Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
silvaserik   São Paulo - AC
nuts165   são bernardo do campo - SP
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

ken3d   brasil - AC
david1993   cornélio procópio
sergino   boa vista/RR - RR
Juninho   Belo Horizonte - MG

Linguagem arquitetônica >> Dúvida

Por: Ivan  

Em: 16/05/2007 12:06

Fala Galera! Blz? Já ouvi vários comentários do pessoal dizendo que pra ser um bom profissional em maquete, a gente precisa saber um pouco da linguagem de arquitetura. Alguém tem alguma dica de onde eu consigo essas informações. Tipo sei lá, algum site, ou livro, sem ter que necessariamente fazer um curso de edificações.
Ivan Isso é um dos pontos necessários para um bom profissional da área de Maquetes Eletrônicas. Entretanto não basta apenas conhecer termos técnicos e nomenclaturas se não souber ler no mínimo um Projeto Arquitetônico e um Projeto Estrutural. Ainda teria outros Projetos e Plantas que deveria ter uma noção básica. Mas essa necessidade de conhecimento irá variar em função do tipo de Maquete que será realizada. A mais simples de todas seria maquete de cenas internas/Arquitetura de Interiores, no qual basicamente se necessita do Projeto de Interiores, Detalhamento de Mobiliário, Projeto de Gesso, Luminotécnico, Paginação de Piso, Detalhamento de Aberturas/Esquadrias (incluso Det. das Vistas de Portas e Janelas e Roda-Pé) e Relação dos Itens de Decoração. Indo pra um Projeto mais complexo, ainda dentro da área de Arquitetura e Urbanismo, como Condomínios Horizontais e Verticais, grandes Centro de Eventos, Hospitais, Projetos Urbanísticos, etc. a necessidade de conhecimento dos vários Projetos envolvidos nestes tipos de Obras/Empreendimentos aumenta consideravelmente. E como a complexidade da obra é muito maior invariavelmente os Projetos de obras deste porte estão muito mais interligados entre si do que em uma obra de pequeno e médio porte. De qualquer forma, segue abaixo uma relação de livros interessantes para sua necessidade de ambientar-se com os termos arquitetônicos: - Dicionário Ilustrado de Arquitetura - Bookman - Dicionário Visual de Arquitetura - Marfontes - Dicionário da Arquitetura Brasileira - Corona, Eduardo. - Dicionário Enciclopédico de Arquitetura - Pevsner, Nikolaus Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
creio que a dica do Juliano é bem valida... mas vc pode estudar desde plantas de lançamentos de edificios como estudar os grandes mestres como Frank Lloyd Wright, Le Corbusier, Mies van der Rohe e Alvar Aalto ou o Titio Oscar, mas nada é mais valido do que colocar um papel manteiga em cima destas desenhos e redesenhar suas obras, pois , aprendemos somente com o traço de plantas, cortes e fachadas. Mas tambem temos suportes de livros tecnicos que vou dar uma procurada pois me ajudaram muito nos primeiros traços. abraços
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
Aê gente, Brigadão pelas dicas! Valeu Mesmo! Vou dar uma procurada nessas fontes!
Um Abraço.
Ola Ivan. Tenho uma opinião um pouco mais radical sobre os profissionais de maquete, para ser realmente bom, não basta conhecer bem sobre o software que usa, e sim ser arquiteto. Trabalho em um escritório de projetos aqui em São Paulo, onde prestamos serviços para varias construtoras, como nossa especialidade é o projeto arquitetônico, as maquetes eletrônicas ficam a cargo de empresas especializadas só nisso, e por ter contato com essas empresas, as maiores aqui em Sampa, todas sem exceção, tem arquitetos envolvidos em alguma etapa da produção das maquetes, na verdade na maioria delas, os donos são arquitetos. Uma coisa é fazer uma maquete de um ambiente, uma casinha, outra coisa e fazer uma maquete de um grande empreendimento imobiliário, ou de um projeto arrojado. Também faço maquetes, mas como um hobby, e uso aqui no escritório para demonstrar os estudos de projeto para os clientes, também sou responsável pela coordenação de projetos, e uma das minhas funções e acompanhar e coordenar o pessoal que esta fazendo as maquetes eletrônicas, pra ter uma total compatibilidade entre as maquetes e o projeto arquitetônico, e todos eles, que trabalham em diversas empresas de maquetes, são arquitetos, estudantes de arquitetura, ou no mínimo fizeram curso técnico de edificações. Bem, é claro que pode existir exceções, o cara pode fazer excelentes maquetes eletrônicas, sem ser arquiteto, mas terá que ter conhecimento sobre arquitetura, e na minha opinião, um bom conhecimento. Posso dar um exemplo pratico, muitas vezes para fazer uma maquete eletrônica, você pode não recebe todas as informações necessárias sobre a edificação, se tiver conhecimento arquitetônico, você vai acabar se virando, agora se você apenas sabe modelar, assim que você chegar na parte que falta informação sobre a edificação, você vai parar e vai ter que esperar receber todas as informações necessárias. Bem, isso foi apenas um exemplo, teriam muitos outros que demonstrariam a vantagem de ter um grande conhecimento arquitetônico para fazer maquetes. Abraços.
Ola Luiz Nossa acho que vc pegou pesado hehehe. Claro é importante saber ler o basico de uma planta mas curso de edificações no minimo ? pego pesado hahahaha Vlw ... concordo com o Juliano pra varia!
