Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
LeandroFca   Camboriú - Santa Catarina
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
dallest91   Porto Alegre - RS - RS

Portfólios Ver Mais

zinotico   Santos - AC
Vimukta   Presidente Prudente - SP
SilvioNunes   Fortaleza - AC

Cores estouram no mental ray!!!n consigo corrigir!!!

Por: tiagoteix  

Em: 30/01/2007 14:43

"Saone" disse: Ola Tiago... Olha, esse problema que voce esta tendo eu também tenho de vez em quando. No inicio tinha sempre esse problema e estouro em algumas texturas. O que eu faço é mexer no proprio material, por exemplo, se ele esta estourando, mando para o PS e dou uma escurecida na textura, comigo pelo menos normalmente funciona. Abç
primeira vez que posto aqui no forum, espero poder ajudar aconteceu algo parecido comigo e resolvi depois de dar uma pesquisada no use reference do max, o meu problema era que o gramado coloria uma boa parte da fachada do projeto que estava modelando, e onde era pra ser concreto aparente ficava com um tom exagerado de ver... encontrei 2 solucoes, uma era usar um material "advanced light override" po nao tenho certeza do nome e agora estou renderizando uma imagem e nao da pra ver, o problema é que o mental ray nao aceitava esse tipo de material mas existe a opcao de color bleed se voce usar um material "architectural" que possui nele a opcao de advanced light override, ai é só diminir a quantidade de color bleed que o seu material vermelho causa a cena espero ter ajudado
"tiagoteix" disse: realmente não estou conseguindo acertar essa cor vermelha que tem estourado justo com esse material (imbuia escura) que meus clientes pedem tanto, já tentei de todos os jeitos e acabei mandando uma prova sem o gi mesmo, ficou bom mas nota-se que não é uma foto, porém sou aficcionado por projetos a muitos anos e pretendo me aperfeiçoar no 3dmax mais por esporte do que por necessidade, André, se puder me indicar o vídeo curso que melhor vai me ensinar esse realismo que o mental ray proporciona ficaria muito satisfeito, mais satisfeito ainda se me conseguisse um desconto (rs) de vendedor pra vendedor, aproveito para parabeniza-lo pelo site e para pedir sua opipnião em meu novo site. www.adegasmetier.com.br Abraço
sei que é offtopic mas tentarei ser breve tiago, sobree seu site, um sugestao, voce utilizou um scrit que influencia na velocidade do menu conforme a posicao testa ele em algum computador mais lento, uma vez fiz um site assim e no meu funcionava direitinho, mas quando testei na faculdade vi que ficava tudo quadro a quadro por causa do scrip, no fim tive que tirar tudo e fazer numa velocidade só
Oi gente, tudo bem? Mas então, para isso que tem o Photon Basic, o Saone tem o Vídeo Curso de Mental Ray da 3D1, não tem? Eu explico isso em detalhes no quarto vídeo, se não me engano. Você pode colocar uma textura mais escura no Photon, para não deixar estourar, e pode usar a textura na cor original que você quer no Diffuse, pois os Photons serão tratados de forma independente. Mas eu acho estranho este problema que vocês relatam, acho que deve estar com problemas nas unidades que estão usando ou coisa parecida. Porque não é para estourar se o Decay não está muito baixo e se o Energy não está muito alto. Mesmo que tuche luz forte na cena. O Material Advanced Light Override não é perfeitamente compatível com o Mental Ray, tanto que ele não aparece no Material Map/Browser se você não ligar o Incompatible. O Color Bleed não é um parâmetro do Mental Ray, é um parâmetro do Light Tracer. As dicas do Botucao servem para o Light Tracer e para o Radiosity, mas não servem para o Mental Ray, que é o render que o Tiagoteix está usando Abraços
Bom amigos, agradeço a ajuda de vcs, tem sido muito útil, mas o fato é que as luzes estouram demais, p.ex.: faço o desenho normalmente no cad, no começo achei que este fosse o problema, faço a transferência para o 3dsmax 8 importando, crio os materiais com o map difuse color bitmap, etc etc etc...coloco uma omni no meio do cômodo e no teto, trabalho com GI de 500 e ligo o radius... a intensidade da omni tem que ser +- 0,005 para que eu consiga pelo menos vermelhão daquele jeito, o final gater eu uso aprox 10/20 para testar...o engraçado é que o problema acredito eu esteja no GI, pois qdo o desligo a imagem fica boa. Espero ter melhorado a duvida... outra coisa.... de uma hora pra outra os slots dos materiais ficaram brancos todas as vezes que abro o programa... abraço a todos e se puderem me ajudar....
www.adegasmetier.com.br
Métier Adegas Climatizadas
Oi Tiago, tudo bem? Eu posso te garantir com certeza absoluta que tem algum problema estranho ai, não é para se comportar da forma que você descreveu, tendo que usar 0,005 no Multipler da luz, independente de estar certo o ajuste dos outros recursos. E pelo material que descreveu, o problema não parece ser de material, textura ou configurações de render erradas, porque configuração errada gera manchas, não gera este tipo de problema. Eu chegaria a apostar que é problema na configuração das unidades no seu 3ds max, se você modificou as unidades no Units Setup do Menu Customize, então, é certeza absoluta que é este o problema. Porque dependendo como você ajustar essas unidades, o Mental Ray não vai mais trabalhar direito, eu explico isso no primeiro vídeo do curso aqui da 3D1, é a coisa mais importante do mundo, o render é fisicamente correto, se tiver com unidades trocadas, dá problema, o Mental Ray já vem ajustado para trabalhar nas unidades padrão do programa, que são unidades genéricas como as do CAD, 1 é 1 metro se você quiser, poderia ser 1 centímetro, você que define, contanto que siga a mesma definição em tudo que fizer. Não precisa mudar para metros o programa, só para ter o M depois dos números, se fez isso, dependendo como você fez, não vai dar nada certo. Caso seja isso, volte para unidades genéricas na primeira janela do Units Setup e coloque Inches na lista do botão System Units Setup, teste e veja como vai funcionar numa boa. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711152.

Total de membros registrados: 138655

Últimos membros registrados: Eleanorbluese, giancpeiter, ELEMARA, naumovk, Carmo Giovani , jeyabo, lluis, Slimjaro.

Usuário(s) on-line na última hora: 390, sendo 6 membro(s) e 384 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jjuniorgoncalves, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Lucasloureiro, Negreiroscg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.