Ajuda com telhado, portas e janelas

Por: vagner.arq  

Em: 15/01/2007 17:50

E ai! Muito bom esse site!! Os tutoriais são excelentes e a galera é gente boa! Sou novo por aqui e to afim de incomodar um pouco, hehehe Estudo arquitetura e quero criar algumas maquetes eletronicas no 3d max. Sei usar o básico do programa, mas ainda não modelei nada nesse estilo. Gostaria de ajuda numa coisa: importei uma planta em .dwg e dei um extrude, ficou bom. Mas to com dificuldade em inserir as portas e janelas. E em relação ao telhado não sei nem por onde começar. Quando ergui as paredes, já ajustei os oitões no tamanho certo, pensei em modelar as tesouras, mas vai dar uma trabalheira e no fim não vai servir muito. Quem sabe se eu modelar telha por telha, mas acho que vai ficar muito pesado o arquivo. Ou então fazer apenas um plano para cada água do telhado e usar um material que me de um bom resultado. E ai o que me sugerem? Uso o 3ds Max 7... Já cheguei ao ponto de modelar no Google Sketchup, exportar em 3ds e abrir no max, mas a escala não fechou, me enrolei todo, e no fim foi só tempo jogado fora. Desde já agradeço a compreenssão e espero que alguém possa me ajudar, para que em breve possa postar aqui algumas imagens. Um abraço Vagner
Oi Vagner, seja bem-vindo ao fórum! A solução com planes e textura vai depender da distância de onde verá seu projeto, se for uma distância razoável uma boa textura pode funcionar, mas nada vai ser melhor do que a modelagem das telhas, já trabalhei usando os dois processos, e hoje só trabalho com as telhas modeladas. ;)
Olá vagner.arq! Realmente, usar planes com textura dependerá da distância que a câmera está do telhado, como o Sandro disse. Por outro lado, modelar o telhado inteiro telha por telha, fica perfeito mas pesa mais devido a grande quantidade de polígonos que terá o telhado. Esse também é o método que uso e vou continuar a usar enquanto existir o Max! Dê uma olhada no tópico Telha Francesa, http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17928&highlight= Lá discutimos bastante este tema. Leia o tópico todo e poderá ser útil para te dar idéias de como começar seu telhado. Quanto a modelar as tesouras, se elas não vão aparecer, não as faça! Evite modelar coisas que ficarão escondidas, pois economizará tempo e deixará o arquivo mais leve. Costumo excluir até as faces de baixo que não aparecem das telhas. Agora, se for uma cobertura aberta e o madeiramento todo for aparecer, aí já é outro caso. Quanto as paredes, eu fazia com extrude como você até descobrir a ferramenta Wall do Max! Ela permite criar paredes e inserir portas e janelas com os vãos automaticamente. Leia o tópico http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=18519&highlight= que criei para tirar minhas dúvidas sobre essa ferramenta. Se quiser manter seu projeto sem ter que refazer todas as paredes, pode usar Boolean para vazar a parede ou slice para cortá-la. Assim que eu fazia! Um abraço! Qualquer coisa, manda aí para que o pessoal possa ajudar!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Valeu pessoal. Consegui fazer as paredes com o wall, é muito mais fácil. Mas as portas e janelas ainda não tentei. Vou fazer e depois digo como foi. Já o telhado, vou tentar modelar alguma telha pra ver como fica. Se alguém tiver ou souber onde eu possa achar vistas e plantas de telha com as dimensões no autocad, já facilita, ou quem sabe até alguma telha já modelada em 3d pra facilitar o trabalho. valeu Um abraço Vagner
Oi Vagner, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, fico feliz de saber que gostou, espero que continue acompanhando a gente e que participe bastante aqui no fórum. O pessoal já respondeu muito bem as suas dúvidas e te passaram ótimos links. Quanto as portas e janelas, é bem fácil de criar no Wall com as portas e janelas primitivas do Max. Para abir o buraco é só usar o Select And Link para lincar as portas e janelas com a parede, assim, o buraco é aberto automaticamente. O telhado já é mais complicado, tem que encontrar as alturas corretas das cumeeiras e do beiral. Isso eu acho melhor fazer no AutoCAD, pelo menos das linhas para servir de referência. Depois, é modelar uma telha e distribuir pelo telhado, cortando o que precisar com Slice, como está explicado no tópico que o Marck te passou. Já a telha, modela uma tipo Capa ai rapidinho, é facinho, desenha o perfil dela com uma Line, aplica o Extrude e depois o modificador Tapper, para afinar um canto e encaixar certinho com as outras. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143190

Últimos membros registrados: jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000.

Usuário(s) on-line na última hora: 576

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.