Oi gente, tudo bem?
Primeiro eu quero agradecer muito a propaganda do Leandro, fico muito feliz que gostou do curso e está apredendo bastante com ele.
Fico ainda mais feliz por perceber que você está aprendendo muito bem e de verdade, pois as colocações foram precisas.
Como o Leandro disse, você pode configurar o Mental Ray para obter o mesmo resultado independente do tamanho da cena, independente da escala usada.
Só que dependendo das unidades que escolher no Units Setup e no System Units Setup, o Mental Ray simplesmente para de funcionar, não tem como suavizar os Photons de forma alguma, nenhum valor dá certo.
Por isso que no primeiro vídeo eu explico que deve colocar o Max nas unidades genéricas para acompanhar o curso, o mesmo vale para acompanhar qualquer tutorial na net, porque todo mundo usa com as unidades padrões, se a pessoa estiver em outra unidade, vai ser a primeira coisa que ela vai falar no tutorial, caso contrário, ninguém conseguirá acompanhar.
Então, para estudar o Mental Ray tem que estar com unidades genéricas, depois que aprender o Mental Ray, então, pode trocar de unidade e configurar para se adptar a sua escala.
E se por acaso fizer uma combinação de unidades que o Mental Ray não aceite e pare de funcionar, você vai perceber na hora que é isso.
Quando a pessoa está estudando o render e muda de unidade, ela não sabe se está dando errado porque configurou errado ou por causa das unidades, na verdade vai ficar se batendo sem conseguir e nem vai perceber que é por causa das unidades.
Mas tirando o Mental Ray do assunto, como eu comentei nos tópicos que o Eduardo e o Heuew indicaram, tudo no Max muda quando modifica as unidades, você passa a ter que configurar parâmetros em todos os recursos que nunca seria necessário modificar, mas quando modifica a unidade do programa, estes parâmetros não ficam bons como ficavam no tamanho padrão de mundo do Max, então, você passa a ter vários problemas com praticamente tudo, se não tem uma boa experiência no Max e não sabe o que modifcar, fica apanhando com coisa que não precisava só porque mudou a unidade do programa.
E o pior de tudo é que essa é a primeira atitude de muita gente que vem do AutoCAD, a primeira coisa que fazem no programa é mudar para metros, mesmo antes de saber usar o Max, ai apanham de coisas bobas por anos.
Abraços