Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Kayman   Parana - AC
Ramires   Porto Velho - RO - RO
Ale   Joinville SC - AC
Carlos Emanoel   goiania - GO

Portfólios Ver Mais

Johnrestos   Natal, RN
Marcio Garcia   Ribeirão Preto S.P.
kleber13   Rio de Janeiro

Ambient Occlusion no Vray

Por: rodrigoavicente  

Em: 29/07/2007 15:39

Oi gente, tudo bem? Hawf> A técnica de Ambient Occlusion foi criada em 2002 pela ILM, que é uma empresa especializada em animação para cinema, o primeiro render a ter este recurso foi o Mental Ray, pois a ILM usa o Mental Ray. Inicialmente a técnica apenas definia a cor do pixel de acordo com a sua oclusão do ambiente, usando somente duas cores para isso, ou seja, uma imagem em tons de cinza, como um Bump para fazer uma analogia. Em seguida a ILM aperfeiçoou a técnica adicionando a possibilidade de controlar a reflexão pela oclusão do ambiente e principalmente a possibilidade de gerar mapas em RGB para representar a oclusão do ambiente, passando então a ser como um Normal Map em comparação com o Bump comum, por exemplo, pois passou a ser possível a criação do mapa com 3 canais de cores. Isso é particularmente importante em animação e composição de vídeo, pois a técnica foi feita para animação para cinema, onde tudo é feito em composição para ter controle sobre tudo. Existe Shader de Ambient Occlusion para o Mental Ray que também se chama Dirty, justamente por gerar apenas este efeitos básico de oclusão do ambiente e não todas as possibilidades que a técnica de Ambient Occlusion permite. Neste link tem o Paper original de 2002 explicando a técnica inicial desenvolvida pela ILM: http://www-viz.tamu.edu/students/bmoyer/617/ambocc/ E neste outro link tem um ótimo tutorial explicando todos os recursos de Ambient Occlusion do Mental Ray, no final você pode ver os mapas RGB para composição: http://www.christopher-thomas.net/pages/free_tutorials/tut_ambient_occlusion_shader/ct_tut_mentalray_ambientocclusion_shader.htm Como eu te falei nos nossos e-mails, seria importante estudar a fundo um outro render para ter uma visão melhor do todo, inclusive para ter uma visão melhor sobre o próprio V-Ray, pois a visão fica realmente muito comprometida quando estudou bem apenas um render, claro que Fryrender e Maxwell não contam, precisa ser um outro render biased com GI, o Brazil Render por exemplo, tenho certeza que te daria uma noção melhor sobe o mundo do render 3D. Mesmo assim, trabalhando só com maquete é difícil de ver certas coisas, porque os pontos críticos acontecem em animação, este caso de Ambient Occlusion é um exemplo perfeito. Mas eu no seu lugar nem perderia tempo com isso, porque você usa um bom render que atende a todas as suas necessidades, já se acostumou com os problemas e sabe burlar todos, não precisa de nada além disso e acho que nem vale a pena estudar outro render, porque você não pretende fazer nada diferente e nem ser um estudioso de render, né? :) Eu estudei um monte deles porque praticamente fui obrigado e gostaria de ter tempo para estudar o Renderman, por puro prazer apenas, porque é outro render do nível do Mental Ray e com uma línguagem de Shader ainda mais fácil, só que eu acho que estou ficando velho, não sei se teria a mesma paciência de antes para estudar o quinto render. :) Tiago> Você já testou compor com RPF e Elements no Combustion, é a coisa mais maravilhosa do mundo. Primeiro que você tem tudo separado, GI, Brilhos, Caustics, Reflexos, Refrações, cor e tudo mais. Mas o mais interessante de tudo é que você pode trocar as texturas dos objetos, respeitando mapeamento e tudo mais, e ainda pode selecionar os objetos clicando com o Mouse na imagem como se fosse uma cena 3D, o RPF que permite isso. Pode renderizar o RPF com tudo preto mesmo, só precisa dos canais que ele cria na imagem, depois você vai usar esse RPF no Combustion para selecionar os objetos da imagem normal e dos Elements, basta dar um clique sobre o objeto na imagem. É muito legal até para maquete eletrônica, porque de uma imagem a pessoa pode trocar toda a decoração na parte de pisos, tecidos e tudo mais, pode até alterar GI se modificar a cor de alguma parede por exemplo. O problema é que o Combustion é para vídeo e não aceita resoluções muito altas, eu tentei fazer uma imagem para impressão nele uma vez e me ferrei, tive que terminar no PhotoShop mesmo, mas para vídeo é uma maravilha este lance. :) Abraços
"Andre Vieira" disse: Tiago> Você já testou compor com RPF e Elements no Combustion, é a coisa mais maravilhosa do mundo. Primeiro que você tem tudo separado, GI, Brilhos, Caustics, Reflexos, Refrações, cor e tudo mais. Mas o mais interessante de tudo é que você pode trocar as texturas dos objetos, respeitando mapeamento e tudo mais, e ainda pode selecionar os objetos clicando com o Mouse na imagem como se fosse uma cena 3D, o RPF que permite isso. Pode renderizar o RPF com tudo preto mesmo, só precisa dos canais que ele cria na imagem, depois você vai usar esse RPF no Combustion para selecionar os objetos da imagem normal e dos Elements, basta dar um clique sobre o objeto na imagem. É muito legal até para maquete eletrônica, porque de uma imagem a pessoa pode trocar toda a decoração na parte de pisos, tecidos e tudo mais, pode até alterar GI se modificar a cor de alguma parede por exemplo. O problema é que o Combustion é para vídeo e não aceita resoluções muito altas, eu tentei fazer uma imagem para impressão nele uma vez e me ferrei, tive que terminar no PhotoShop mesmo, mas para vídeo é uma maravilha este lance. :) Abraços
