Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

damorim1   Diadema-sp - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Henry Rietra   Brasil - Ceará
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

dauddesign   sao jose do rio preto - AC
irenapalermo   españa - PR
Rtrevelin   santo andré - sp
betoboo   Rio de Janeiro

Iniciando a carreira!

Por: Serial  

Em: 27/12/2006 21:20

Pessoal, gostaria de algum conselho sobre o inicio de carreira. Eu trabalhava numa marcenaria fazendo desenhos de moveis num programa que usava moveis modulados e uma biblioteca baseada no cad, mas depois de um ano sendo mal pago e um horario que escravisava, estava pensando em sair deste emprego pra me arriscar no sistema freelancer. So tem um problema, grande: Eu nao conheco quase nada de 3ds max! Eu manjo um pouco de cad, dah pra fazer umas coisas meio loucas, mas de 3ds mal sei renderizar com o scanline. Gostaria de saber de voces que comecaram com a cara e a coragem e hoje estao estabelecidos no mercado, quais os desafios que terei pela frente (para ir me preparando ja), o que NAO fazer, O QUE FAZER, quanto cobrar, como cobrar, etc... Detalhe, vou me casar em Abril e serah que dah pra sustentar a patroa com o dinheiro ganho com o 3ds? :-P (pretendo fazer maquetes, modelo no cad o que eu nao souber no max e exporto pro max pra renderizar) Espero que a resposta seja sim! Caso isso nao seja uma boa ideia, eu vou ter que procurar um emprego em alguma marcenaria aqui da cidade pra ir me virando, e projetista eh muito desvalorizado... ganha uns 400 reais pra trabalhar ateh de domingo, se bobear... mas se o mercado valer a pena a medio prazo jah dah pra arriscar o pescoco em maquete eletronica. Outra coisa: Serah que, pela inexperiencia, pedir um prazo um pouco maior afasta os clientes? Ou eh melhor sacrificar um pouco da qualidade para cumprir um prazo menor? Qual a faixa de preco em minha regiao para maquete eletronica? Pretendo estudar cerca de 2 ou 3 horas por dia, serah que eh suficiente? Comprei um livro do 3ds max 7, vou comecar a estudar ele e procurar algum servico pra fazer um teste... ateh la estou pedindo essa ajuda pra voces, porque vejo que costumam ajudar os iniciantes com muita paciencia! Enfim, me desculpem pela mensagem grande, mas eh que preciso realmente de conselhos de quem jah estah no ramo! Espero que me ajudem, para que um dia eu possa retribuir! Um abraço a todos, [_Serial_]
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Sej abem Vindo ! Será uma prazer ter vc aqui conosco compartilhando e trocando idéias. Sua preocupação e expressões são como a minha quando comecei, a pouco tempo atrás, A diferença é que vc trabalhava em marcenaria e eu em marmoraria. Ralava o dia todo indo tirar medida depois todo cançado e apertado tinha que correr e ir pra frente do nicro fazer o desenho e o projeto e acima de tudo desenhar coisas bonitas modernas e com o gosrto do cliente, pra no final do mês ganhar 1 salário mínimo. aí dava vontade de largar mão, mas Pra Mim computação gráfica é um vício tá no coração no sangue. Se vejo um baner quero olhar lá no cantinho pra saber quem fez... ou qual gráfica que imprimiu, se vejo um projeto já boto o olho pra ver quem é o desenhista e assim vai . . . por isso resolvi mexer com isso computação gráfica sendo assim tenho sofrido pq antes eu só desenhava com o cad em 2d depois na empresa comprarm o Domuscad que roda no autocad e é muito bom pra desenhar ambientes ele roda dentro da própria plataforma do cad mas como saí de lá perdi esses programs e estou de voltei ao velho autocad seco sem nenhum plugim (aplicativo) mas uso os dois autocad e Max Max é muito extenso muito mesmo no início eu queria devorar os tutos daqui mas não virou muita coisa extressei e fiquei uns 3 meses sem entrar no site e caçando outro emprego e tentendo mexer com outra atividade pq pensei que essa não era pra mim. Mas paixão estava acessa dentro de mim era uma coisa que não tem como quando vc gosta, assim como a costureira olha pra roupa das pessoas, o dentista olha pra o s dentes, a manicure olha as unhas o Cabeleleiro olha os cabelos da pessoa - . . . eu ´tudo que via me imaginava desenhando e fazendo aquilo' por