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Maquete eletronica e planta baixa

Por: Helotas  

Em: 26/12/2005 09:51

Oi gente, tudo bem? Realmente o Rhino é extraordinário, modela o que quiser nele com perfeição, e pode trabalhar de forma artística também, sem medidas, só no olho, o que é difícil no AutoCAD. Todos os menus da Três D1 até hoje foram modelados no Rhino, e o menu do site novo também, ele é ótimo para modelar essas coisas manufaturadas. Só que o render dele não é legal não, é demorado e muito inferior ao render padrão do 3ds max. Muita gente modela no Rhino e exporta para fazer o render no Max, o Rhino já exporta a malha mapeada, é muito legal, mas o modelo fica pesado, porque transforma Nurbs em polígonos e precisa de muitos para ficar perfeito. No caso de arquitetura convencional, usar o sistema Achitectural Desktop > 3ds max eu acho que é a melhor opção. O Architectural Desktop vai criar as paredes com materiais Architectural do Max aplicado só de você traçar linhas, vai colocar portas e janelas só de clicar na parede, pode mover estes objetos pela parede para colocar onde quiser, então, aumenta muito a produtividade, o que não der para fazer neste sistema dele, pode modelar normalmente com os recursos do AutoCAD. Com isso pronto, não precisa exportar para o Max nem nada, basta usar o File Link Manager para abrir o arquivo direto no Max, se deixar o Architectural Desktop aberto e fizer qualquer modificação no modelo, vai modificar em tempo real no Max sem o menor problema, preservando modificadores, mapeamento, texturas e tudo mais, o que facilita muito qualquer mudança no projeto, refletindo em produtividade. É muito mais fácil modificar um projeto assim no Architectural Desktop do que no Max ou mesmo no AutoCAD, e tudo se reflete no Max com perfeição, os problemas que tinham antigamente já foram superados, hoje o Max e o AutoCAD (Architectural Desktop) trocam arquivos perfeitamente. Como tudo no Architectural Desktop já vem com material Architectural do Max, você pode chegar e já renderizar com o Radiosity ou com o Mental Ray, porque os materiais são fisicamente perfeitos. É só colocar os móveis e objetos de decoração de alguma biblioteca, se já estiverem texturizados é só ajustar o render, pois está tudo pronto. O Architectural Desktop gera o telhado se você desenhar o perímetro, depois, pode usar a face de cada água para distribuir telhas no Max, pois fica bem melhor com telhas de verdade em vez de face plana. O Archi 3D gera o telhado com telhas e madeiramento, é demais, mas não tem a mesma integração com o Max que o Arquitectural Desktop tem. Sem brincadeira, quem manja de Architectural Desktop faz uma casa comum completa toda texturizada para renderizar no Mental Ray em poucos minutos. Abraços
Oi André. E os materiais do Architectural Desktop são compatíveis ou pelo menos reconhecíveis pelo Mental Ray?
Oi Joelyton, tudo bem? Sim, o material Architectural é fisicamente correto e o Mental Ray aceita ele como se fosse um material próprio do Mental Ray. Qualquer parte da alvenaria que criar no Architectural Desktop pode ser configurada para já ser gerada com um material Architectural aplicado. Neste caso, basta abrir o DWG no Max e mandar renderizar pelo Mental Ray, ele vai aceitar perfeitamente sem necessitar de nenhuma mudança. Se usar luzes Photometrics na cena e ajustar os Photons corretamente, você pode ter uma imagem fisicamente perfeita com relação a iluminação, porque se busca a perfeição física, não adianta usar luzes Photometrics se os materiais não são fisicamente corretos também. Abraços
Legal André. Não sabia dessa compatibilidade com o Mental Ray. Se tivesse essa mesma compatibilidade com o vray, seria pedir demais, mas pq uso mais vray que Mental Ray nos meus trabalhos. Um dos meus pontos fracos no Mental Ray é a criação de materiais. Na página inicial do site 3D1 tinha até um anúncio falando sobre a utilização do Mental Ray em maquetes eletrônicas em uma das edições de uma revista, mas não consegui essa revista ainda. Aproveitando, gostaria até de perguntar para onde vão os anúncios que aparecem na seção Novidades na página inicial do site, depois que são substituídos por outras novidades? De qualquer forma, valeu pelas informações.
Oi Joelyton, tudo bem? O Architectural Desktop, conhecido por ADT, é da mesma empresa do 3ds max, então, tem muitas facilidades. Para você ter uma idéia, o ADT vem com um mini 3ds max dentro dele, é chamado de Viz Render, quando você abre é o 3ds max, mas não tem nada, nem um Box, só tem os Materiais e o Radiosity, para fazer render nele mesmo sem sair do programa. O Radiosity é muito bom mas não gera todos os efeitos de iluminação e materiais. Mas como ele usa o Material Archtectura, que é fisicamente correto, tem toda essa compatibilidade com o Mental Ray, porque eles fizeram para ter compatibilidade com o Radiosity, e a Autodesk escreve Shaders para o Mental Ray reconhecer os parâmetros fisicamente corretos do Achitectural Material. Sobre a criação de materiais no Mental Ray, no início você pode criar quase todos os materiais da mesma forma que criava antes, é ai que está a vantagem. Em qualquer outro render você tem que aprender os materiais dele para fazer quase tudo, como o Mental Ray foi integrado ao Max, ele tem muito mais compatibilidade, a Autodesk escreveu shaders para converter tudo, e quase tudo é possível, só algumas coisas que não. Então, você pode criar os materiais como fazia no render padrão, com os Shaders do Max mesmo, com Material Ray Trace, que o Mental Ray entende perfeitamente, com material Architectural também, pode usar normalmente, não precisa usar nada exclusivo do Mental Ray. Agora, alguns materiais só podem ser feitos com os Shaders exclusivos dele, mas com o tempo pega isso numa boa. Mas para maquete eletrônica, eu acho que o V-Ray vai te dar mais facilidades nessa área. O Mental Ray é um render muito mais profissional e complexo, quanto mais eu aprendo sobre ele, mais fico impressionado, dá para fazer de tudo e até coisas inimagináveis para outros renders, porque você pode montar as coisas, sem falar em Shaders de terceiros, que fazem absurdos, mas quase nada disso vai usar em arquitetura, então, pode não valer a pena. Sobre as notícias que saem da página principal, elas são descartadas, quando ver alguma coisa que te interessa, já coloca o link no favoritos. No site novo elas vão ficar arquivadas para sempre. Abraços

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