Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Joao   Itapetininga-SP - SP
Danilo   Teresina-PI - PI
WinterPT   Portugal - AC
ti_roc   Mauá, SP - AC
HEITOR   Pernambuco - PE

Portfólios Ver Mais

THADS2456   São José Do Rio Preto SP - SP
Mandinha   Lisboa - Portugal - AC
claudioinacio   Rio de Janeiro - AC

Plane sobre s?lido

Por: netroger  

Em: 15/08/2006 15:50

Colegas. Imagine aplicar um adesivo em uma caixa. Crio um box e o adesivo aplico como um plane. Quando renderizo, ora o plane fica encoberto pela face da caixa, ora o plane cobre a face da caixa. Como fixar isso? O que determina a exibição deste plane no render? Alguma sugestão? Obrigado.
Oi Netroger, tudo bem? Quando o Max encontra duas faces no mesmo lugar, ele escolher uma para renderizar aleatoriamente, porque não tem como renderizar as duas se estão no mesmo lugar. Se você subir o Plane só um pouquinho, vai parar de dar o problema. Abraços
André, td certo? Então, havia pensado nessa possibilidade, mas será que o GI não pode gerar uma sombrinha ali ? Vou testar. Obrigado.
OI Netroger, tudo bem? Se criar sombra, clica com o botão direito sobre o Plane, escolha Properties e desmarque a opção Cast Shadow. Abraços
netroger e André: aproveitando que eu estava lendo esse tópico e não pude deixar de dizer de que como é maravilhoso esse mundo 3D, são tantos detalhesinhos, coisinhas ali, outras lá que se chega a exata fotorealidade, eu particularmente sou uma negação para modelagem no MAx, até hj não consigo modelar no max uma xícarazinha, só se for no AutoCAD, 12 anos trabalhando com CAD não é fácil tirar o vício e olhe que estou na labuta do Max já faz 2 anos. Bom desculpe me entrometer, mas é isso aí. abraço de urso plane!!! :-P
Oi Dino, tudo bem? Que nada cara, não é intromissão nenhuma não, é um prazer receber seu comentário no tópico. Eu tenho um carinho muito grande pelo AutoCAD, porque foi o primeiro programa de CG que usei na vida, também foi o primeiro programa que eu fiz um modelo 3D, ainda na versão R12, a primeira que aceitava no Windows 3.11 Realmente é complicado passar para modelagem no Max quando tem muita prática no AutoCAD, é mais difícil do que uma pessoa que nunca modelou nada em 3D. Porque quem usa o AutoCAD tem paranóia com medida e no Max é complicado trabalhar com medidas, artisticamente faz tudo facinho e perfeito, mas se tiver que ficar se preocupando com medida, complica bem, ou seja, é o oposto do AutoCAD, pois lá é ruim trabalhar sem medidas. Eu apanhei um pouco para largar a necessidade de colocar medida em tudo, até numa linha, quando comecei a trabalhar com o Max. O problema é que o AutoCAD é muito fraco em modelagem 3D e muito limitado. Se você gosta e está acostumado com ele, vou te dar uma sugestão que pode mudar sua vida na questão de modelagem. Você precisa conhecer o Rhinoceros 3D, ele é maravilhoso, é um AutoCAD R34573. Ele trabalha da mesma forma, tudo que você usa de atalhos e coordenadas são os mesmos, mas ele modela em Nurbs. É maravilhoso e quem conhece o CAD, sai modelando no mesmo dia. Acho que você vai gostar se tiver a oportunidade de testar. Abração
É isso aí Dino, fique a vontade. Cara, engraçado, quando eu li que vc trabalha com cad a 12 anos pensei " nossa, muito tempo"... daí fui fazer meus cálculos, meu primeiro contato com cad foi no stante ano de 1994... he he, exatamente doze anos. Comecei no cad 12 for DOS, sem um íconezinho sequer na tela... Que saudade daquele tempo, colega! Sou um arquiteto apaixonado pelo cad, acho ele um programa fantástico e trabalho muito com ele até hoje, mas me lebro também que em 1997 vi uma animação que achei fantástica (na verdade era bem tosca, hoje sei disso) de um passeiozinho de câmera feita num "tal de 3dstudio max 2"... É, desse dia em diante meu coração ficou dividido há há há há.... É bem o que André disse: se quiser ser milimétrico no cad, não vai rolar. To vivendo bem essa experiência, de me esforçar para modelar o mínimo no cad e o máximo no 3dstudio, principalmente porque cansei da zona nas malhas quando exporta do AutoCAD para o max. Quanto ao Rhinoceros, só ouço falar, muito bem, aliás, mas nunca usei não. Bola pra frente aí.... quem conhece cad tem um bom pré-requisito pra se desenvolver no max ou qq outro programa de modelagem. Abraço!
"Andre Vieira" disse: Oi Dino, tudo bem? Que nada cara, não é intromissão nenhuma não, é um prazer receber seu comentário no tópico. Eu tenho um carinho muito grande pelo AutoCAD, porque foi o primeiro programa de CG que usei na vida, também foi o primeiro programa que eu fiz um modelo 3D, ainda na versão R12, a primeira que aceitava no Windows 3.11 Realmente é complicado passar para modelagem no Max quando tem muita prática no AutoCAD
