Oi Joelyton, tudo bem?
O Architectural Desktop, conhecido por ADT, é da mesma empresa do 3ds max, então, tem muitas facilidades.
Para você ter uma idéia, o ADT vem com um mini 3ds max dentro dele, é chamado de Viz Render, quando você abre é o 3ds max, mas não tem nada, nem um Box, só tem os Materiais e o Radiosity, para fazer render nele mesmo sem sair do programa.
O Radiosity é muito bom mas não gera todos os efeitos de iluminação e materiais. Mas como ele usa o Material Archtectura, que é fisicamente correto, tem toda essa compatibilidade com o Mental Ray, porque eles fizeram para ter compatibilidade com o Radiosity, e a Autodesk escreve Shaders para o Mental Ray reconhecer os parâmetros fisicamente corretos do Achitectural Material.
Sobre a criação de materiais no Mental Ray, no início você pode criar quase todos os materiais da mesma forma que criava antes, é ai que está a vantagem.
Em qualquer outro render você tem que aprender os materiais dele para fazer quase tudo, como o Mental Ray foi integrado ao Max, ele tem muito mais compatibilidade, a Autodesk escreveu shaders para converter tudo, e quase tudo é possível, só algumas coisas que não.
Então, você pode criar os materiais como fazia no render padrão, com os Shaders do Max mesmo, com Material Ray Trace, que o Mental Ray entende perfeitamente, com material Architectural também, pode usar normalmente, não precisa usar nada exclusivo do Mental Ray.
Agora, alguns materiais só podem ser feitos com os Shaders exclusivos dele, mas com o tempo pega isso numa boa.
Mas para maquete eletrônica, eu acho que o V-Ray vai te dar mais facilidades nessa área.
O Mental Ray é um render muito mais profissional e complexo, quanto mais eu aprendo sobre ele, mais fico impressionado, dá para fazer de tudo e até coisas inimagináveis para outros renders, porque você pode montar as coisas, sem falar em Shaders de terceiros, que fazem absurdos, mas quase nada disso vai usar em arquitetura, então, pode não valer a pena.
Sobre as notícias que saem da página principal, elas são descartadas, quando ver alguma coisa que te interessa, já coloca o link no favoritos.
No site novo elas vão ficar arquivadas para sempre.
Abraços