Renderizar regiões no Vray.

Por: and alencar  

Em: 10/07/2007 14:37

Olá amigos. Queria saber se existe no vray algum sistema como o Render Passes do Mental Ray para renderizar regiões com perfeição. Estou perguntando isso pois estou tendo problema de memória em alguns renders e estou tendo a necessidade de dividir o render. Mas pelo Render Region estou tendo problemas com diferença de iluminação nos renders. Não sei o que esta acontecendo. Eu mantenho a cena igual, porem se eu renderizo uma parte, quando renderizo a segunda ela aparece com diferença na claridade algumas partes e da pra perceber a montagem.. E aí.. Alguem me ajuda?? Valeu
O V-Ray não tem um recurso assim, terá que usar o Region do Max mesmo. Mas para dar certo e não criar diferença de uma região para a outra, vai ter que usar configurações bem altas, iguais as usadas em animação, porque o V-Ray varia muito a solução de iluminação de um frame para outro, por isso é mais propenso a criar flickers na animação, a mesma coisa vai acontecer renderizando regions, cada region é como uma imagem diferente. Para todas ficarem iguais, precisa de configurações bem altas para variar pouco a solução de iluminação em cada region. espero ter ajudado
Múcio
Opa amigo.. obrigadão pela resposta. Devo confessar que fiquei meio triste pois os renders que eu me refiro ja são com as configurações mais pesadas que eu uso. Fiquei meio naquela agora. Não tenho mais uma opção pra quando aparecer aquela temida mensagem do UNHANDLED EXCEPTION. :( mas obrigado amigo! ate!
Nem havia pensado nisso.. Mas imagino que salvando os mapas de Irradiance e Light Cache e so depois renderizar por região acho q não pode dar diferença na transição dos quadros, ne? Depois vou tentar.. Obrigado.
olá and... cara sua cena deve estar dando exception devido a grande numero de poligono na sua cena... o que vc pode fazer é criar proxis dos objetos com maior numero de poligonos para facilitar o render... uma outra coisa que vc pode tentar fazer é na aba vray system em raycast parameters vc mudar a opção default geometry de static para dynamic, seu render vai ficar um pouco mais demorado, mas aqui isso já resolveu alguns problemas de exception, diminuir o tamanho do bucket tambem é uma forma do pc usar menos memoria RAM. Espero que ajude
Valeu regis. Tentarei usar suas dicas. Obrigado pela ajuda.
olha so alem das dicas do regisrock, vc tambem tem que atentar as texturas que estao sendo usadas, caso elas tenham tamanhos grande tambem carrega a memoria, tente abri las no photoshop e resudir a qualidade e tamanhos....isso ajudara muito tb....
Vamos que vamos....
Olá! Uma pergunta antes de tudo. Você ja ativou o /3gb no boot.ini do Windows? Se não ativou, o seu 3dsmax vai usar apenas 2gb de memória e as vezes ele trava até bem antes de atingir este limite. Você pode fazer uma pesquisa sobre como alterar isso, no site da microsoft e também no fórum Archpro, basta fazer uma pesquisa com "/3gb" Dependendo da resolução, o frame buffer do max consome muita memória, vc pode usar o frame buffer do vray pra gerar um preview do render final e salvar a imagem como VRayRawImage. 1- ative o frame buffer do vray; 2- deixe desmarcado a opção RENDER TO MEMORY FRAME BUFFER; 3- desmarque a opção GET RESOLUTION FROM MAX e então coloque a resolução desejada; 4- marque as caixas RENDER TO VRAY RAW IMAGE FILE e GENERATE PREVIEW, clique em browse e salve o arquivo em um local; 5- deixe a resolução la na janela do 3dsmax em 15 x 15px; 6- clique em RENDER. :lol: Depois do render finalizado, vc vai no menu FILE (do max, la em cima no canto superior esquerdo), seleciona VIEW IMAGE FILE e abra o vrawimg que vc salvou. Pronto, pode salvar como tga ou tiff e mandar pro photoshop pra pós. Ou se vc preferir, com a sua licensa do VRay veio um programinha conversor de vrimg pra OpenEXR, dá uma olhada aqui: http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/tools_vrimg2exr.htm Abraços!
YANES, obrigadão. Isso, de fato,é algo que eu nunca pensei em otimizar. HAWF, muito obrigado tambem por esses esclarecimentos. Ja tentei ativar sim o 3gb fastdetected, mas por algum motivo minha máquina não responde. Tenho o Xp 32 pro SP2, assim como a grande maioria que faz, mas não sei porque não da certo. Eu altero o arquivo boot.ini, salvo, etc. Quando reinicio, o windows me da a opção de comecar normalmente ou com 3gb. Eu escolho a segunda opção, mas em seguinda da uma tela de erro, pra eu consultar o manual do meu programa, etc. Ele so inicia o pc se eu escolher a opção normal. :/ Ja tentei também o Vray Frame buffer, mas errei em alguma dessas opçoes. Tipo, quando eu terminei o render, eu coloquei pra salvar e ele deu erro dizendo que não podia salvar o bitmap. Mas agora com suas dicas, vou usa-lo corretamente. Muito obrigado.
HAWF preciso falar com vc,,,,favor me adicione no teu [email protected] tb moro em curitiba...flws bruno.

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 202

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.