Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Grasiano   Campo bom - RS - RS
bobnewsjr   Curitiba - PR
Ed Lopes   São Paulo - AC
lord3ddesigner   Goiânia - GO
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS

Portfólios Ver Mais

batata25   padre miguel
decosouza   Rio de Janeiro - RJ
Marinner   Olinda-PE - AC
AdrianoAR3   São Paulo - AC

Help - maquete de edificio

Por: CaCa  

Em: 08/10/2006 20:27

Oi Pessoal! Sou totalmente leiga em maquete eletrônica e estou TENTANDO fazer um edifício. Minha linha de raciocínio foi: eleborar um pavimento e dar array para criar os outros andares. Porém, ao efetuar esse procedimento, minha maquete ficou MUITO pesada, tornando impossível mexer nela. Portanto, gostaria que alguém me desse um HELP, me dizendo qual é a melhor maneira de modelar um edifício, ou se o problema está na configuração do meu micro (q teoricamente deveria suportar). Enfim, aguardo uma dica de alguem. Super beijo de agradecimento. Cá
Bom CaCa... 1a. pergunta: em que programa você está trabalhando? AutoCAD, Architectural Desktop ou 3D Max? 2a. pergunta: Você modelou somente as paredes externas do pvto., ou modelou as internas também? Aconselho a modelar somente o que for visto externamente, ou seja, não modele as paredes internas. Se você estiver usando o AutoCAD ou o ADT, utilize o comando XREF ( External Refernce). Ele funciona da seguinte forma: o XREF usa um arquivo externo dentro de outro arquivo, deixando este muito mais leve (no caso de uma maquete eletrônica, por exemplo, mas é um comando extremante útil dentro do AutoCAD... já o ADT vem com ele incorporado para gerenciamento de projetos) Ele funciona mais ou menos como se fosse um block, só que cada vez que você alterar um arquivo que está sendo usado como XREF (Referência Externa) ele será automaticamente atualizado no arquivo onde ele está inserido. Exemplificando: Suponhamos que seu edifício possui: um Pavto Garagem Subsolo, um Pavto Térreo, dois Pavto Garagem Superior (01 e 02) 16 Pavtos. Tipo, Pavto Cobertura, Pavto Caixa D´água. Provavelmente seu Pavto Garagem Subsolo não aparecerá na Maquete, então o descartamos. - Crie um arquivo 3D somente do Entorno (ruas, calçadas, etc.) e de um nome, Ex: 3D ENTORNO - Crie um arquivo 3D somente do Pavto. Tipo e de um nome, ex: 3D TIPO. - Crie um arquivo 3D somente do Pavto. Térreo e de um nome, ex: 3D TÉRREO. E assim por diante, com o 3D GARAGEM 01, 3D GARAGEM 02, 3D COBERTURA, 3D CAIXA D´ÁGUA, e para cada pvto. que seja necessário. Depois crie um novo arquivo (ex: 3D EDIFÍCIO) onde todos estes serão inseridos através do XREF. Insira dentro do arquivo 3D EDIFÍCIO, através do XREF o 3D ENTORNO, O 3D TÉRREO, depois insira o 3D GARAGEM 01 e o mova para a altura correta, o mesmo com o 3D GARAGEM 02 e com o 3D TIPO, ai sim você deve dar um 3DARRAY, repetindo o número de vezes necessárias, por fim insira o 3D COBERTURA e 3D CAIXA D´ÁGUA, movendo-os para as suas respectivas alturas. Pronto... Você está com as sua Maquete 3D finalizada e com um arquivo muito leve. Obs.: para um bom funcionamento do XREF, todos os pavtos devem ter as mesmas coordenadas de UCS, ou seja, devem estar no mesmo ponto em relação ao ponto 0,0,0 (X,Y,Z) No 3D Max possui a opção XREF também, entretanto nunca utilizei, mas o funcionamento deve ser muito semelhante ao do AutoCAD. Bom CaCa... Espero que tenha lhe ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida que você tenha, posta ai que sempre que for possível estamos por aqui tentando ajudar. Abraços Arq. Juliano Azeredo
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Agradeço, antes de mais nada, por ter me respondido (muito obrigada mesmo). :) Vamos lá... deixa eu te responder as perguntas que vc me fez, para que vc possa me ajudar ainda mais. 1 - Eu estou fazendo a maquete no 3D Max 7.0 (esqueci completamente de citá-lo). 2 - Sim, eu modelei apenas as paredes externas com suas janelas (somente), num arquivo; modelei o térreo num outro; cobertura outro; etc. Mas continuo tendo problema apenas no arquivo dos pavimentos (está muito pesado); 4 - Sim, eu descartei os pavimentos que não irão aparecer (subsolo, etc). 5 - Irei testar o comenado XREF (que vc citou) no 3D MAX e te informo o resultado. Tentei anexá-lo aqui no forum, mas não consegui. Caso vc ache mais fácil para me ajudar (se for possível para vc, lógico), eu poderia te passar esse arquivo por e-mail ou msn, para vc visualizar oque eu estou te falando. Mais uma vez, muito obrigada, Juliano Abraço, Cá
