Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

APO   Rio de janeiro. - RJ
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Lince   Farroupilha - AC
Diego Dneo   São Paulo - PR
rodrigo.panda   Conselheiro Lafaiete - MG - MG

Portfólios Ver Mais

Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG
vfprojetos3d   Florianópolis/SC - AC
Binari   Vitória - ES - ES
g.neder   SP - São Paulo

Qual a melhor técnica para fazer água de uma piscina?

Por: LcFigueiredo  

Em: 10/05/2007 14:42

"LcFigueiredo" disse: Gostaria que tal como para a grama, comentassem a melhor técnica para fazer água de uma piscina.
8:) voltando a sua agua de piscina... risos.... depende muito do renderizador q esta usando - tô vendo isso! :? qual o renderizador q esta usando?
DEUS é maior!
Oi Tiago, tudo bem? O DreamScape é ótimo mesmo, é uma pena que não aceita renderizar todos os efeitos no Mental Ray. Eu conheço o Dream Scape, a parte de terreno pode ser renderizada no Mental Ray, mas a parte de céu, de sol, de água com os materiais próprios dele, não dá para renderizar no Mental Ray. A Afterworks só faz plug-in bom, o After Burn é deles, o Fume FX é deles, só sinto que os caras não escrevem Shaders para estes plug-ins serem usados com o Mental Ray. O lance de água do DreamScape é lindo, já era lindo antigamente antes de ele ser o DreamScape, quando ainda era o SeaScape, porque o DreamScape nasceu da unição do plug-in TerraScape e do plug-in SeaScape. Uma coisa que é legal usar o DreamScape, é para fazer imagem HDR de céu panorâmico. Nem precisa criar nada, só o céu dele, renderizar normalmente e salvar como HDRI. Dá para usar no Mental Ray, no V-Ray e até no render padrão como HDRI. Abração
O vray tb não renderiza legal os shaders dele, mas pelo menos ele renderiza tudo, eu tenho usado os recursos deles com os materiais do proprio vray. Outra coisa que tenho testado e estou achando muito bacana é o Natural shader. Eu gostei muito da facilidade de trabalhar os materiais dele (que na verdade são algo tipo uns presets faceis de configurar). E é ótimo para trabalhar com composição para matte painting. http://www.rebelthink.com/html/products.html
Eu tenho um problema de longa data quando se trata de fazer água para piscina, nunca sai bom. O principal problema que vejo, é que por mais que coloque transparência no material, mesmo que seja 100%, nunca consigo ver as paredes da piscina, e isso usando diversos tipos de opções de fazer o material água. O exemplo do Eduardoqf pra mim esta muito bom, e seria como gostaria que ficasse minha água. Segue um exemplo de uns teste que fiz.
Olá Luis feitosa! Dependendo do ângulo da camera e também do efeito de noise ou smoke, seria interessante usar também, nas configs que passei acima, um mapa falloff no reflect. Nas duas cores presentes no falloff (preto e branco), muda o preto para um cinza escuro e o branco para um cinza claro. Faz vários testes e posta aqui pra gente ver! abrs!
Se o objeto é muito transparente e muito reflexivo, você só vê a reflexão, é o que acontece na sua água. É só baixar a reflexão que a água vai ficar transparente. Se zerar a reflexão a água ficará totalmente transparente. Mas a composição correta do material é com Fresnel, usando Falloff como o Eduardo disse. E ainda falta o Caustics para ficar bom, porque Caustics é o principal efeito de luz produzido por materiais transparentes.
Múcio
Valeu a força Eduardoqf. Fiz mais 2 testes, no primeiro só usei Reflection, a água ficou bem transparente e mostrou bem o interior da piscina, mas não ficou bom por não gerar nenhum refração. No segundo usei do Refraction, achei que ficou um pouco mais real, porem com pouca transparência. Se ligar os 2, Reflection e Refraction, zera a transparência, fica mais pra espelho. Esses materiais foram feito como Standard, tentei usar raytrace, e ate o shader de água que vem no Max 9 com Mental Ray, todos ficam sem nenhuma transparência.