Rs... Desculpa se peguei pesado, minha intenção não é magoar ninguém. Mas depois de 17 anos trabalhando com 3D e tendo contato com varias pessoas nessa área, foram essas conclusões que cheguei. Mas acho de quem for arquiteto e trabalhar com 3D vai concordar comigo. Abraços.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Oi gente, tudo bem? Eu acho duas coisas, uma é que não é todo arquiteto que tem tempo de fazer suas próprias maquetes e quem só faz maquete não é arquiteto. Então, tem espaço para todo mundo e um arquiteto precisa de profissionais que dominem bem o Max para passar o dia fazendo maquete, basta que estes profissionais sejam bem orientados. Um arquiteto que passa o dia fazendo maquete, é um estagiário, porque estudar 4 anos para fazer maquete não valeu muito a pena, se ficasse 4 anos estudando o Max iria trabalhar com animação em produção de vídeo e ganharia mais. Então, se é arquiteto, é melhor ir projetar e deixar um profissional de 3ds max fazer a maquete. Porque quem faz maquete eletrônica hoje é o mesmo que o artista que fazia antigamente de madeira balsa, ele não precisava ser arquiteto, só precisava ter o mínimo de conhecimento necessário para poder entender o projeto e produzir a maquete. É o mesmo que acontece hoje, qualquer pessoa que for treinada faz maquete eletrônica perfeitamente no Max, mas não é um arquiteto, até porque arquiteto não é para passar o dia fazendo maquete, isso seria rebaixar a categoria de arquiteto. Abraços
"Andre Vieira" disse: Oi gente, tudo bem? "...quem só faz maquete não é arquiteto. Um arquiteto que passa o dia fazendo maquete, é um estagiário, porque estudar 4 anos para fazer maquete não valeu muito a pena, se ficasse 4 anos estudando o Max iria trabalhar com animação em produção de vídeo e ganharia mais. É o mesmo que acontece hoje, qualquer pessoa que for treinada faz maquete eletrônica perfeitamente no Max, mas não é um arquiteto, até porque arquiteto não é para passar o dia fazendo maquete, isso seria rebaixar a categoria de arquiteto."
Era mais ou menos isso que eu tava tentando te dizer outro dia Iv@n... Quanto mais estudo você tiver, mais fácil será para você entender o que o arquiteto necessita... Mas você não precisa ser praticamente um arquiteto, de tanto estudar, só para trabalhar com maquetes. Faz o que o Adriano e o André falou, estude o assunto em boas fontes de informação e "treine" bastante, só depois você tenta entrar no mercado de trabalho, assim acho que a sua capacitação vai ser melhor valorizada de imediato, ao invés de aprender só o básico de maquetes, entrar num escritório ganhando salário de trainee e depois de um tempo pegar a experiência tão exigida e continuar não ganhando tão bem... acho que vale mais a pena estudar e treinar antes de ingressar no ramo, assim acho que fica mais fácil encontrar um bom emprego, ok? E um bom lugar para isso é aqui. Espero ter sido claro no raciocínio... :-P Abraços!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Concordo plenamente com o André! Se vc é um modelador e trabalha com maquetes . Vc ja deve ter noção do que fazer ! Pois acho que cada um vai executar seu trabalho . Levantar uma maquete pra quem sabe não precisa estudar arquitetura ou engenharia . Mais tem que saber oque ta modelando! Tive varios problemas na questão de pegar um projeto que nem o arquiteto sabia que tipo de esquadrias usar ! apenas mandavam as plantas baixas e queria que fizesse o arquitetonico! Então onde quero chegar ! Acho que para executar uma maquete ao padrão do arquiteto ou engenheiro . Tem que receber todo o projeto finalizado ! Ai não vai precisar usar termos técnicos e sim modelar a maquete e dar vida ao projeto! Não podemos confundir Modelagem com Projetar ! Fiz varias maquetes e quando fui entregar o cliente queria um telhado diferente . para ver como ficava . Então acho que temos que ser direto a que vamos executar ! E ver até onde estão nossos conhecimentos. Se não o arquiteto vem com ! essa de vc ter a responsabilidade Técnica. S e não for formado esquesça de projetar e sim modelar o trabalho dele. Os Arquitetos e Engenhiros formaram-se para executar seus trabalhos . Nós servimos de apoio a seus projetos e apresentação dos mesmo. Quando te contratam sabem do seu potencial. Se formos discutir com proficionais fromados nessa area sobre assuntos Técnicos apanhamos mesmo. Agora vamos falar sobre 3Dmax ! plugins,matlibis,displacent,Vray,mentalray,UVWmap,HDRi,rpc e etc... E ai vai! Vamos oferecer a esses proficionais oque sabemos fazer! Pois se nos procuram é proque . não sabem ou não tem tempo mesmo. São prfissionais no que fazem e nós tambem no que fazemos. Andé um Abraço ! e A todos da 3d1.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711195.

Total de membros registrados: 138714

Últimos membros registrados: leansculpt, Guilhermegrc, Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs.

Usuário(s) on-line na última hora: 481, sendo 13 membro(s) e 468 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, CNC, Ronaldo, Rodrigo, Renatto, leansculpt, JesusEnzo , Guilhermegrc, Thiago Couto, gilson antunes, Elis, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.