Opa, blz, bom vamos lá:
> Existem muitas maneira diferentes de se fazer a modelagem do ambiente, a que vc descreveu é válida, a grande maioria que trabalha com maquetes eletrônicas não modela o "ambiente" ou predio, casa o que for, diretamente no max e sim no auto-cad, mas isso não pro praticidade e sim pq o projeto foi feito nesse programa que é próprio para isso, assim tendo o modelo em 3d no cad é só importar ele no max.
Muitos arquitetos da antiga não trabalham com 3d dentro do cad, desenhão as plantas em 2d, mas inda assim vc pode pegar importar as linhas da vista superior e fazer o mesmo que vc faz.
> Quanto a iluminação, eu costumo testar ela primeiro com os materiais todos brancos, depois eu testo com os materiais pq eles vão influênciar na iluminação devido ao rebatimento da luz, ai é só fazer os ajustes necessários e pronto. Pra mim essa parte é uma das mais chatas, pois a gente perde muito tempo fazendo testes e ajustando a cena.
> Quanto a câmera, espaços pequenos realmente são um problema, uma opção é usar uma lente do tipo grande ângular, mas não esqueça de aplicar um camera correct, outra opção que tb funciona é remover as paredes que estão atrapalhando, mas isso vai influênciar na iluminação, pois o rebatimento dos photons vai ser diferênte, mas isso não significa que a cena pode ficar pior por causa disso, vai de vc solucinar ela de outra maneira.