É verdade, esse lance de dinheiro é complicado! Mas acho que você está perguntando no lugar certo, porque aqui estão pessoas de diferentes regiões e até de outros países e que sabem qual é a média cobrada na região que você more, se tiver alguém por perto. Mas eu acho que você só vai saber o valor "ideal" com o tempo, no começo é tudo meio no teste... Você cobra x de alguém e você percebe que foi caro, daí você diminui da próxima vez, depende do trabalho. É mais fácil "abaixar" um preço que está realmente caro, do que "aumentar" um preço que está barato, porque comigo foi assim, cobrei muito barato no começo e está demorando e é difícil (embora esteja conseguindo) aumentar o preço. Só não desvalorize o seu trabalho, coisa que eu já fiz muito quando comecei... Na verdade é melhor ficar conhecido por ser alguém que não é barateiro, assim as pessoas já esperam de você qualidade por causa do preço, o que faz você buscá-la cada vez mais. Aliás acho que você poderia ler o tópico que eu tornei polêmico e não cometer o mesmo erro que eu já cometi, por ingenuidade e inexperiência.(
http://tresd1.com.br/forum/phpforum/viewtopic.php?t=13691&start=0). Eu não me envergonho de mostrar meus erros, afinal todos já cometeram ou ainda vão cometer algum dia.
Eu nunca vou me esquecer de que "não existe apenas eu" no 3D e os meus atos (e preços) influenciam sim outros.
Acho que eu sou o "gato mais escaldado" que existe com relação à preço! :lol: :lol: :lol:
Bom, mas isso é algo que a gente poderia discutir muito ainda... o que vai ficar pra outro dia...
Abraços!