Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

decosouza   Rio de Janeiro - RJ
Woly   Salvador
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
mdpontes   Macapá - AP
Ronaldo   São Paulo - SP - SP

Portfólios Ver Mais

xandy   sao paulo
leonardogomes   franca - sp - SP
Richard   Brasil - PR
Helio Lima   Taubaté - SP - SP

Duvida no efeito Projector

Por: Lindoya  

Em: 13/10/2006 15:26

Quero que meu quarto tenha um telão e o projeto será fixado no teto. No entanto, quando aplico o efeito Projector na luz spot, a projeção da tela fica torta. Como meu projetor será fixado numa altura diferente do centro da tela,o target da luz não está paralelo à tela está acontecendo o seguinte: Como corrijo isso, já que não consigo rotacionar o target para deixa-lo alinhado com a parede? Agradeço desde já.
... mas se vc pensar bem, não está acontecendo defeito nenhum. De fato, como a fonte da projeção está junto ao teto, a imagem de um projetor teria o efeito trapezoidal que aparece na cena....O fato é que os projetores têm um recurso de ajuste deste trapézio. He he, não to ajudando muito, né? E se vc projetasse a imagem a partir de um ponto perfeitamente perpendicular à parede, sem volumetria na luz, e depois colocasse somente volumetria (sem imagem) em um ponto vindo do teto? Porém, deve ter umm modo de modificar a forma do target....
Eu interpretei como se a projeção tivesse inclinada p frente, já que o ponto de partida ta inclinado p baixo. Ou a imagem não ta na forma retangular, e sim na trapezoidal, como disse o Netroger? Acho q so tendo a imagem renderizada de frente.
De fato o netroger matou a questão... com certeza a projeção na parede esta trapezoidal e infelismente não há como mudar a forma do target, talvez se você mudar a forma da imagem ou fazer como ele disse, usar duas luzes p/ obter o efeito, ou partir p/ o velho amigo Photoshop que nos salva nessas questões metafisicas. hehehehe
É galera, essa questão acho que nem o famoso André sabe resolver...hehe... Pelo visto o jeito é recorrer ao nosso amigo ps mesmo...acho até mais rápido e pratico do que fazer 2 luzes e tal...até pq acabaria pesando mais o arquivo. Blz...vo continuar meu quarto aki e depois posto ele na sessão de imagens para receber os comentários e criticas. Abs a todos.
Oi Lindoya, tudo bem? Gente famosa dá autógrafos. :) Eu nunca dei autógrafos. :) Se algum dia eu der autógrafo vou me considerar famoso. ahahahah Mas falando sério, eu acho que você pode fazer uma gambiarrinha, porque como os amigos falaram, no Max a luz é projetada de forma ideal, como se fosse perfeita, não é filtrada por uma lente, como acontece no projetor real e tem todas essas regulagens. Num render profissional como o Mental Ray você poderia fazer, simulando a lente e tudo mais, só que pesaria pacas no Render por causa de um detalhe como este. Então, se colocar um plane de cada lado da luz, para fazer as "bandeiras" igual tem em refletores de iluminação profissional, você poderá "guiar" a luz. Inclinando levemente estes planes para dentro, você vai cortar só uma faixinha da imagem para ficar reto na tela, apesar de na verdade ela continuar levemente distorcida. O plane não precisa aparecer no Render, é só clicar com o botão direito e escolhe Invisible to Camera. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138562

Últimos membros registrados: slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026, Coreyestangs, Trimble, nagrorn.

Usuário(s) on-line na última hora: 1180, sendo 8 membro(s) e 1172 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, alan.eu, klogg, wilsimar, Jhio Design, Roberto Movanni, mauricio prisco, Geraldo Nunes.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.