isso fiquei mais paciente menos extressado e voltei a luta e hoje estou aqui te falando isso pra vc seguir o que vc quer fazer de coração nãopor preço por enquanto pq o início é triste ruim e desesperansoso, e a única coisa que vai compesar e te dar animo quando vc fizer barato pra pegar um serviço é saber que vc está fazendo o que gosta. Pq caso contrário vc desitirá. O tempo de estudo não é muito importante vc aprede as vezes no trabalho que tiver fazendo se tiver tempo o trabalho . Tem serviço que vc tem pegar hoje pra entregar amnhã senão o cara não quer, o que vc não pode fazer é deixar as pessoas maal acostumadas se vc disser 4 dias pra entregar e gastar um dia espere vencer o prazo que vc determinou pra entregar o serviço. Eu imgaginei que iria mexer só com maquetes desenharia no cad levava pro max renderizava e pronto mas se vc observar no fórum vai ver minha evolução, e agora antes mesmo de dominar bem a renderização já estou tendo que aprender animação pq alguns clientes já querem passear dentro da cassa outros querem ver as portas abrindo putros quereem um voom por cima epor aí vai, resultado estou estudando tb animação isso é constate e vai ser assim pra vc se vc pegar firme com fé e amor se for isso que vc gosta. no seu casso preço pode ser bom que vc está numa cidade maior as pessoas valorizam mais e a gama de clientes pra vc pode ser maior . Por isso de um preço alto fça desconto analise se o cliente vai te dar mais serviços por exemplo tenho um cliente que eu cobro R$ 80,00 dele por imagem em relação a tabela nacional de CG é baratíssimo mas o cara só me passa coisa fácil deixa tudo por minha conta e sempre tem serviço pra mim assim nesse caso compensa pq se trnansfoma num cliente fiel, agora se vc pegar um cliente enjoado cheio de detalhes coisinha hemhemhemm cobra o preço de mercado 150 acima por imagem e se for em tamanho pra impressão grande triplique o valor esses valores que estou te falando são valores da minha Região RIO VERDE - GO. Desejo Sucesso pra vc que tá começando e eu que já deis uns pequenos passos e que a galera aqui continue nos ajudando Araços T +
Olá serial tudo bem??meu nome é Danilo mexo há um certo tempo com Max mas não muito tempo também e desde já o recomendo a seguir os seus sonhos sem desistir de nenhum obstáculo que tiver a sua frente ok??Realmente é difícil na nossa realidade brasileira ser valorizado por trabalhos em 3d pra públicos totalmente leigos no assunto e que veêm o nosso trabalho como se tirássemos fotos de algo e entregarmos ao cliente o que n é bem assim. Realmente fica um pouco complicado vc querer sustentar a sua esposa somente com trabalhos em 3d feitos no Max.Vai ou pode ter dias que vc faça maquetes como também vai ter dias que os serviços caem;instabilidade em termos de profissionais que são tidas como futuristas como as nossas é normal que façam parte do nosso cotidiano.Realmente o que vc falou da profissão de ser projetista ser valorizada;pra nossa realidade infelizmente muitas boas profissões estão sendo desvalorizadas.Mas o que importa é vc continuar firme e forte e não desistir nunca dos seus ideiais.Se vc quiser trabalhar com maquete trabalhe!vale a pena cara.Só não fique só nesse ramo tente fazer mais de uma coisa paralela se der pra vc e vc puder é claro. Bom!!essa é a minha humilde opinião.Acho que Max vale a pena de ser trabalhado porque é um software maravilhoso e impressionante;todos que trabalham com ele se apaixonam logo de cara.Sugiro que vc siga em frente,se dedique e como vc falou que comprou o livro leia-o e o pratique.Se for o que eu estou pensando é fantástico.Agora vc vai passar um certo tempo treinando.Os livros autorizados da Autodesk são bem extensos e trabalhosos. Começe por modelagem simples com primitivas depois com extensivas.Depois passe ´pra criação de materiais e aplicação dos mesmos.Treine enviroment(8)e deixe por último a parte de Iluminação que é bem trabalhosa e de certa forma complicada e a parte de Animação gráfica também que exige bastante treino e dedicação. Um abraço cara,espero ter o ajudado...o resto é com vc valeu?? "O 3ds Max é um "Big Ban" pessoal, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio universo!"
