Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
new   Belo Horizonte - MG
Thyago   Catalão - GO - GO
mdpontes   Macapá - AP
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

cassioferreira   londrina - AC
Antonio Neosmar   Rua Augusto Perroni, 650 - SP
Matheus   RS - AC

Caustics

Por: galreg2002  

Em: 05/05/2007 15:07

Olá pessoal, eu queru saber como faço pra inserir caustics em um diamante q eu fiz.
galreg2002 Vá na seção de BUSCA que se encontra na parte superior do site, que encontrará muitos posts explicando como fazê-lo.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Vlw.
Oi Galreg, tudo bem? Se tudo estiver certinho, se o modelo estiver correto e o material também, então, é facinho. Clica com o botão direito do mouse sobre o modelo, escolhe Properties (Max8) ou Object Properties (Max9), entra na ficha Mental Ray e habilite a opção Generate Caustics. Certifique-se que o Mental Ray esteja habilitado, assim, ficará disponível a ficha Indirect Illumination na janela Render Scene (F10). Nesta ficha tem o grupo Caustics no menu Caustics And Global Illumination, habilite o efeito no Enable e habilite o Radius. Aumente o número de Photons na cena no grupo Light Properties, coloque uns 50 mil e renderize para ver. Se ficar granulado, então, você precisa aumentar o Radius do Caustics, se ficar muito borrado sem resolução, então, você precisa diminuir o Radius. Por fim, aumente o número de Photons ainda mais para ter mais qualidade e detalhamento no efeito. Veja que o granulado some também se aumenta o número de Photons, então, só aumente o Radius se tiver certeza, normalmente o melhor é diminuir. Lembrando que todas as luzes devem estar com sombra Raytraced e que o melhor material para criar vidro no Max é o Raytraced também, assim, não tem erro. Abraços
Vlw André, eu achei q naum iam postar mais nesse topico entaum naum olhei mais, vou testar agora numa taça.Abrçs.
Olá André, eu testei e na hora d renderizar apareceu uma mensagem d erro q se repete, tem algo a ver com photons, erro, stored. Algo assim, alguem pode me dizer o q eh?
Oi Galreg, tudo bem? Você seguiu a risca o procedimento que eu descrevi, essa mensagem só vai aparecer se um dos passos não foi feito corretamente. A mensagem vai aparecer se não tiver habilitado para o objeto gerar Caustics na janela do Properties, ou então se o material não foi gerado corretamente, como eu disse, com um material Raytrace configurado para vidro vai funcionar perfeitamente sem ter que aplicar nenhum Shader para Photons. Também vai aparecer a mensagem se nenhuma luz estiver iluminando o objeto, porque é a luz que gera o efeito. A obviamente essa luz deve estar usando sombra tipo Raytrace, que é a única que deve ser usada com o Mental Ray. Do resto, mesmo que esteja tudo errado, não é para dar a mensagem de erro sobre Store Photons. Abraços
Vlw Andre. Eu já olhei issu, mas alguem poderia facilitar pra mim postando uma imagem das configurações q ajeitamos na janela do render já pronta? Por favor.
Oi Galreg, tudo blz, Bom, não sou um experto em caustic, mais vamos lã, vou tentar te explicar os conceitos básicos do caustic com MR. Eu estou trabalhando com o Max 8 Primeiro vc deve criar a cena corretamente, para isto vc deve criar um plane e o objeto que vai gerar o efeito de caustic. Neste caso eu criei uma garrafa de vidro com line e apliquei o comando lathe. O plane é de 1500 x 1500 e a garrafa é como está na figura acima
Na segunda figura está o comando lathe aplicado, observe que a quantidade de segmentos do lathe foi alterada para 60, isto é muito importante pois a qualidade do efeito de caustic depende de definição do objeto, quanto mais definido melhor será o efeito.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711194.

Total de membros registrados: 138712

Últimos membros registrados: Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs, Silpmon026, MORSOLETO.

Usuário(s) on-line na última hora: 346, sendo 9 membro(s) e 337 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, CNC, Ronaldo, Rodrigo, Willmitnick, Frenette, Lessieshelms, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.