Oi gente, tudo bem?
Isso não acontece não, o Max não corrompe arquivos, apenas o Max 9 tem este bug, mas foi corrigido no Service Pack 1 que acabou de ser lançado.
Eu fui direto olhar na imagem a versão do seu Max, é a versão 8, portanto, isso não acontece não e também não acontece em nenhuma outra versão do programa.
Uso o Max há 10 anos e nunca tive um arquivo corrompido sem motivo.
O que acontece mais comumente são dois problemas, um deles que fiquei sabendo há pouco tempo pelo Tiago ou pelo Flávio Engel, não lembro exatamente qual dos dois me relatou.
O mais comum é desligar o Windows logo depois de sair do Max, ele leva um tempo para descarregar, é um programa pesado, então, ele ainda não descarregou a cena da memória e a pessoa desliga o Windows, vai aparecer a mensagem de finalizar tarefa do 3ds max, se clicar em Sim, para fechar logo o Windows, certamente vai corromper o arquivo que estava usando.
Quanto mais rápido o seu computador, menor a chance disso acontecer, porque descarrega mais rápido.
Mas é só ter paciência e esperar um pouco para fechar o Windows.
O outro problema é relacionado com plug-ins, principalmente o V-Ray.
Quanto mais plug-ins tiver instalado no programa, maior a chance de ter problemas.
Mas segundo relatos do Tiago ou do Flávio, o Max pode corromper arquivos quando está com o V-Ray aplicado na cena, aconteceu com um deles.
Se não me engano o Murcegão também usa o V-Ray, então, se acontece com frequência com ele também, fica mais evidente que isso acontece com o V-Ray.
Por acaso você estava usando o V-Ray nesta cena?
Abraços