Escala de projetos

Por: malock  

Em: 14/09/2006 01:14

Tenho uma duvida... ja andei falando com muitos aqui do Forum mas queria saber qual a escala do tamanho que vcs utilizao no 3D max. Tipo 1 metro mundo real = 1 metro no 3D.? Alguns falaram para usar 1 metro mundo real para 100 metros no 3Dmax. outros ate 1 : 1000 ? Se alguem puder me dar esta dica eu agradeço estou usando 1 :100 hoje em dia..
Malok, qual vantagem teríamos em mudar a escala? Eu acho que se tudo estiver proporcional na cena, ficar mudando de escala não vem resolver nada. Eu acho interessante vc adotar uma e trabalhar sempre com ela. Assim as configurações de iluminação, entre outras coisas serão sempre parecidas de umacena para outra, ao passo que se ficar mudando de escala, pode gerar vários problemas com a renderização. Vamos ver o que o pessoal fala a respeito.
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Acho que tudo pode ser resolvido com a mudança de unidades max, onde atualmente ele utiliza uma unidade genérica, e podemos modificar para metros, centímetros etc.
\"Knowledge is Power!!!.\"\"A arte é mental\" - Leonardo Da Vinci.
Pois é eu utilizo a unidade do MAX em metros..... Mas veja quando temos alguns objetos com detalhes pequenos.. coisa como fechaduras.. pes (formato) de mesa ou outros.. se tiver uma escala de metros... se torna muito complicado para se detalhar..... Por isso que utilizo 1:100 Com isso um metro no MAX representaria um centimetro...
Cara, não aconselho mudar a escala do Max, pois mais tarde terá problemas! Tive problemas para gerar um Gi numa cena recentemente por estar usando a escala métrica (metros)! Usa a escala do Max mesmo e se baseia como em 1:100, 1:1000, tanto faz, assim não terá problemas na renderização e efeitos!
Malock Na verdade escala não seria o termo mais apropriado, pois ESCALA é a relação entre as dimensões utilizadas para a representação de um objeto qualquer e as suas dimensões reais, quer seja uma mesa, quer seja uma cidade. Dai a relação que vc citou 1:100, ou seja, UMA (01) unidade no “desenho” representa CEM (100) unidades do mundo real, então 1cm na maquete é igual a 100cm do mundo real. O ideal realmente é ajustar a Unidade Métrica, como falou o Vitruvius, na qual se trabalha: Customize/Units Setup/Display Unit Scale (Metric) e também System Unit Setup. Se vc utiliza Meters no Display Unit Scale então no System Unit Setup utilizar Meters também. Sempre uso o Max em centímetros, pois me parece que é a unidade na qual a setagem do Max se comporta melhor. Entretanto isto varia, dependendo do tamanho da sua maquete, ou seja... se é uma cena interna, uma residência ou até um edifício, tudo bem trabalhar em centímetros, já se for o caso de um condomínio, uma grande fábrica, um cidade (ou seja, grandes maquetes), se torna muito mais fácil trabalhar em metros, ou dependendo do caso até Km, mas isso é uma questão de necessidade em cada caso. Agora em relação a usar realmente escala no Max (alterar o valor 1,0 no System Unit Scale), não creio que seja vantagem, ou que tenha algum benefício. Na verdade só irá lhe causar mais transtornos, pois cada vez que for dimensionar um objeto no Max, vc terá que fazer mentalmente a conversão de escala antes de dar as dimensões. Espero que tenha esclarecido a diferença entre Escala e Sistema Métrico. Qualquer dúvida estamos aí. Arq. Juliano Azeredo
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Entao foram corrigidos os problemas de unidade do max? Pois vejo sempre em tópicos antigos o pessoal falando que o Max sempre tratava a unidade como polegada, independente da config de unidade q se usasse. Isso já era?
Não é pirataria, é inclusão digital.
OI gente, tudo bem? Se vocês derem uma procurada aqui na seção de maquete, tem um tópico onde eu comento bem detalhadamente sobre essa questão de escala. Todo mundo que trabalha com maquete veio do AutoCAD ou de um programa de CAD, então, tem paranoia com medida e só consegue fazer as coisas com medidas precisas, porque está acostumado com o AutoCAD e lá é assim. Mas no Max é justamente o oposto, é difícil fazer as coisas na medida, enquanto que é bem fácil fazer as coisas "na mão". No AutoCAD até para mover usa-se medidas precisas, no Max é tudo no olho, é um programa artístico. Falando especificamente sobre o lance da escala, se a pessoa é iniciante no Max, não deve modificar nenhuma unidade do programa, deve trabalhar no tamanho padrão "do mundo" que o Max gera. Se for necessário, aumente a maquete até ficar de acordo com o tamanho padrão do Max, veja pelo Grid da vista Perspective. Porque vai evitar muitos problemas. Depois que a pessoa tiver grande experiência no programa, ai sim ela pode passar a usar uma escala real definida, porque os problemas que aparecem quando faz isso serão solucionados facilmente, já que a pessoa conhece bem o programa. Se é iniciante, aparecem problemas que não apareceriam se estivesse trabalhando no tamanho padrão do mundo do Max, e a pessoa não saberá resolver. Porque quanto muda a escala do Max, só muda mesmo a escala, todos os outros parâmetros do programa continuam configurados com os valores padrões que vem com ele. Mas trabalhando numa escala muito menor do que o tamanho normal do mundo do programa, estes parâmetros que normalmente não são modificados, terão que ser ajustados de acordo com a escala que está usando. Abraços
Tá, mas em todas as respostas atuais sobre isso nao falam uma coisa, na versão atual, se eu mudar p sistema métrico (centimetro) o max reconhece e fica como seria em unidades padrão? Ou tenho q reconfigurar as opções de render ?
Não é pirataria, é inclusão digital.
Oi Souhell, tudo bem? Eu não conheço este problema de escala que você disse, então, é mais um problema de trabalhar com medidas e em escala real no Max. Mas se for o que eu estou pensando, depois que você entra no Customize > Units Setup e coloca para Meters, obrigatóriamente tem que entrar no botão System Unit Setup e mudar para uma metros, cm ou mm na lista dropdown que tem lá. Para ficar compatível. Por exemplo, se você coloca para Meters e não muda lá dentro, deixando em Inches, o Mental Ray para de funcionar, fica louco e não configura mais as coisas certas. Mantendo o mesmo padrão de unidade não dá problema. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138565

Últimos membros registrados: Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1098, sendo 13 membro(s) e 1085 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: felipefariasss, rafacamposfp, jessicatorres, Jhio Design, SERPA, Luana Chen, Pedro, Antonio Jorge, Rodrigo, JMDesign, marcio.alain, Alexandre Longo, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.