Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mse   Novo Hamburgo
RSFX   São Paulo
icyrino   Sao Paulo - SP
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
Antonio   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

brunathais   rio de janeiro - RJ
Nickolas07   São Paulo - SP
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
minucelli   São Jose do Rio Preto-SP - SP

Maquetes eletrônicas com Realismo!!!

Por: Karolina Cunha  

Em: 11/10/2006 14:29

:? Olá pessoas do mundo da computação gráfica! Gostaria de saber , na opnião de vocês... qual o melhor softwer para obtermos uma maquete eletrônica com realismo? A minha maior intenção é chegar a resultados cada vez mais reais... mas já passei por vários programas, e vejo q cada um tem sua vantagem e desvantagem... mas preciso me concentrar em apenas um para treinar minhas maquetes.... e no caso, tenho essa dúvida. Seria o 3d Studio Max meu alvo???
Acho que é.. Realismo depende não só do software mas do Renderizador dele.. Os melhores softs 3D do mercado permitem você selecionar o tipo de Render.. O Max pra arquitetura é o caminho q a maioria das pessoas adotou pra arquitetura em si.. Por q é só importar com os tamanhos do autocad e usar o max pros materiais, pra por objetos e renderizar.. Mas lógico que existem outros softs profissionais que renderizam muito bem tmb.. Acho q sua questão é um pouco mais essa.. Ficando no Max, use Vray ou Mental Ray (ou outros.. mas é legal ter base nesses). Indo pros outros softs que aceitam Mental Ray tmb dá pra conseguir ótimos resultados.. Enfim.. esse tipo de conversa do q é "melhor" é gosto.. nunca leva a nada hehehe.. é uma escolha q vais ter que fazer. valeu!
Amom! concordo com vc quando diz que nao depende apenas do software, mas também do renderizador deles. No caso do 3D Studio Max entao,acho que seria melhor eu cair matando em cima do Vray ou Mental ray mesmo. Mas me diga? Ond encontro esses renderes? Tem algum para demosntração? Sei lá, para baixar ... Eu consigo achar free??? E outra coisa? eles sao programas pesados? Queria uma dica de ond achá-los para q eu possa começar a brincar hj mesmo... No mais, muitíssimo obrigada. valeu Amom!
Existe Mental Ray gratuito?????
Olá Kaki, tudo bem? O Mental Ray é um renderizador profissional comercial, ou seja, é pago. Ele vem junto com o 3Ds MAX a partir da versão 6.0. No seu outro tópico eu expliquei como habilitar o Mental Ray no 3Ds MAX. O VRay também é um renderizador comercial, porém existe uma versão free (gratuita) dele. Para conseguir estas versões, entre no site do fornecedor do VRay: www.chaosgroup.com Você deverá ir na opção Support e realizar o cadastro gratuito deles. Depois de se cadastrar, basta realizar o login e fazer o download do demo da versão atual ou o download da versão free.
Sergio Feitosa
Oi Kaki, tudo bem? Veja só, não depende apenas do programa e do render, depende do artista que está usando estes softs. Pode pegar o melhor programa do mundo e o melhor render do mundo e não obter resultados realistas. Dá uma olhada pelo fórum de imagens como tem várias imagens feitas com o Mental Ray e parecem feitas com o Scanline. E o Mental Ray é o melhor render do mundo. Se você apenas o soft, qualquer pessoa que tivesse o soft faria imagens realistas. Então, depende de você conhecer muito bem o programa e o render, pois mesmo num programa mais fraco e num render mais amador, você pode conseguir ótimos resultados se dominar bem eles. O 3ds max leva de 4 a 7 anos para dominar, o Mental Ray leva de 1 a 3 anos, então, tem que ir com calma e ter paciência, como sua assinatura mesmo já fala. Levando em conta então que projetos técnicos não devem ser modelados no Max e sim num programa de CAD, como o AutoCAD, tem ainda que aprender a modelar em 3D no AutoCAD, depois vai exportar para o Max onde vai texturizar, iluminar e renderizar. Só fazendo todas essas etapas com perfeição que chegará num resultado realista, precisa ter em mente que isso pode levar cerca de 1 ano. Isso se seguir uma boa linha de estudo, se começar pelo fim, como acontece com muita gente que aparece aqui, então, será muito mais demorado e pode até desistir pelo caminho. Leia os tutoriais aqui do site, esqueça Render por enquanto, tem muito para aprender