Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Ed Lopes   São Paulo - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Rodrigo   Brasil - MG

Portfólios Ver Mais

marcopalma   florianópolis-sc
luciano santo   Guarulhos - SP
dinizlima   Londrina - AC
ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG

Ajuda com mental ray

Por: adelande  

Em: 16/03/2007 10:50

Poxa, valeu ae pessoal... agora deu pra entender melhor. Eu achei q o programa jah adaptava todas as ferramentas automaticamente pra escala real. Nunca imaginei que poderia ter esse tipo de problema. É que eu tava partindo do presuposto de que, se eu modelei algo em polegadas, e depois abro um arquivo novo e modelo em metros, só que usando o mesmo tamanho final do q no modelo anterior, pro programa seria a mesma coisa, pq ele estaria usando o mesmo "espaço" no mundo.
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Oi gente, tudo bem? Primeiro eu quero agradecer muito a propaganda do Leandro, fico muito feliz que gostou do curso e está apredendo bastante com ele. Fico ainda mais feliz por perceber que você está aprendendo muito bem e de verdade, pois as colocações foram precisas. Como o Leandro disse, você pode configurar o Mental Ray para obter o mesmo resultado independente do tamanho da cena, independente da escala usada. Só que dependendo das unidades que escolher no Units Setup e no System Units Setup, o Mental Ray simplesmente para de funcionar, não tem como suavizar os Photons de forma alguma, nenhum valor dá certo. Por isso que no primeiro vídeo eu explico que deve colocar o Max nas unidades genéricas para acompanhar o curso, o mesmo vale para acompanhar qualquer tutorial na net, porque todo mundo usa com as unidades padrões, se a pessoa estiver em outra unidade, vai ser a primeira coisa que ela vai falar no tutorial, caso contrário, ninguém conseguirá acompanhar. Então, para estudar o Mental Ray tem que estar com unidades genéricas, depois que aprender o Mental Ray, então, pode trocar de unidade e configurar para se adptar a sua escala. E se por acaso fizer uma combinação de unidades que o Mental Ray não aceite e pare de funcionar, você vai perceber na hora que é isso. Quando a pessoa está estudando o render e muda de unidade, ela não sabe se está dando errado porque configurou errado ou por causa das unidades, na verdade vai ficar se batendo sem conseguir e nem vai perceber que é por causa das unidades. Mas tirando o Mental Ray do assunto, como eu comentei nos tópicos que o Eduardo e o Heuew indicaram, tudo no Max muda quando modifica as unidades, você passa a ter que configurar parâmetros em todos os recursos que nunca seria necessário modificar, mas quando modifica a unidade do programa, estes parâmetros não ficam bons como ficavam no tamanho padrão de mundo do Max, então, você passa a ter vários problemas com praticamente tudo, se não tem uma boa experiência no Max e não sabe o que modifcar, fica apanhando com coisa que não precisava só porque mudou a unidade do programa. E o pior de tudo é que essa é a primeira atitude de muita gente que vem do AutoCAD, a primeira coisa que fazem no programa é mudar para metros, mesmo antes de saber usar o Max, ai apanham de coisas bobas por anos. Abraços
Oi pessoal, vendo esta explicação do André, eu me coloquei numa dúvida: lá Units Setup>System Units Setup>System Units Scale do meu max estava marcado centimeters e vendo um post do Esteban eu mudei para inches, está certo ou devo mudar novamente para centimeters? Não que eu duvide do Esteban, mas eu queria mais opiniões. O que acontece com centimeters e o que acontece com inches? Obrigado e abraços.
Oi Osires, tudo bem? No primeiro vídeo do vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu explico que a pessoa deve deixar o Units Setup em Generic Units e o System Units Setup como Inches, da mesma forma que o Max vem configurado por padrão. Mudar o Units Setup para outras unidades, não vai ocasionar nenhum problema no Mental Ray, só no modo de trabalhar do Max, dificultando muito as coisas em todos os recursos do programa. Agora, mudar as unidades do System Units Setup você acaba com o Mental Ray e com o 3ds max, vai ter problemas de todos os tipos e para sempre, porque internamente o Max trabalha em polegadas, quando muda isso, muda tudo e dependendo da unidade que escolher no System Units Setup, o Mental Ray vai parar de funcionar. Use Generic Units no Units Setup e Inches no System Units Setup. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711162.

Total de membros registrados: 138669

Últimos membros registrados: jessicafaria, Jacksonsherys, Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax.

Usuário(s) on-line na última hora: 259, sendo 11 membro(s) e 248 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Osvaldo Arquiteto, Augusto Peixoto, Moura, jessicafaria, Rodrigosouza3D, Felipe Duarte, Renatto, tsmodelagem3d, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.