Oi Lando, tudo bem?
Na minha opnião, olhando as suas imagens, a única coisa que falta para você é estudar um render profissional para poder obter imagens fotorealistas.
Porque o que precisa para poder estudar um render profissional, é justamente conhecer bem os recursos das luzes e dos materiais padrões, principalmente se for migrar para o Mental Ray.
Porque se for migrar para o V-Ray vai ter que aprender tudo de novo na parte de materiais e iluminação, porque o V-Ray tem seus próprios recursos para isso e não aceita bem os recursos padrões do Max.
Já o Mental Ray, aceita todos os recursos padrões do Max da mesma forma que você já sabe fazer, porque tem um tradutor que converte todos os recursos padrões para Shaders do Mental Ray na hora de renderizar. Portanto, você só precisará aprender como configurar os recursos modernos de iluminação.
Você não precisa estudar o Mental Ray e depois o V-Ray, porque sabendo Mental Ray, não precisa do V-Ray para nada.
E sabendo V-Ray, não precisa do Mental Ray também, pois ambos fazem a mesma coisa.
Agora, se for animar algum dia, é melhor estudar o Mental Ray do que o V-Ray.
Existem diversos outros render que também podem ser instalados no Max, tem o Brazil Render, o Final Render, o Maxwell.
Só que o Mental Ray é o melhor render do mundo, não se compara com estes outros renderizadores, só se compara com o poderoso Renderman da Pixar.
Quanto a diferença da sua cena para uma cena renderizada com recursos modernos de iluminação, será como da água para o vinho.
Veja como a sua imagem tem o aspecto das imagens geradas em 3D há 10 anos atrás, quando não havia estes recursos modernos de iluminação.
Hoje em dia a qualidade das imagens 3D são muito superiores, justamente pelo cálculo da luz da forma que ela acontece na realidade, deixando a cena muito mais real.
No render padrão a luz "morre" quando atinge a primeira superfície que ela encontra, no Mental Ray a luz vai refletir por essas superfícies e continuar atuando na cena, como acontece na realidade, haverá o blend de cores entre os objetos mais próximos, como acontece na realidade.
Com tudo bem configurado e dominando bem o Mental Ray, com essa mesma cena sem mudar nenhum material você conseguiria um resultado muito mais realista, com certeza absoluta.
Só que qualquer render com recursos modernos de iluminação é muito mais demorado do que um render sem estes recursos, como o render padrão.
Porque o cálculo é muito mais complexo.
No começo vai levar horas para renderizar uma imagem com boa qualidade.
Depois de um ano de estudo, vai fazer a mesma cena com a mesma qualidade gastando 45 minutos.
Depois que tiver realmente bom no Render, vai fazer a mesma cena em 20 minutos ou menos.
Mas não será de segundos como acontece no render padrão.
A qualidade fotorealista de uma cena 3D tem um custo e este custo é de conhecimento e tempo de render.
Abraços