Obrigado pelas dicas, e desculpa se fiz perguntas de iniciantes, tava querendo complicar e não tava ficando bom, so foi fazer da forma mais simples possível usando Raytrace, que achei que ficou bom, agora é so ajustar um pouco a textura bump e fazer mais alguns testes, que já estou feliz...rs. Sobre os Caustics, vou deixar pra estudar depois comprar o curso de MR aqui do site. Abraços.
Esta água foi feita com material Ray Trace, segundo a dica do André. O render feito com Mental Ray. E aproveitei para usar um rpc, já que nunca havia usado antes no max. (max 9 32) Marco.
"Luiz Feitosa" disse: Obrigado pelas dicas, e desculpa se fiz perguntas de iniciantes, tava querendo complicar e não tava ficando bom, so foi fazer da forma mais simples possível usando Raytrace...
8:) FEITOSÃO, deixa de coisa rapa! eu tb até domingo passado nunca tinha feito uma água de piscina q me agradace tb! dai vim aqui no forum procurar algo e acabei encontrando este tópico - Olha ai! me ajudou tb este tópico! ta vendo? risos, kakaka... Sério mesmo! - Não se preocupa com o tipo de pergunta q faz! o importante he ter a cara de PAW de perguntar qualquer coisa, pq só quem sai ganhando he vc... pq terá a resposta. Entendeu? ;) :P - Bom, sobre a água das piscinas... pra inicio de conversa ela não he água pura,me desculpe os PURITANOS... kaka.. entenderam a piada? agua pura = puritano... risos... mas voltando a explicação...´trata-se de uma mistura de água com CLORO, dai acredito q dificiomente o IOR será 1,33 (este IOR he para água pura a 20 Graus celsios , salve engano). Falndo nisso.... :? alguem sabe o IOR de uma solução de água + cloro na concentração usada nas maiorias das piscinas, digo isso pq se vc colocar mais ou menos cloro a agua vai mudar o IOR! :00: ;) - Outra, o comportamento da água da sua píscina vai depender de angulos de câmera q esta olhando para ela, do angulo de como a Luz esta entrando nela - o ideal para bater foto de piscina para ela ficar bem com tendencia para transparente é proximo ao meio dia - raio solar quase a 90 graus - por exemplo (dica de estudo de fotografia do mundo real) - Outra, para vc obter um resultado esperado na sua agua de piscina vc tb vai ter q se ligar no enviroment da cena... por exemplo... estou vendo la no fundo q seu enviroment he com um azul medio... coloca ele proximo a BRANCO vc vai perceber q sua piscina vai ficar bem mais transparente... devido a reflexo... e observações de testes q fiz aqui percebi isso. Bem, para finalizar... estou usando nas minhas piscinas um material RAYTRACE com fallof de tonalidades de cinza na refração e setado com as dicas q o pessoal deu ai em cima basicamente... me parece q coloquei tb um shader no slot shadow do mental ray conection para contolar melhor a sombra. Boa sorte ai e qualquer coisa PODE e DEVE perguntar! Todos saem ganhando! VC e quem estava com a dúvida, pensava q era besteira e não queria perguntar. Agora vai uma pergunta para o pessoal: - muitos fazem a agua da piscina somente com um PLANE para simular a superficie da água, né isso? agora se nos fizessemos uma especie de objeto com cara de volumetria da agua da piscina toda... será q o resultado mudaria? ex.: piscina quadrada... agua da piscina dentro com um BOX acompanhando as bordas da piscina, paredes e fundo. Estou acahando se influenciar vai ser devido a refração.. não sei... vai depender do material usado etc
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711198.

Total de membros registrados: 138723

Últimos membros registrados: abslim, Mritun026, charliejone, leety, CAROLINEPERE, Robertagomespereira, victor.L., gabisejeforg.

Usuário(s) on-line na última hora: 317, sendo 3 membro(s) e 314 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Mritun026, Luena, abslim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.