, não se comparado, claro, ao programa CAD, que é extritamente técnico. Eu vim do CAD, e tive um excelente professor, que nos ensinou não apenas a parte 2D, mas tivemos a proeza até de fazer um carro no CAD, em 3D, como avaliação final, usando apenas as surfaces, polyline 3D, etc. Bom, quando fui fazer um curso de MAX em Recife, no representante oficial do Nordeste da Discreet e Adobe, ainda trabalhando com CAD, fiquei surpreso, quando o professor do curso falou. O curso de maquete, aproveitamos apenas o arquivo CAD. Naquele momento, eu ficava me perguntando, como assim?! Tudo modelado no MAX?! Achava aquilo um absurdo, justamente por ter apenas a visão de precisão do CAD. Com certeza, os que modelam no CAD, irão aqui, achar, defender e dizer que é a melhor opção para projetos arquitetônicos, pela precisão, pela habilidade que se tem no CAD, etc. Não tiro a razão dessas pessoas. Mas, quero dizer, que uma maquete feita no MAX, não é uma maquete feita de olhometro apenas. Não deixa de ser uma maquete profissional! No Max tb vc pode mover com precisão, pode girar com precisão, pode criar com precisão. Claro, que isso não quer dizer nada, rsss, mas estou querendo dizer e mostrar, que no MAX vc tem parâmetros e medidas que podem ser seguidas com precisão. No max, se vc quer um pé direito com 2,60m, vc pode ter tem um pé direito com 2,60m, com precisão. Se vc quer um valor relativo ao que está, vc tem um valor relativo ao atual. Claro, não estou querendo dizer aqui, e nem vamos comparar o número de recursos que o CAD tem, em comparação ao MAX. Ainda com uma boa manipulação das UCS, pegando um projeto para modelar no CAD (sem auxílio de qualquer soft ou rotinas), me desculpem, mas ainda prefiro modelar no MAX. É só uma questão de opinião e gosto. Quer seja no CAD, quer seja no MAX, importante que vc trabalhe com profissionalismo. Concordo quando vc diz: "Respeitar as medidas no olho, usando o desenho como referência, não é respeitar as medidas, é a forma artística de modelar no Max!!!! " Só o fato de respeitar as medidas no olho, já é um desrespeito, hehe, ao projeto, mas que é perfeitamente possível respeitar as medidas, não no olho, mas como de fato está no Projeto. Falouw.
joelytonlima, Acredito que ambos forneçam a possibilidade de precisão, mas acredito que a questão seja a facilidade com que essa precisão é alcançada. ;) . Questão de produtividade mesmo... Mas é aquilo: a melhor ferramenta é a que gente sabe trabalhar... hehehehe Abraços, Márcio
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!
Oi Joelyton, tudo bem? Concordo com você que não é bom fazer tudo no AutoCAD, quando eu falo que é melhor modelar nele, estou falando da alvenaria bruta, não do terreno e dos detalhes, isso é melhor fazer no Max, eu acho que para ganhar produtividade tem que usar o que é melhor em cada soft. Um telhado recortado cheio de águas é muito mais fácil fazer no AutoCAD, só para cortar as paredes no ângulo certo já prova que o AutoCAD se sai muito melhor nisso, porque basta criar um objeto com a inclinação do telhado e subtrair das paredes. No Max não dá para fazer assim, o Boolean pode gerar problemas, vai ter que mover os vértices da parede e ajustar a no olho, o que eu já acho ruim para um projeto arquitetônico. Certamente é muito prático usar programas específicos como os que citou, mas neste ponto eu também vejo problemas, porque tudo que é muito específico também é muito limitado, ajuda muito em certos pontos e limita em outros, então, o ideal é usar um programa como o Architectural Desktop, que é o AutoCAD com ferramentas de modelagem 3D para arquitetura, se quiser modelar no sistema do AutoCAD pode, e se quiser usar os recursos do programa para agilizar certas partes, também pode, assim não fica limitado. Sobre o exemplo do prédio que usou, é ai que está a questão, um exemplo como esse não tem tanta diferença, prédio é maior só que é bem mais simples do que uma casa cheia de telhados. Você não teve que desenhar nenhuma linha como disse, mas imagine uma casa com telhado bem recortado, no AutoCAD a gente cria linhas auxiliares para definir a altura da cumeeira e depois cria as faces 3D. No max, mesmo tendo a planta baixa, fachadas e cortes, vai ter que criar essas linhas para definir as cumeeiras em telhados bem recortados, porque nem sempre aparece todas as alturas nos cortes, ai começa a complicar no Max, a não ser que faça no olho as que não tem no corte. E destes detalhes de precisão que estou falando, colocar uma parede a 2,60 é fácil, mas estes detalhes não tem como. E quando falo de CAD, não falo exatamente do AutoCAD, se for modelar no Rhinceros que também é um programa de CAD, será muito mais produtivo do que no Max, e terá precisão milimétrica. A questão