Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
MFZanela   Cafelândia - Paraná - PR
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI

Portfólios Ver Mais

Ionta   suzano
Ricardo   Joinville s/c
DanielMaia   João Pessoa - PB
Cestari   São Paulo - AC

Dúvida com uso de várias texturas no mesmo objeto

Por: eduardoqf  

Em: 04/02/2007 01:05

Olá! Preciso aplicar uns 3 materiais diferentes numa parede de stand. O problema é que tem muita curva tanto na textura, quanto na parede. Olha as imagens... Esta é a parede com uma textura só nela inteira Preciso fazer algo assim: As cores fortes são apenas pra facilitar a visualização. Quando terminar o trabalho eu posto no forum. Então... A parede é curva em planta e também em vista, então fica difícil de fazer 3 partes no cad. Fazer a textura antes no PS impossibilita o controle de diferentes valores de escala para os materiais etc... Usar o ID talvez fosse a melhor opção, mas como fazer isso? Eu uso o ID pra ter paredes de diferentes cores mesmo estando como um único objeto. Existe alguma ferramenta onde eu pudesse selecionar fazendo curvas como se fosse o lasso do PS? vlw pessoal! 8:)
Olá Eduardo! Em uma situação como a sua, mapeio o objeto com o MAX e uso Unwrap UVW para abrir a malha e criar o mapa UV no Photoshop já com as cores corretamente definidas. Assim, pode acompanhar qualquer curva que o objeto possa ter. Ou então divido o objeto em diversos segmentos e organizo os vértices de modo a formar o desenho pretendido. Depois então é só definir os IDs de cada parte e usar um material multi/Sub-Object com as texturas respectivas aos IDs. Não sei se expliquei direito, se faltou algum detalhe, avisem. Isso é o que eu faria. Já fiz dos dois jeitos e ambos funcionam bem. Só que no segundo modo, além de ser mais trabalhoso organizar os vértices, a emenda não terá uma transição suave em função do encontro das faces com IDs diferentes. Este método eu uso para criar ruas e calçadas em terrenos. No seu caso, acho que seria melhor o primeiro. Posta aí os resultados. Abraço!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Olá mark! Tudo certo? obrigado pelas dicas!! Nunca precisei usar o unwrap vou olhar melhor o que ele pode fazer. Não sei se abrir a malha e trabalhar a textura no PS resolveria. O que eu preciso é testar diferentes materiais no mesmo objeto, mudando sua ordem de apresentação pra ver como fica melhor e ter o controle sobre reflexos e escala de uvw map. Por isso imaginei que trabalhar com IDs seria o ideal. A dúvida maior está na seleção, pois a malha foi criada no cad e mesmo que fosse feita no max eu teria que aumentar muuito a quantidade de segmentos pra não sair serrilhado. Seria legal se existisse uma ferramenta no max para fazer essa seleção mais "artística".
Olá Eduardo! A função do Unwrap é exatamente essa: Abrir e planificar a malha para possibilitar a criação de um mapa que depois de aplicado ao objeto, o envelopará como um embrulho. Leia o tutorial a respeito e verá como pode obter ótimos resultados em seus modelos com ele. Abraços!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Fala Mark! Acho que o caminho é esse mesmo. Olhei o tutorial que tem um tubarão e vi que é bem por aí. No caso do tubarão, foi possível selecionar as barbatanas individuamente e fazer aquela divisão entre o dorso e a parte de baixo. Vou dar uma boa estudada e depois posto os results. Vlws!!! abrs!
Oi Eduardo, tudo bem? Com certeza a melhor opção é o Unwrap UVW que o Marck te indicou. Ele não é difícil de usar, mas dependendo da malha que está mapeando, pode ser um serviço bem trabalhoso. No seu caso será bem simples, se quiser, pode aplicar um UVW Map planar na face lateral da parede, onde terá que aplicar o mosaico, e em seguida aplica o UnWrap UVW. Ele vai abrir a malha baseado no mapa Planar que aplicou anteriormente, como a maior parte já é plana mesmo, só terá que editar a malha na parte que a parede faz a curva. Vai ser bem tranquilo, é só puxar a malha para não deixá-la toda enrrugada nessa parte. Assim, terá uma imagem da malha aberta, entra no Tools do Unwrap UVW e escolha Render Template. O Max vai gerar a imagem da malha para você usar de referência na pintura no PhotoShop. Se o desenho é só num lado da parede, pode até desanexar esse lado do resto e mapear só ele, ficará ainda mais fácil. Qualquer problema, posta aqui que a gente resolve, esse é facinho. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 715, sendo 1 membro(s) e 714 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.