Oi gente, tudo bem?
Eu concordo com o argumento do Phy sobre a precisão, mas foi bem por isso que eu dei outro argumento incontestável.
É muito mais rápido fazer num programa de CAD, mas muito mais rápido mesmo, bem menos que a metade do tempo, claro que se a pessoa tem as manhas de modelar no programa de CAD, não falo especificamente do AutoCAD não, pode ser no Rhinoceros por exemplo, será muito mais rápido da mesma forma.
No Max é muito chato respeitar as medidas, depende de gambiarras para alinhar as coisas, depende de estar com o objeto no lugar certo para colocar onde deseja com precisão, depende de grids, que é o fim do mundo comparado com ferramentas de CAD, é muito mais trabalhoso respeitar medidas no Max, enquanto que em qualquer sistema de CAD é simples, lá é justamente o oposto, fazer sem medida que é ruim e trabalhoso.
Cada soft tem seu papel, por isso tem várias áreas. Apesar de ser possível fazer no Max, como eu disse na minha primeira postagem, é muito mais demorado e trabalhoso, então, a pessoa acaba desrespeitando ainda mais as medidas, para ir mais rápido, tudo bem que não é uma questão de morte, mas num programa de CAD sairia na medida sem o menor esforço.
Muita gente faz maquete de forma terceirizada, mas se for um engenheiro ou um arquiteto que faz suas próprias maquetes, ele vai dar muita importância para isso, porque além de servir para apresentação, vai servir muito para ele estudar melhor o projeto antes de ir para o campo, pode identificar diversos problemas num projeto 3D que é totalmente impossível de identificar em planta, a não ser que faça um corte a cada 5 cm.
Trabalhei muito tempo com isso, antes de existir GI e tal, e os engenheiros muitas vezes nem usavam o 3D para apresentar, mas usavam para estudar a obra, naquela época a gente não conseguia imagem foto-realista
É o mesmo que você pintar sua casa ou chamar um pintor para fazer o serviço, você pode fazer, mas certamente ficará muito melhor e será bem mais rápido se for feito por um pintor.
Agora, o argumento do Estrazulas eu não concordo não, porque fachada em aquarela não a versão antiga de maquete eletrônica 3D.
Como o Estrazulas mesmo disse, a Computação Gráfica veio para dar qualidade ao trabalho, então, envolve tudo, porque tudo está relacionado com a qualidade, de que adianta uma cena foto-realista, mas a porta não está alinhada na mesma altura da janela, fica horrível, é melhor o desenho em aquarela com os pontos de fulga certinhos para fazer fazer a perspectiva corretamente.
Antes desenhavam a planta na mão, porque não desenham mais? Porque é muito mais preciso fazer num soft, não tem erro.
Antes não dava para estudar a volumetria do projeto, os detalhes da obra, teria que fazer uma maquete de verdade para isso, e essa maquete era feita na escala.
3D é uma maquete, não se compara com uma aquarela que é 2D, neste caso, poderia fazer no PhotoShop, ai sim seria a mesma coisa, não teria medidas da mesma forma que o desenho em aquarela não tem.
Mas as maquetes antigas eram feitas com madeira balsa e tinham medidas em tudo, porque seria muito mais difícil cortar tudo no olho e montar no olho, ficaria feio, desalinhado e não fecharia direito, o mesmo acontece numa maquete 3D.
Abraços