mesmo não é a precisão, porque com esforço e canseira consegue manter a precisão no Max em quase tudo, tirando os exemplos que dei, a questão principal é produtividade. Como já falei aqui, se for fazer uma sala, é muito melhor fazer direto no Max, obviamente. No seu exemplo do prédio, que não tem telhado, não tem beiral, não tem que cortar paredes, não tem oitão, não tem nada disso, pode ser mais produtivo fazer no Max mesmo. Por exemplo o carro que fez no AutoCAD, isso sim é pior do que pagar promessa, porque ele não é adequado para isso, enquanto que, no Rhinoceros seria uma delícia modelar um carro, porque ele é muito mais avançado que o AutoCAD. Daria para modelar o mesmo carro no Max, com a mesma qualidade visualmente, mas não tecnicamente, pois no Max não daria para manter a precisão das peças que consegue no Rhino, ainda mais em superfícies curvas. Em tudo depende de prática, saber modelar é o primeiro passo, mas só com prática que faz rápido e bem feito, você disse que prefere modelar no Max do que trabalhar com UCS no AutoCAD, mas quando pega o jeito fica tão simples que nem precisa pensar, se habituando com o UCS 3 Point você coloca o UCS onde quiser rapidinho e te garando, quem manja de AutoCAD faz muito mais rápido do que quem manja de Max, claro que na situação adequada, pois como expliquei, tem situações que é melhor fazer no Max mesmo. Abraços
Olá pessoal, boa noite a todos. Gostaria de falar novamente sobre o Rhino 3D, ótimo software CAD para modelagem com precisão. Existem ferramentas nele que são muito parecidas com as do Autocad, o tornando mais fácil de usar quando já se tem algum conhecimento com o Autocad. Eu gosto muito de usar o Rhino 3D porque posso modelar com muita precisão e renderizar a maquete nele mesmo e obter um ótimo resultado. No meu trabalho sempre tenho dois grupos de cliente, Arquitetos, Engenheiros, Decoradores, etc... Que formam o primeiro grupo. Este grupo me exige fidelidade e precisão no projeto! E o segundo grupo que são clientes finais que querem visualizar suas idéias mas ainda não tem um projeto definido, eles só querem ter um noção de como irá ficar a reforma de sua casa, sua nova casa de praia, etc... Mas só imaginam não tem um projeto feito, então eu faço a maquete baseado nas informações que me são passadas, portanto sem precisão! Obviamente que tenho que orienta-los com o pouco que sei e manter as medidas convencionais para que a maquete não fique torta :D , mais não me exigem precisão. Então consigo conciliar a modelagem fácil, rápida e extremamente precisa com o Rhino 3D. Bom é isso, muito obrigado a todos, valeu!
Olá tresD1. Agora entendi melhor oq estavas querendo dizer. Eu me referia exatamente ao AutoCAD, e pensei o mesmo quando vc falou na última msg, mesmo sabendo que tem outros programas CAD. Com certeza, se trabalhando em uma ferramente muito específica, termina existindo limites mesmo. Bom quando vc sabe trabalhar em vários softs, pq vc alia a experência, prática e o melhor de cada um. A tendência é ter no resultado um bom trabalho. Melhor ainda quando se tem tudo ou grande parte em um Soft só. Quanto aos programas CAD, eu acho que vc falou a palavra perfeita, PRODUTIVIDADE. Ainda não tive a oportunidade de conhercer o Architectural Desktop nem o Rino, pelo que vejo dos comentários seus e de colegas, observo que eles reunem um pouco do AutoCAD e MAX, senão a maior parte dos dois programas. Isso é interessante. Como vc bateu na tecla precisão no Max, aí tinha entendido que vc estava querendo dizer que não se tinha condições de fazer um projeto com precisão nele, claro com alguns obstáculos, mas concordo que, detalhes arquitetônicos que exigem maior complexidade, com certeza o Max deixa a desejar, principalmente o projeto de uma casa. Eu fiz uma que tinha várias águas e 40.000 telhas!!! Optamos pelas telhas ao ivés de mapa, para dar volume e principalmente para deixar mais real. Pense como ficou pesado. Mas foi sofredor. As vezes vejo reclamações desse intercâmbio, modelar em CAD, texturizar, iluminar e renderizar no MAX, por apresentar falhas na importação, etc. Como não faço esse intercâmbio, por enquanto, não saberia como otimizar isso. Mas sei que esse intercâmbio pode ser perfeito. De qualquer forma, valeu o comentário, e discussões como essas nos fazem crescer e aprender mais. Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711066.

Total de membros registrados: 138546

Últimos membros registrados: Kevinsdiemer, Yaasu026, brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15.

Usuário(s) on-line na última hora: 1139, sendo 2 membro(s) e 1137 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Yaasu026, cristian rocha da silva.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.