Andre, Eu fico feliz de ler isso, pois eu tenho muita dificuldade de modelar no Max, não por ser difícil, mas por ser cadista há 10 anos... Meu trabalho é basicamente com arquitetura, mas tenho me empenhado na modelagem de outras coisas, por hobby mesmo, pra ver se consigo largar um pouco o vício do CAD...
netroger: é isso mesmo AutoCAD 12 for DOS e tenho o livro guardado que junto ven "aquele" disquete flexível, lembra e o bichão está inteiro..uhauhauha!!!! Comecei a trabalhar com projetos aos meus 14 anos de idade e hj tenho 33 aninhos, sempre na área de arquitetura, mas agora faz uns 4 anos que estou na área de instalações comerciais. Mas voltando ao delicioso assunto, tenho tb o livro do 3d Studio 4 (acho que é o 4..é do DOS) só coisa véia....rsrsrsrsrs!!!! tenhpo livro da MIchele Bouscket de Dicas e Soluções de Materiais e Iluminação para max for DOS, e do 3D Max3 e 3ds Max 6, e ainda sou um zero a esquerda para modelagem no Max. Uso mais ele para renderizar ou animar uma câmera. De tudo, o meu problema é quanto a minha agilidade nos teclados com os atalhos do CAD, então quando vou fazer algo em outro programa meus dedinhos ficam elétricos querendo dar comando no teclado, estão conseguindo me entender? Trabalhei em uma empresa de Istalações Comerciais (concorrente) e o diretor me disse assim: ..."nunca vi alguém tão rápido no CAD igual a você". Então concluindo o MAX me trava os dedos, mas não tem jeito tenhlo que me dedicar mais ao Max quanto a questão de modelagem, fico maravilhado quanto a facilidade que vejo os amigos aqui do fórum modelarem coisa tão rápidas e perfeitas, chego babar!!!! Mas eu chego lá...no CAD sou o bixão...no Max fiótão!!!!! kkkkkkk André: meu amigo, eu vi o Rhino vou procurar saber mais dele e tentar pegar uma versão free ou demo para testar...vamos ver, quem sabe a varinha mágica não estaria aí!!! Tenhop para mim que modelagem é um dom e esse dom eu te garanto que naun tenho, sou puramente técnico, quando fazia escola técnica (edificações) adorava a parte de desenho técnico, arquitetura...E acabei de me recordar (nosso amigo netroger vai adorar essa lembrança tb, qunado desenha na régua "T", putz.grila..essa doeu. Na régua paralela é uma delícia, as canetas de nanquin, ,normógrafos, aranhas e CIA. E a famosa "gillete" para raspar o vegetal, e quando desenavamos na papel poliéster, era só passar a língua que "apagava" o nanquin, kkkkkkk. Bons tempos spo ficava na empresa quem realmente era bom no desenho tanto no grafite quanto no nanquim, e eu fazia parte dessa elite. Mas hj vejo adolescentes dando show de modelagem com uma facilidade imensa. Bom acho que é isso aí, o papo está muito bom mas vou trabalhar um pouquinho. abraço de urso CADMAX!!! :-P
Oi gente, tudo bem? Quando eu fui para o 3D Studio for DOS pela primeira vez, achei um absurdo a forma de modelar, logo depois veio o Max 1, já facilitava muito, mesmo assim, era bem chato modelar em Mesh, mas já era possível fazer coisas muito legais, impossíveis de fazer no AutoCAD decentemente, como um rosto por exemplo. Mas eu sentia muita dificuldade de ter que traçar tudo no olho, porque estava muito acostumado em entrar com medidas para tudo. Com um pouco de esforço você vai perdendo essa paranóia com medida e percebe que é muito mais fácil modelar artisticamente, além de muito mais gostoso e divertido também. Mas foi dando aula de Max que percebi a dificuldade que todos os cadistas têm para passar a modelar no Max. Quando falo em modelar no max, não estou falando de modelar arquitetura, porque neste ponto o AutoCAD é muito melhor e muito mais rápido, sem a menor sombra de dúvidas. Falo de modelagem de verdade, coisas disformes e orgânicas. Quem tinha muita prática no AutoCAD sentia mais dificuldade para pegar o jeito de modelar no Max do que uma pessoa que nunca modelou nada em 3D mas já tinha uma boa noção espacial. Sobre o Rhino, é um AutoCAD, você vai trabalhar nele com os mesmos atalhos e vai entrar com medida em tudo, ele é um programa de CAD também, mas mais avançado na parte de modelagem, ele é para desenvolver design de produtos e até dá saida para manufatura. Quem domina bem o AutoCAD, simplesmente se apaixona por modelagem no Rhino. É muito gostoso e divertido modelar em Nurbs, não tem que ficar editando vértices como em polígonos, é parecido com o sistema Surface do AutoCAD, mas muito mais avançado. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1037, sendo 4 membro(s) e 1033 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Ronaldo, carlosborlin, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.