Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Grasiano   Campo bom - RS - RS
fcalves   São Paulo - SP
Lucas Rafael   Parana - PR
Savio Parente   Fortaleza - CE
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

Armando   Angola - AC
Simbjji   Indaial - SC - SC

Faces Arredondadas -Alguém pode ajudar?

Por: RICHARD  

Em: 11/09/2007 17:26

Oi Richard, tudo bem? Se você ainda está aprendendo a modelar 3D no AutoCAD, pode valer mais a pena estudar como modelar no 3ds max. Porque você pode importar no Max apenas a planta baixa 2D desenhada no AutoCAD, usando a planta baixa como referência você modela tudo no 3ds max. É menos burocrático e oferece mais recursos, depois que aprender, acaba sendo bem mais rápido do que modelar no AutoCAD. Quem já é velhão de AutoCAD e manja de modelar nele, pode não valer a pena migrar, porque está muito acostumado e o sistema no Max é completamente diferente. Mas quem está começando e ainda não ficou viciado na forma que o AutoCAD trabalha, vai ser muito melhor aprender a modelar tudo no 3ds max. Pensa nisso e se precisar da nossa ajuda, é só postar aqui. Faça uns testes para você ver, no painel Creat tem a lista Standard Primitives, abre ela e entra na opção AEC Extended. Usa o Wall para fazer as paredes, depois, na mesma lista do painel Creat você entra na opção Doors para criar portas e na opção Windows para criar janelas. Faça a porta ou janela e posicione corretamente na parede, depois, clica no ícone Select And Link, do lado do Redo, seleciona as portas e janelas, clica e arrasta até sobre as paredes. Os buracos das portas e janelas serão abertos automaticamente, depois, você pode mover as portas e janelas pelas parede que os buracos acompanham. No AutoCAD não dá para fazer isso. Abraços
Andre, aproveitado a msg q vc deixou pro Richard queria saber... Pois tb trabalho com o Auto CAD... O max tem precisão em medidas? E tem como customizar as portas e janelas? ou só modelando mesmo? E acho que se comparando os dois modos, fica mais rapido fazer pelo CAD, não é? Obrigado....
"Não nos cabe reclamar do tempo que nos é dado, e sim pensar o que fazer com ele"
André eu sou calejadão em Auto cad 2d... o 3d nem tanto mas no momento é o que disponho pra fazer minhas perspectivas mas eu to estudando modelagem no max num livro aparentemente muito bom... è exatamente por não ter muio vício cad que eu acho que da pra eu ainda pegar modelagens no 3dMax... espero conseguir .... Obrigadão pela força e vou dar uma olhada nos seus apontamentos e faze um teste.... Abraço ps: Consegui terminar a primeira parte do meu trabalho... gostaria que vs avaliassem se possível. trabalhei usando autocad e renderizei no 3dmax... Infelizemente eu não tenho RPCS de objetos de escritório... tipo computador e livros... Se vcs puderem me ajudar como achar....
Dá para modelar no Max com boa precisão, não é igual ao AutoCAD que até para mover tem que fazer com medidas precisas. No Max é tudo mais livre, mas você pode medir as coisas e fazer objetos com medidas precisas. Não dá para desenhar a planta baixa 2D com precisão, porque vai ser muito trabalhoso, mas importando a planta baixa, você modela tudo bom ótima precisão, mais do que suficiente para maquete. Não dá para modelar um motor com precisão como faz no Catia ou no Solid Works, mas uma maquete não precisa de tanta precisão. Acho que se pegar um cara bom de CAD e um cara bom de Max para modelar o mesmo projeto, o cara de Max acaba bem antes. O AutoCAD é muito engessado, ele sempre foi ruim com modelagem 3D, muito limitado. Nas versões mais novas melhorou o 3D, mas nem se compara com o Max. Se fosse fazer a modelagem da maquete num programa de CAD mais moderno, ai tudo bem, seria melhor e terminaria antes do que no Max. Usando o Revit por exemplo, nem tem como comparar, é muito melhor do que modelar no Max. Mas no AutoCAD é muito ruim.
Múcio
olá RICHARD, Eu tbem trabalho com Cad e exporto o modelo em 3d para o MAX. Eu fiz este teste dá oma olhada para ver se te ajuda http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24008&start=15 Beijos
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
olá RICHARD, Eu tbem trabalho com Cad e exporto o modelo em 3d para o MAX. Eu fiz este teste dá oma olhada para ver se te ajuda http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24008&start=15 Beijos
Não se pode julgar se Arquitetura e Bonita ou Feia. Mas se Arquitetura é Boa ou Ruim
RICHARD, para vc deixar os objetos redondos qdo passa para o Max vc deve fazer o seguinte: No Max vc escolhe para importar o arquivo DWG e na tela q aparece no item "Surface deviation for 3D solid" vc coloca o valor 0,001 Eu desenho em metros e coloco este valor caso nao fique arredondado suas peças diminua este valor, ou seja, qto menor mais arredondado fica. Veja a imagem acima de onde vc deve alterar. Espero te-lo ajudado.
Magnus Vincensi