:oops: :oops: :oops: Cara, eu to pra estudar o combustion, já deve fazer 1 ano e até agora, nada. :? Já li alguns artigos sobre o combustion. Foi o suficiente pra mim ficar doido. O problema mesmo é tempo, e como eu tenho um fluxo grande de trabalho com after... acabei destinando esse tempo pra me aprofundar nele. A 1 ano atraz eu vi que teria a necessidade de começar usar o combusiton com uma certa urgência, e fui a procura de cursos, mas descobri que além de serem poucos (os de qualidade) tb eram realmente caros para mim naquele momento. Mas agora estou me vendo novamente no dilema, e vou ter que dar um jeito de aprender ele com urgência. ;) Valeu pela dica!
Oi Tiago, tudo bem? Com o conhecimento, experiência e visão que você tem, eu tenho certeza que você pega o jeito do Combustion em poucas semanas. Porque tudo que você sabe de After vai poder usar nele, só o caminho que é diferente, mas os processos são os mesmos. Você não vai ter que aprender um soft de composição como quem começa do zero, vai precisar aprender apenas como fazer no Combustion o que já sabe fazer no After. E vai ver que vale muito mais a pena usar o After neste trabalho diário, o Combustion vai ajudar em casos especiais, principalmente quando interage com 3D. No que você precisar e eu puder ajudar, nem preciso te falar que estou à disposição, nem precisa perguntar por aqui, me manda um email e a gente vai conversando. Abração
VRay ambient occlusion 2.0 não precisa do GI do Vray ativado pra funcionar não e serve para versões novas do Vray. Ele não trabalha apenas com a tecnologia do dirty e é muito superior em termos de aparência final. Não vou entrar em detalhes que não interessam. O que complica na história dele é que ele gera um canal de sombras que deve ser depois sobreposto a um canal difuse da imagem pelo photoshop ou outro programa de edição. Pronto, meu problema é pra gerar uma imagem desse canal difuse no Vray. Onde setar pra ter as texturas todas aplicadas em boa condição de luz e sem sombras?
Você consegue gerar o canal diffuse e outros (alpha, background, diffuse, shadow, reflection, refraction, gi, raw gi, etc) no render elements perfeitamente. ;)
Eu usei o elements, mas devo fazer algo errado que a qualidade da imagem sai péssima. É isso mesmo? As configurações do render não servem pra suavização da imagem do difuse? Não tem como melhorar? Obrigado pela atenção e desculpem o incômodo.
Na verdade meu problema inicial se referia às setagens do Irradiance Map no GI do Vray. Bom, não estava conseguindo uma condição satisfatória de sombras difusas na parede atrás da cadeira de praia. Ou fica ruim demais nos cantos ou fica na sombra cheia de manchas. Já tentei uma enormidade de ajustes e não estou com a mínima idéia de como diagnosticar o problema. A única coisa que ajuda a melhorar "um pouco" a situação é esconder as árvores da frente da imagem gerando menos confusão nas sombras. Seguem imagens da setagem do irradiance e da renderização pra ilustrar. Como podem ver, até ficaria razoável se não fossem as manchas. Claro que falta acertar reflexões e tal, mas uma coisa por vez e isso já sei resolver. Se puderem me ajudar... CONSEGUI RESOLVER!!! Obrigado!
Oi contato_indireto, tudo bem? Com certeza as manchas estão aparecendo por baixa qualidade na configuração do Irradiance Map, ajuste melhor as configurações que as manchas devem sumir. Se não sabe configurar o V-Ray, use um Preset de qualidade, como o High, vai demorar muito mais do que deveria no render, mas as manchas devem sumir. Abraços
Eae galera, uma pergunta: o que vem a ser oclusion e qual a sua aplicaçao no 3d? valeu :D
www.lucarte.com.br
"Luca" disse: Eae galera, uma pergunta: o que vem a ser oclusion e qual a sua aplicaçao no 3d? valeu :D
E ai Luca, tudo bem, olha só como vc é novato no fórum vou te dar um macete. Esse tipo de informação é muito fácil de vc encontrar sozinho, e alias essa nossa jornada de aprendizado em 3d é muito solitária, e sem muito suor não se chega a lugar algum. Bom a primeira dica seria de vc ler as regras do fórum, lá além de ter as informações necessárias para o bom andamento do mesmo, ainda tem explicações de como funciona o sistema do fórum, como por exemplo o sistema de busca (aquele botão azul ao lado do botão vermelho) se vc usar o sistema de busca do fórum, rapidamente vc vai encotrar a resposta para essa pergunta. Se vc não achar no fórum ainda tem o google que é o sistema de busca mais inteligente da internet, e temos tb para complementar a wikipédia. E se com tudo isso vc não conseguiu encontrar ai a gente vai se descabelar pra tentar te responder. ;) http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=ambient+oclusion&meta= http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&q=ambient+occlusion&spell=1 http://en.wikipedia.org/wiki/Ambient_occlusion Espero que ajude, e seja bem vindo ao fórum! :D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 581, sendo 17 membro(s) e 564 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, hosixi4, JMDesign, Daniel Monteiro, Victor Mendonça, Sergio1987, Renatto, Fabio Catelleno, Vladis, klogg, Luan, Joao Barreto, Adalberto Rocha, TadeuB79, Osvaldo Arquiteto, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.