Como colocar material em esquadrias e portas criadas no max?

Por: Xerox  

Em: 23/06/2007 10:46

Oi pessoal estou com uma dúvida bem de iniciante mesmo, como eu faço para colocar um material (por exemplo), de vidro e metal em uma janela, pois as janelas e portas criada no Max é como se fossem um bloco só, não vem dividido em vidro e perfil.... Será que algúem poderia me ajudar??? Trabalho com o Max 8 Um forte abraço a todos
Bom a minha dica é que vc estude os tutoriais aqui da 3d1, logo nos primeiros tutoriais já explica isso. VC tem que aprender a trabalhar com ids e mapeamentos, pois por ex. nas esquadrias de uma janela (madeira) nas laterais os veios da madeira tem um sentido na vertical tem outro. Esse tipo de coisa é só mapeamento. Já para criar o material vc tem que usar um multi sub objetc para que vc possa ter em um slot de vários materiais diferentes paras suas diferentes ids. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14965 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14934 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14988
Xerox, Dentro do conceito já comentado pelo tiagomed (id e multisub object), quando se utiliza as doors e windows do max, elas já estao com as ids separadas, portanto existe uma maneira mais fácil, que é: No material editor, selecione GET material, no material/map browser, selecione Mtl library, em seguida open... Na pasta matlibs, ou materiallibraries (depende da versão do Max), tem um arquivo AEC templates. Nela já existem alguns multi/ubobjetct, com os nomes (Door, windows, wall, etc...) prontos. Caso queira alterar alguns materiais, é so no Material Editor, alterar as configurações (mapas, cores ou texturas) dos mesmos. Abraço.
é bom vc estudar primeiro sobre multisubobject para texturas e saber o q é e como definir id´s.... sobre as portas e janelas....vc pode definir o lado e sentido da abertura, tipo de portas, medidas e paineis internos...com isso ja da para fazer bastante coisa.... sobre os id´s irei te passar mastigado o q são: Portas: ID 01 - Material da parte frontal da porta ID 02 - Material da parte interna da porta ID 03 - Material do painel ou almofada da porta ID 04 - Material do batente da porta ID 05 - Material da moldura interna entre o painel e a porta Janelas: ID 01 - Material da moldura frontal da janela ID 02 - Material da moldura posterior da janela ID 03 - Material do vidro da janela ID 04 - Material do batente frontal da janela ID 05 - Material do batente posterior da janela lembre de escolher 5 slots para o material...
Abração Té+
Oi gente, tudo bem? Como eu sempre falo aqui, nunca usem coisas das bibliotecas do Max, todo mundo conhece em todos os lugares do mundo, a não ser que seja para estudar e ver como foi feito. O importante é saber que estas primitivas vêm divididas em 5 IDs como o Leandro disse, o ID 3 é sempre o do vidro, tanto para portas como para janelas, assim, você pode criar o seu material numa boa em qualquer render e não fica dependendo das bibliotecas do Max. Se for apenas madeira e vidro ou metal e vidro, cria um Multi/Sub-Object com 5 materiais, coloca a madeira ou metal no primeiro e cria instâncias nos materiais 2, 4 e 5. No material 3 você cria o vidro como quiser, só com opacidade, com Raytrace e refração ou até com Dielectric para renderizar no Mental Ray. Abraços
Pô pessoal muito obrigado pela ajuda, consegui fazer o que eu queria graças a ajuda dos amigos. Espero que em breve eu possa ajudá-los também Forte Abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 428

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.