antes de começar a estudar um render. Tem que aprender materiais e luzes no render padrão, e não num render profissional, porque será muito mais rápido aprender no render padrão do Max. Leia os artigos também aqui do site, vão te ajudar a entender melhor o que é cada efeito. Tenho certeza que se você ler todos os tutoriais e artigos do site, ficará bem mais a vontade com o Max e começará a entender melhor do negócio. Você disse que passou por muitos programas e não chegou num resultado realista, porque nunca vai chegar em menos de um ano de estudo, então, tem que escolher um e se dedicar com afinco, porque não é simples fazer uma imagem real. Abraços
André, Eu sou estudante de arquitetura, e brinco com o 3d á 1 ano apenas, ou seja, tenho muito o que aprender ainda... Eu faço como vc disse, etapa por etapa, faço o projeto no Auto Cad, e importo para o 3D Max para subir paredes e colocar todos os outros detalhes do projeto, mas na hora de texturizar e iluminar eu exporto para o Bryce, que acho muito simples e fácil para esse tipo de trabalho, e no final acabo renderizando no Bryce mesmo, e via um resultado nao muito legal...minhas maquetes ficam parecendo desenho animado...não é nem de longe o resultado que procuro. Vou seguir fielmente suas dicas, e largar o Bryce de lado...irei texturizar, iluminar e renderizar no 3D mesmo... mesmo que isso dê mais trabalho. Mas nào tem problema... hehe Muito obrigada pela ajuda de voces!!! Esse site foi um ACHADO na minha vida!!! Nào saio daki nunca mais!
Modelagem de arquitetura realmente é coisa pra software CAD...claro q o Max vai fazer isso numa boa, mas a fidelidade das medidas vai ficar comprometida, pq o programa não é feito pra isso... Pelo q entendi, vc sobe as paredes no Max mesmo? Nada te impede, mas com certeza no CAD vai ser muito mais rápido...
Concordo com o nosso amigo André Vieira.Para se ter um bom trabalho a nível de Computação gráfica em geral é preciso ter 02 quesitos muito importantes e indispensáveis:paciência e perseverança meu amigo.Pode-se ter o melhor soft do mundo como falou muito bem o nosso amigo André e um melhor render do mundo e não ter uma imagem realista.É preciso ter uma acuricidade por parte do artista e pincipalmente um conhecimento bem vasto e digamos até certo ponto "complexo" por parte do artista com o soft e o render.Eu pessoalmente trabalho com vários renders como o default scanline,mental ray,brazil render vs 1.47,v-ray e o maxwellrender.Mas por incrível que possa parecer o render que eu mais consigo obter digamos assim imagens realistas é o Brazil render porque eu passei mais de 01 ano estudando ele profundamente.E mesmo assim tenho muito mas muito o que aprender ainda com o Brazil Render porém já estou em um estágio bastante avançado com o esse renderizador.Escolha um programa que melhor lhe convém e se dedique a corpo e alma a ele e o estude paulatinamente e devagar;só assim vc irá conseguir o que quer mas os resultados virão somente depois de 02 a 04 anos.Excelentes resultados...porque a parte de 3d é muito extensa e complexa.Requer bastante tempo pro usuário se afiliar e se familiarizar com os conceitos em questão. Espero que o tenha ajudado um pouco com essa sua questão ok??Um abraço...xau! ;)
Pessoal, obrigada por me responderem... já estou mergulhada aki no 3D seguindo o conselho de vcs....mas nem por isso esquecerei do render....usarei o mental ray e assim que já tiver alguma coisa "apreesentável" eu coloco aki pra compartilhar críticas e sugestões. valeu pela força!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711262.

Total de membros registrados: 138790

Últimos membros registrados: LucãoZ, leticiaagostinho, misson007arq, carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d.

Usuário(s) on-line na última hora: 631, sendo 27 membro(s) e 604 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Renatto, Duda, emersonforentin, Michelazzo, Willmitnick, Thiago Couto, Gabriel.C, Pedro Juliato, Eber.Silva, Leonardo, Eng Damasceno, Lisandro, Luis Antonio, Hot, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, LucãoZ, alceu.camilo, jessicatorres, wilsimar, Eduardo Ramos, JesusEnzo , Geraldo Nunes, Fabrício, Antonio Neosmar P Silva, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.