Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fabrizio Mei   São Paulo - AC
dnmorato   Brasília - DF
netiquinhoo   S. J. do Rio Preto - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Thyago   Catalão - GO - GO

Portfólios Ver Mais

Thiago Luz   Poços de Caldas
melon3d   Porto Alegre
Victor MS   Rio de Janeiro
MarcosSchnaider   Joinville - SC

Duvida sobre como modelar uma cena interna (maquete)

Por: Zé Total  

Em: 21/07/2006 09:27

Eu to com uma duvida aqui, queria saber como vcs fazem qdo vao modelar alguma cena de uma sala ou qq outra cena interna, quais sao os passos q vcs seguem. Eu começo modelando a partir de splines, crio um retangulo, depois faço um outline nele, dae eu dou um detach na linha de dentro pra fazer o teto e o chao, depois dou extrude em tudo pra fazer um box. Queria saber qual é a maneira mais indicada pra fazer uma cena interna. Geralmente eu faço uns box todos fechados para uma cena externa, e tava reparando em algumas cenas q eu ja peguei prontas q nao precisa neh? pode deixar modelado somente as paredes q vao aparecer na cena neh? Mas os photons vao se comportar da mesma maneira? Ou eh melhor mesmo deixar tudo fechado numa cena interna? Ah, e deixa eu aproveitar o espaco pra tirar outra duvida. Qdo vcs vao testar iluminacao em uma cena interna q vcs modelaram, vcs testam a iluminaçao antes de colocar os materiais pra agilizar o processo de render e depois dos materiais ja colocados vcs so acertam os detalhes ou so iluminam a cena depois de texturizada? As vezes eu passo dificuldade tb pra posicionar cameras em cenas pequenas, geralmente nao cabe tudo oq eu queria enquadrar. Oq fazer? Mudar as lentes ou apagar uma parede pra dar mais espaço a camera? Eh mta pergunta ao mesmo tempo neh? heeheheh Mas eh q to com essas duvidas aqui e nao sussego... Agradeco a quem tiver paciencia de ler isso tudo e me responder. Valeu!!
Opa, blz, bom vamos lá: > Existem muitas maneira diferentes de se fazer a modelagem do ambiente, a que vc descreveu é válida, a grande maioria que trabalha com maquetes eletrônicas não modela o "ambiente" ou predio, casa o que for, diretamente no max e sim no auto-cad, mas isso não pro praticidade e sim pq o projeto foi feito nesse programa que é próprio para isso, assim tendo o modelo em 3d no cad é só importar ele no max. Muitos arquitetos da antiga não trabalham com 3d dentro do cad, desenhão as plantas em 2d, mas inda assim vc pode pegar importar as linhas da vista superior e fazer o mesmo que vc faz. > Quanto a iluminação, eu costumo testar ela primeiro com os materiais todos brancos, depois eu testo com os materiais pq eles vão influênciar na iluminação devido ao rebatimento da luz, ai é só fazer os ajustes necessários e pronto. Pra mim essa parte é uma das mais chatas, pois a gente perde muito tempo fazendo testes e ajustando a cena. > Quanto a câmera, espaços pequenos realmente são um problema, uma opção é usar uma lente do tipo grande ângular, mas não esqueça de aplicar um camera correct, outra opção que tb funciona é remover as paredes que estão atrapalhando, mas isso vai influênciar na iluminação, pois o rebatimento dos photons vai ser diferênte, mas isso não significa que a cena pode ficar pior por causa disso, vai de vc solucinar ela de outra maneira.
Tiago, mais uma vez, mto obrigado. Tirou mtas duvias minhas q tavam me martelando aqui na cabeca. Eu tb testo antes a iluminacao antes de colocar os materiais, mas nao sabia se era o mais indicado. Eu sempre fico brigando com as cameras, eh sinistro, ehehhehe um dia eu ainda acerto isso. Valeu pelas dicas, abracos!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 1052, sendo nenhum membro e 1052 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.