Olá ácidotherwise!
Fiz um nini tuto! Espero que ajude.
Para fazer as telhas, eu usei um tube com as dimensões da telha e 32 segmentos. O segundo passo é cortá-lo ao meio. Depois vc rotaciona para ele ficar deitado e usa o modificador tapper para afinar um dos lados. Em seguida, use o modificador optimise para diminuir o número de lados sem perder a qualidade. Feito isso, faça uma cópia e rotacione a telha para ficar de ponta-cabeça. Então.... Agora você posiciona com o move e inclina um pouco a telha de baixo para acertar o encaixe. Quando vc tiver 2 telhas (capa e canal) prontas, converta uma delas em editable mesh e use o atach para "agrupar" os dois objetos. Agora vc pode sair copiando como instância até formar um conjunto de telhas. Feito isso, selecione uma delas e use o atach list para atachar as outras num só objeto, tornando o mais leve o manuseio da viewport. Salve o arquivo e abra o outro com a sua maquete.
Vá em file - merge e chame o telhado para o arquivo com a maquete. Agora é só usar os gizmos para posicionar seu conjunto de telhas sobre o madeiramento ou laje inclinada. A partir deste ponto, as coisas ficarão difíceis por causa do número excessivo de faces. Você pode utilizar a visualização em boundig box para ficar mais leve. Não esqueça de atachar tudo quando terminar. Para cortar as diagonais, faça uma forma com linhas, use extrude e boolean (subtract). Ao final da primeira água, vc deverá usar os recursos de xref ou proxy, pois se for um telhadão não tem micro que rode tanta coisa (pelo menos os nossos hehehe). As cumeeiras podem ser acrescentadas por último sem problemas. Na última imagem um exemplo dessa aplicação.
Então é isso. Se quiser mais informações vai lá no grupo de estudos no tópico telha francesa, onde são comentadas outras técnica para telhado.
Espero ter ajudado! abrs!!