Oi gente, tudo bem?
O Vincensi mostrou perfeitamente esse lance da importação.
Além do Derivation, você pode controlar o SmoothAngle, que faz as faces parecerem ainda mais arredondadas com sombreamento, 30 eu acho um valor bom.
E o Weld permite soldar os vértices próximos das linhas se estiverem separados, transformando várias Lines numa Polyline, por exemplo.
E o Unify Normals previne de vir com as Normals invertidas, fazendo o objeto parecer que está do avesso, saca?
Zeki>
Faço minhas as palavras do Múcio, você pode modelar com precisão suficiente no Max para fazer maquete, mas não para fazer o motor de um carro, entende?
Antigamente as maquetes eram feitas por artistas que trabalhavam com madeira balsa, certo?
Eles pegavam o projeto, desenhavam na madeira e cortavam com uma serra tico-tico, certo?
Tinha uma ótima precisão, mas não era tão preciso quanto o desenho no AutoCAD e mesmo o desenho com régua e nanquim, porque tem o corte da serra, a colagem e tudo mais, fica certo, mas não é milimetricamente preciso.
O mesmo vai acontecer no 3ds max hoje em dia, só que com muito mais precisão, obviamente, porque o Max é um programa artístico onde você vai fazer a parte artística, e na parte artística as coisas não são feitas milimetricamente precisas, são feitas mais livremente.
Se você importar uma planta baixa desenhada com precisão no AutoCAD, você modela a maquete no 3ds max rapidinho, num piscar de olhos.
Antigamente não era assim, se procurar posts antigos meus, vai ver muitos onde defendo fervorosamente a modelagem da maquete no AutoCAD.
Mas as coisas evoluem e hoje o AutoCAD é o pior programa para modelar maquete, por incrível que pareça, porque a evolução dele na parte 3D foi muito tímida e ele sempre foi muito limitado nessa área.
Com o avanço dos outros programas, ele realmente ficou para trás em 3D, é muito bom para 2D.
Para modelar com precisão de CAD e com facilidades modernas, você precisa escolher programas como o Revit, que é o melhor nessa questão atualmente.
Agora, se é apenas uma visualização artística que pretende, se não pretende projetar em 3D e apenas gerar uma imagem realista do projeto 2D, então, a melhor opção é usar o 3ds max.
E se preparar o desenho adequadamente no AutoCAD, fica super fácil de passar para 3D no Max, a Autodesk não apostou no 3D do AutoCAD porque tinha o 3ds max, eles são totalmente compatíveis.
Você pode usar a Wall com o Pick Spline para criar as paredes de uma vez só com as linhas importadas do AutoCAD, as portas e janelas podem ser customizadas modelando em cima das portas e janelas primitivas, juntando as primitivas e aplicando modificadores.
Dá para fazer veneziana sem muita dificuldade e juntando dois tipos de janela dá para fazer aquela veneziana de madeira comum em quartos brasileiros.
E modelar uma porta ou uma janela no Max é muito fácil, depois que pega o jeito de modelagem poligonal, você modela em minutos do jeito que quiser e ainda coloca um Rig para abrir e fechar igual as portas primitivas.
O Max oferece muito mais ferramentas nessa parte, dá para fazer tudo que quiser, só não pode ter a encanação com medidas milimétricas como tem no AutoCAD, porque ai complica.
No AutoCAD até para mover você vai digitar @distância<angulo ou @x,y,z
No Max você vai mover livremente no espaço 3D e vai colocar onde deseja como se estivesse fazendo manualmente.
Então, são dois programas muito diferentes, mas pegando o jeito do Max, será o maior aliado do AutoCAD.
Eu iniciei no AutoCAD também, na versão 12, o primeiro modelo 3D que fiz na vida foi no AutoCAD e cheguei a modelar um tubarão nele. :)
E todo mundo muito viciado em AutoCAD apanha mais no Max com esse lance de medidas do que com qualquer outra coisa.
Richard>
Se você é calejado no AutoCAD 2D você também é paranóico com medidas. :) :)
Isso é normal em quem usa qualquer programa de CAD, não apenas o AutoCAD.
Eu iniciei no AutoCAD também, na versão 12 como disse acima para o Zéki, mas hoje em dia eu não uso mais, parei no AutoCAD 2000.
Acompanho a evolução porque gosto muito e por causa da 3D1, mas não uso mais o programa profissionalmente.
Os programas artísticos são mais livres e as coisas são feitas como se fosse manualmente.
Enquanto tudo no AutoCAD é feito precisamente, até para mover você usa coordenadas, no Max é livremente, é isso que os usuários de AutoCAD mais apanham.
Se você conseguir desencanar de medidas milimétricamente precisas quando estiver no Max, vai facilitar muito para entender e dominar o programa.
Falo isso porque é a maior dificuldade que os usuários de CAD encontram, mais do que qualquer recurso complexo do Max, todo mundo apanha muito com esse lance de escala, precisão e medidas.
Dá uma lida na resposta que postei acima para o Zeki que pode ser útil para você também.
No que precisar da nossa ajuda, posta aqui, vamos ajudar com prazer.
Abraços