Legal lucianoelias e danilo_icf! Obrigado pelos conselhos, vou seguir eles com carinho. Olha que interessante! Eu também usava o Domuscad lucianoelias! Ele eh muito pratico... e usa o cad, isso eh bom pq dah pra usar a biblioteca dele e exportar pro max... o q elimina a parte de modelagem de moveis no max... fica soh a alvenaria, textura, iluminacao e renderizacao; quase nada :00: ! Estou pensando em fazer isso mesmo danilo_icf, começar trabalhando com o max e outro serviço que possa servir como "estepe" caso eu fique sem trabalho. Mas acho que isso soh vai ser necessario no comeco, afinal, isso pode acontecer por ser novo no ramo e nao ter uma carteira de clientes. Agradeço a força e a calorosa "boas-vindas" de vocês. Espero que possamos ajudar uns aos outros. Abraços, Daniel.
Olá Serial! Faço minhas as palavras do Luciano e do Danilo. Os integrantes deste forum estão sempre dispostos a ajudar quem quer que seja e será um prazer ter mais um amigo por aqui para debater, tirar dúvidas e aprender com os mais experientes. Eu trabalho com AutoCAD e modelagem já faz um bom tempo mas só recentemente entrei no mundo do MAX e o pessoal do forum tem contribuído muito para a minha evolução. Realmente, há muita coisa pra se aprender neste mundo virtual, mas nada impossível pra quem tem objetivos definidos. O mais importante é você nunca desistir e, se realmente quer usar a computação gráfica para o seu sustento, não se deixe abater pelas dificuldades e siga em frente sempre procurando melhorar que seu talento prevalecerá, com certeza. Como o Danilo disse, fica difícil usar o 3D como sustento de início, pois o mercado é um tanto instável quando não se tem clientes fiéis. isso você só consegue com o tempo e o reconhecimento do seu trabalho. Por isso, aconselho arranjar algo que te mantenha até que você tenha bastante clientes e se firme no mercado. Pode sempre contar conosco e se quiser, ponha suas dúvidas aqui que sempre vai aparecer alguém para responder. Bem-vindo amigo! Um grande abraço e boa sorte!
Oi Serial, tudo bem? Se você conhece bastante de marcenaria e de design de movéis, você poderia usar o 3D para fazer design de móveis e prestar serviço para todas as marcenarias da sua cidade. Você pode projetar móveis no AutoCAD, fazer o modelo realista dele no Max e vender isso para loja de móveis, marcenarias e similares. Ainda pode usar o 3D para fazer projeto de móveis personalizados, como armários embutidos e tal. Você pode tirar uma foto do local e usar o CAD e o MAX para colocar o armário na imagem. Não será necessário aprender muito de Max para fazer isso, vai precisar aprender mais a parte de materiais, iluminação e render, que não é simples, deve levar um ano para ficar bom ou um pouco mais, mas vai fazer imagens realistas dos móveis. O importante é ter grande noção na área que vai atuar com o 3D, você pode usar o Max em muitos lugares, o importante é conhecer da área que vai usar o Max. Para fazer maquete eletrônica vai depender de um pouco mais conhecimento, mas não é nada de outro mundo, pois maquete é uma das áreas mais fáceis para trabalhar com o Max, não vai precisar saber nem um oitavo do programa. Só que vai precisar saber muito de arquitetura, porque tem que ter noção das alturas de portas, pé direito, saber o que é oitão, saber identificar as cotações. Entende? O 3D é apenas uma ferramenta, dependendo a área que for usar terá que aprender mais ou menos dele, mas sempre terá que saber muito da área onde vai aplicar o programa. Se conhece de arquitetura, se já desenhou muita planta baixa no AutoCAD, pode ficar tranquilo, você pega o jeito e vai ter muito trabalho, porque a área de maquete é bem farta, todo engenheiro e arquiteto precisa desse trabalho e poucos sabem fazer, as vezes até passam para outro mesmo sabendo, porque o que eles precisam fazer é o projeto, o 3D outro pode fazer. De qualquer forma, o aprendizado vai levar de 1 a 2 anos mais ou menos, para poder fazer imagens realistas. O ideal é fazer um monte de maquete ai para você mesmo, só para treinar e estudar, porque é a prática que leva a perfeição. Além disso, formará um bom portifólio, é assim que se consegue trabalho nessa área. Se fizer algumas imagens bem bonitas de internas e externas, basta enviar para alguns arquitetos que você vai pegar trabalho para fazer. Quanto ao preço a cobrar, varia muito de região para região, do tipo de projeto, a quantidade de detalhes e o tamanho, também depende do tamanho da imagem final que a pessoa deseja, é complicado dar um preço. Mas deve ficar por volta de 700 reais para entregar duas fotos da cena numa resolução boa para imprimir em A4. Isso nas cidades do Estado de São Paulo, muda muito em outros Estados. Abraços