CaCa Mande o(os) arquivo(s) para: [email protected] Vamos dar uma olhada com "carinho" neles para ver se resolvemos seu problema! Mais uma coisa... mande a configuração do seu PC! Caso não saiba a exata conf. , baixe o programa Everest http://www.lavalys.com/downloads/everestultimate301.exe Instale, rode o programa e clique em SUMÁRIO... lá estarão todas as especificações do seu pc. Abraços Arq. Juliano Azeredo
Oi Caca, tudo bem? Seja bem vinda ao nosso site, espero que goste e que participe bastante aqui com a gente. Sobre o seu problema, eu acho que seria melhor modelar isso no AutoCAD, porque é o programa adequado para modelar projetos com medidas precisas. Depois, você apenas importa no Max para colocar texturas, iluminação, móveis e objetos de decoração e renderizar. Modelar arquitetura no Max será muito mais trabalhoso e corre o risco de não respeitar muito as medidas. Isso não transparece muito apenas como visualização do projeto, mas um modelo bem feito pode ser muito mais útil para o arquiteto/engenheiro do que a planta baixa 2D, pois ele pode estudar muito melhor o projeto. O Juliano é muito fera no AutoCAD e se eu fosse você, seguiria as dicas dele para modelar no AutoCAD. Agora, seja onde for, maquete é um cenário, então, só deve modelar o que realmente vai aparecer, assim, economiza recursos do sistema e pode gastar com efeitos modernos de iluminação para obter uma imagem realista. No caso de um prédio, é melhor modelar só as paredes externas, como uma caixa, sem nada dentro, nem os pisos dos pavimentos, só a casca mesmo. Abraços
Olá CaCa..tudo bem, legal. Veja eu trabalho com maquetes lincadas no Max. Modelo das partes necessárias no CAD e no Max eu vou em File>File Link Manager e na opção Atach faço o link do arquivo assim quando mudar alguma coisa no CAD muda no Max dando em Link Manager na opção File é só dar Reload e a mudança estará feito e se for do mesmo layer é aplicada a textura autmaticamente. Só que eu percebi dependendo do tipo de projeto ele se torna pesado na Viewport em relação ao importar o DWG pro Max que fica bem mais leve. abraço de urso atachado!!! :-P
Oi Dino, tudo bem? Essa informação que você passou é muito importante. Como eu não uso mais o AutoCAD, não sabia deste detalhe, que é muito importante, porque diminui a produtividade se as Viewports ficam pesadas. Vou lembrar disso para alertar o pessal que perguntar sobre o File Link Manager. Abração
OI Pessoal Voltei de viagem HOJE e estou lendo as dicas que vcs enviaram. Estarei mexendo na minha maquete e dou um retorno para vcs. Juliano, eu vou te mandar ainda hoje a minha maquete, no e-mail q vc passou! :) André, obrigada pelas boas vindas. VALEU PELA ATENÇÃO!!!!! Cá
Ei caca Modelar direto no max deixa seu arquivo pequeno e leve, acho q o max e muito superior na modelagem do q o cad, eu faço de 2 jeitos a modelagem de um predio, 1: usando a fachada vc faz um box e converte em poly e cria as aberturas fazendo os pilogonos e deletando esse jeito vc ganha um tempo absurdo no render, a viewport fica leve e o arquivo pequeno. 2: vc pode fazer um pavto com as paredes ,peitoris e vergas de pois vc agrupa e copia com instance para ficar mais facil qualquer modificação. Espero ter ajudado um abraço.
Ok CaCa... Vamos ver no que posso lhe ajudar. Aguardo seu e-mail Abraços Arq. Juliano Azeredo[/b]

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138568

Últimos membros registrados: PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction.

Usuário(s) on-line na última hora: 979, sendo nenhum membro e 979 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.