Oi Kaki, tudo bem?
Veja só, não depende apenas do programa e do render, depende do artista que está usando estes softs.
Pode pegar o melhor programa do mundo e o melhor render do mundo e não obter resultados realistas.
Dá uma olhada pelo fórum de imagens como tem várias imagens feitas com o Mental Ray e parecem feitas com o Scanline.
E o Mental Ray é o melhor render do mundo.
Se você apenas o soft, qualquer pessoa que tivesse o soft faria imagens realistas.
Então, depende de você conhecer muito bem o programa e o render, pois mesmo num programa mais fraco e num render mais amador, você pode conseguir ótimos resultados se dominar bem eles.
O 3ds max leva de 4 a 7 anos para dominar, o Mental Ray leva de 1 a 3 anos, então, tem que ir com calma e ter paciência, como sua assinatura mesmo já fala.
Levando em conta então que projetos técnicos não devem ser modelados no Max e sim num programa de CAD, como o AutoCAD, tem ainda que aprender a modelar em 3D no AutoCAD, depois vai exportar para o Max onde vai texturizar, iluminar e renderizar.
Só fazendo todas essas etapas com perfeição que chegará num resultado realista, precisa ter em mente que isso pode levar cerca de 1 ano.
Isso se seguir uma boa linha de estudo, se começar pelo fim, como acontece com muita gente que aparece aqui, então, será muito mais demorado e pode até desistir pelo caminho.
Leia os tutoriais aqui do site, esqueça Render por enquanto, tem muito para aprender antes de começar a estudar um render.
Tem que aprender materiais e luzes no render padrão, e não num render profissional, porque será muito mais rápido aprender no render padrão do Max.
Leia os artigos também aqui do site, vão te ajudar a entender melhor o que é cada efeito.
Tenho certeza que se você ler todos os tutoriais e artigos do site, ficará bem mais a vontade com o Max e começará a entender melhor do negócio.
Você disse que passou por muitos programas e não chegou num resultado realista, porque nunca vai chegar em menos de um ano de estudo, então, tem que escolher um e se dedicar com afinco, porque não é simples fazer uma imagem real.
Abraços