Olá marckmso e André! Obrigado pelos conselhos... realmente estou confiante de que é isso que eu quero fazer de agora pra frente. Vou seguir seus conselhos André, vou começar fazendo aquilo que já fazia anteriormente, visto que eu conheço o setor, com o tempo, e muito estudo, futuramente vou entrar na arquitetura propriamente dita... até lá vou entrar em contato com algum arquiteto amigo meu para que ele me ajude no começo de minha carreira. É que trabalhar com marceneiro não vale a pena porque eles não pagam o que o projeto vale, pechincham e se você cobra barato, ele finge que é caro para ele! Conheço um projetista que sofreu na mão deles e fiquei meio receoso de fazer projetos de móveis. Bom, mas isso talvez seja por causa da forma como ele mesmo trabalhava. Enfim, vou fazer projetos de móveis no autocad e dar o acabamento no max. Scanline, depois v-ray depois mental ray... tudo sem pressa. Iluminação e materiais vou começar a estudar desde já, os outros renderers, só num futuro proximo, depois de conseguir realizar o meu trabalho no scanline facilmente... Agora eu só tenho mais 1 preocupação: se todo arquiteto é meio "nó-cego" igual a maioria dos marceneiros. Mas isso eu já imagino que não. Eles tem um nome a zelar, diferente dos marceneiros, que na maioria das vezes, não se importam em cuidar para que seu nome se torne conhecido como símbolo de qualidade e confiança. Espero que não me depare com nenhum "arquipilantra" pelo meu caminho. Já estou traumatizado com marceneiros enrolados, só faltava encontrar um arquiteto malandro. André, você trabalhava com arquitetura também? Esse preço é o comum no estado de São Paulo? Acho que vou cobrar um pouco mais caro, tipo uns 850 por 2 fotos, 1 foto 450 e assim vai. Cobro 50% ou 30% de entrada? Vocês abrem firma? Emitem nota fiscal? Acho que isso eu pretendo fazer também, em breve. Bom, é isso aí. Obrigado a todos vocês pelos conselhos. Abraços, Daniel.
Oi Serial, tudo bem? Em nenhuma área é tudo flores, eu passei muita canseira com arquitetos quando estava inciando com 3D e fazia maquete eletrônica, isso foi lá por 1997 e 1998. Mesmo naquela época, que era difícil encontrar quem fazia, eu passava canseira com nó-cegos, hoje que tem muito mais gente fazendo, deve ser pior ainda, mas é assim mesmo, nó-cego tem em tudo que é lugar. Eu trabalho na área de produção de vídeo, broadcast, tem um monte de nó-cego também, mais que em arquitetura. É complicado. O melhor é você ser o arquiteto que faz suas maquetes, ou você ser o produtor de vídeo que faz os 3D, só que não dá para uma pessoa fazer tudo. Tem que montar uma equipe com gente boa, de confiança, só assim que é legal, fazendo para os outros é sempre essa porcaria. Sobre a forma de trabalho, certamente o correto é trabalhar na legalidade, com tudo certinho e principalmente com soft legalizado, pois quem fez um programa desse para a pessoa ganhar grana merece ser remunerado. Imagine se não tivesse. Abraços
É realmente é complicaddissimo a situaçõ de prestar serviço para arqitetos e decorardoras além de chorarem por preço dão canseira na hora de pagar. . . Assim eu tenho trabalhado a cabeça das pessoas a virem direto a mim sem nenhum arquiteto assim capto a idéia delas faço o que elas querem e depois elas vão atrás de quem possa assinar os papéis legalmente com base naquilo que elas querem (isso tem dado certo). e pra pessoas sai até mais barato pq geralmente os arquitetos ganham em cima do nosso trabalho
olá serial. tambem moro em rio preto e trabalho com tudo que vc quer fazer, me mande um email pra gente conversar. valeuu!!! 8:)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711107.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 777, sendo 10 membro(s) e 767 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, Le_Andro, JMDesign, Geraldo Nunes, Luis Antonio, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Danilao, Nicole_felix15, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.