Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
Emerson3D   Osasco - AC
Gilvani   monte verde - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Phalgus   Espirito Santo do Pinhal - SP
Renie Projetos   São Paulo - SP - SP
xandy   sao paulo
J3D   Saúde - AC

Ambient Occlusion no Vray

Por: rodrigoavicente  

Em: 29/07/2007 15:39

Ola, Gostaria de saber onde posso encontrar tutoriais sobre AO com o vray e como proceder depois que gerar a imagem do AO no Photoshop? Muito Obrigado
site: http://www.rvicente.com
Oi Rodrigo, tudo bem? O V-Ray não tem um recurso completo de AO, tanto que nem chamam de AO nele, chamam de V-Ray Dirty, porque ele não oferece todas as possibilidades de Ambient Occlusion, mas para fazer o que você está querendo, é mais do que suficiente. Você vai ter que aplicar este material em todos os objetos da cena e renderizar só com AO, porque ele não tem um material normal com recurso de AO, acho que dá para compor com o Dirty como daria para compor no Mental Ray, mas no caso do Mental Ray tem o Arch&Design que oferece o AO junto com os recursos comuns de materiais e você pode fazer um render só. Com a imagem renderizada normalmente no V-Ray e a outra renderizada apenas com AO, você abre as duas no PhotoShop e aplica a imagem com AO sobre a imagem comum colocando Multipler no tipo do Layer. Só isso. Abraços
oi andre tudo bem? Obrigado pela explicacao. Pra fazer o AO no vray eu to usando o plugin ml plugins - vray ambient occlusion abracos
site: http://www.rvicente.com
"Andre Vieira" disse: Oi Rodrigo, tudo bem? O V-Ray não tem um recurso completo de AO, tanto que nem chamam de AO nele, chamam de V-Ray Dirty, porque ele não oferece todas as possibilidades de Ambient Occlusion, mas para fazer o que você está querendo, é mais do que suficiente. Você vai ter que aplicar este material em todos os objetos da cena e renderizar só com AO, porque ele não tem um material normal com recurso de AO, acho que dá para compor com o Dirty como daria para compor no Mental Ray, mas no caso do Mental Ray tem o Arch&Design que oferece o AO junto com os recursos comuns de materiais e você pode fazer um render só. Com a imagem renderizada normalmente no V-Ray e a outra renderizada apenas com AO, você abre as duas no PhotoShop e aplica a imagem com AO sobre a imagem comum colocando Multipler no tipo do Layer. Só isso. Abraços
Oi André, tudo bem? A finalidade do Occlusion não é fazer sombras de contato? Se for isso acho que o VrayDirty (apesar de ter esse nome), cumpre bem o papel dele, apesar de eu achar ele mais lento que o occlusion do MR. Da pra fazer composição com ele, você pode usá-lo em qualquer slot do vraymtl... diffuse, reflection e também pode usa-lo como máscara no VrayBlendMtl. Não é necessário aplica-lo em todos os objetos da cena, na guia global switch dos parametros de render, tem o Override Mtl, só arrastar uma instancia do material pra la. ;) Tem gente que usa ele em conjunto com material standard, colocando-o no slot self illumination. Abraços!
E aquele script do VRay ambient occlusion 2.0 ( http://plugins.angstraum.at/vrayao/index.htm ), presta para alguma coisa? Nunca cheguei a testar ele. Mas aparentemente sempre me pareceu legal. Aproveitando a deixa, já que nunca usei o render elements para composição de imagens, apenas para mapas de dof e alguma coisa mais... Mas já tentei usar... só que ele sempre renderiza a imagem "final" tb, ao invez de renderizar apenas os elementos. Esta certo isso?
Esse script servia para as versões antigas do Vray que não tinham o Dirty, sem contar que ele funciona apenas com o environment do vray, não é? Se for esse, precisa estar com o GI ativado, ai ja não é mais Occlusion. :D Dependendo do element que vc quiser, é necessário renderizar a cena toda sim, por isso voce ja marca la pra gera-lo junto com o render final, ja outros voce pode colocar um material preto em tudo e renderizar sem GI/Sem luz/sem AA que ele vai ser gerado em frações de segundos. Abraço!
Um elemento muito legal é wirecolor, vc ja testou? Da pra usa-lo no photoshop como mascara, voce consegue separar todos os objetos da cena, é como se fosse aquele plugin PSDManager, só que ele nao te dá o psd com os layers separados, mesmo assim é uma mão na roda pra modificar uma coisa o outra separadamente.
E ai galera!!!Ja usei esse plugin quando usava o vray Mas agora q estou usando o Mr nem sei como fazer isso:D Isso so o andre pode me ensinar;) Abraços!!
"HAWF" disse: Um elemento muito legal é wirecolor, vc ja testou? Da pra usa-lo no photoshop como mascara, voce consegue separar todos os objetos da cena, é como se fosse aquele plugin PSDManager, só que ele nao te dá o psd com os layers separados, mesmo assim é uma mão na roda pra modificar uma coisa o outra separadamente.
Pô cara que baita dica, vou testar isso! :D
Oi HAWF, também tem o Vrayrenderid que exportar os objetos com cores diferentes... Ajuda na seleção no PS, mais ou menos isso :P ...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138745

Últimos membros registrados: [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow.

Usuário(s) on-line na última hora: 623, sendo 12 membro(s) e 611 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Joao Barreto, Duda, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, Roberto Movanni, Leonardo, Claudio Nichollas, Daniel Monteiro, Sergio1987, Felipe Duarte, [email protected], Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.