Oi gente, tudo bem? O Vincensi mostrou perfeitamente esse lance da importação. Além do Derivation, você pode controlar o SmoothAngle, que faz as faces parecerem ainda mais arredondadas com sombreamento, 30 eu acho um valor bom. E o Weld permite soldar os vértices próximos das linhas se estiverem separados, transformando várias Lines numa Polyline, por exemplo. E o Unify Normals previne de vir com as Normals invertidas, fazendo o objeto parecer que está do avesso, saca? Zeki> Faço minhas as palavras do Múcio, você pode modelar com precisão suficiente no Max para fazer maquete, mas não para fazer o motor de um carro, entende? Antigamente as maquetes eram feitas por artistas que trabalhavam com madeira balsa, certo? Eles pegavam o projeto, desenhavam na madeira e cortavam com uma serra tico-tico, certo? Tinha uma ótima precisão, mas não era tão preciso quanto o desenho no AutoCAD e mesmo o desenho com régua e nanquim, porque tem o corte da serra, a colagem e tudo mais, fica certo, mas não é milimetricamente preciso. O mesmo vai acontecer no 3ds max hoje em dia, só que com muito mais precisão, obviamente, porque o Max é um programa artístico onde você vai fazer a parte artística, e na parte artística as coisas não são feitas milimetricamente precisas, são feitas mais livremente. Se você importar uma planta baixa desenhada com precisão no AutoCAD, você modela a maquete no 3ds max rapidinho, num piscar de olhos. Antigamente não era assim, se procurar posts antigos meus, vai ver muitos onde defendo fervorosamente a modelagem da maquete no AutoCAD. Mas as coisas evoluem e hoje o AutoCAD é o pior programa para modelar maquete, por incrível que pareça, porque a evolução dele na parte 3D foi muito tímida e ele sempre foi muito limitado nessa área. Com o avanço dos outros programas, ele realmente ficou para trás em 3D, é muito bom para 2D. Para modelar com precisão de CAD e com facilidades modernas, você precisa escolher programas como o Revit, que é o melhor nessa questão atualmente. Agora, se é apenas uma visualização artística que pretende, se não pretende projetar em 3D e apenas gerar uma imagem realista do projeto 2D, então, a melhor opção é usar o 3ds max. E se preparar o desenho adequadamente no AutoCAD, fica super fácil de passar para 3D no Max, a Autodesk não apostou no 3D do AutoCAD porque tinha o 3ds max, eles são totalmente compatíveis. Você pode usar a Wall com o Pick Spline para criar as paredes de uma vez só com as linhas importadas do AutoCAD, as portas e janelas podem ser customizadas modelando em cima das portas e janelas primitivas, juntando as primitivas e aplicando modificadores. Dá para fazer veneziana sem muita dificuldade e juntando dois tipos de janela dá para fazer aquela veneziana de madeira comum em quartos brasileiros. E modelar uma porta ou uma janela no Max é muito fácil, depois que pega o jeito de modelagem poligonal, você modela em minutos do jeito que quiser e ainda coloca um Rig para abrir e fechar igual as portas primitivas. O Max oferece muito mais ferramentas nessa parte, dá para fazer tudo que quiser, só não pode ter a encanação com medidas milimétricas como tem no AutoCAD, porque ai complica. No AutoCAD até para mover você vai digitar @distância<angulo ou @x,y,z No Max você vai mover livremente no espaço 3D e vai colocar onde deseja como se estivesse fazendo manualmente. Então, são dois programas muito diferentes, mas pegando o jeito do Max, será o maior aliado do AutoCAD. Eu iniciei no AutoCAD também, na versão 12, o primeiro modelo 3D que fiz na vida foi no AutoCAD e cheguei a modelar um tubarão nele. :) E todo mundo muito viciado em AutoCAD apanha mais no Max com esse lance de medidas do que com qualquer outra coisa. Richard> Se você é calejado no AutoCAD 2D você também é paranóico com medidas. :) :) Isso é normal em quem usa qualquer programa de CAD, não apenas o AutoCAD. Eu iniciei no AutoCAD também, na versão 12 como disse acima para o Zéki, mas hoje em dia eu não uso mais, parei no AutoCAD 2000. Acompanho a evolução porque gosto muito e por causa da 3D1, mas não uso mais o programa profissionalmente. Os programas artísticos são mais livres e as coisas são feitas como se fosse manualmente. Enquanto tudo no AutoCAD é feito precisamente, até para mover você usa coordenadas, no Max é livremente, é isso que os usuários de AutoCAD mais apanham. Se você conseguir desencanar de medidas milimétricamente precisas quando estiver no Max, vai facilitar muito para entender e dominar o programa. Falo isso porque é a maior dificuldade que os usuários de CAD encontram, mais do que qualquer recurso complexo do Max, todo mundo apanha muito com esse lance de escala, precisão e medidas. Dá uma lida na resposta que postei acima para o Zeki que pode ser útil para você também. No que precisar da nossa ajuda, posta aqui, vamos ajudar com prazer. Abraços
Aeeee... vlw mesmo André... Sabe esse negócio de precisão não é muito pra mim... é por causa da minha patroa q consegue ver até 1mm fora do lugar... uhauhauha, mas pretendo trabalhar sozinho mesmo. Sem mais perguntas... o MAX será meu mais novo filho agora... rsrsrs Richard, vlw por passar lah no meu perfil... e desculpa ficar ocupado seu tópico, devia ter feito um pra mim neh... rsrsrs... Obrigado a todos....
"Não nos cabe reclamar do tempo que nos é dado, e sim pensar o que fazer com ele"
Oi Zéki, tudo bem? Se você não tem paranóia com medidas, então, vai se sair super bem com o 3ds max. Normalmente quem vem do AutoCAD e tem muito vício com medidas milimetricamente precisas, apanha muito no 3ds max por causa disso. Se a sua patroa for uma dessas, então, pode ser melhor modelar tudo no AutoCAD, mas quando levar o dia todo para fazer uma maquete, você fala para a sua patroa que se fizesse no 3ds max sem se preocupar tanto com as medidas, poderia fazer a maquete em 3 horas. O legal é usar o melhor dos dois mundos, o melhor do AutoCAD, que é o desenho 2D e a precisão, e o melhor do 3ds max, que é a facilidade e desempenho. Se importar a planta baixa completa, com cortes e tudo, para usar como referência na modelagem no 3ds max, fica perfeito e mais preciso do que ficará na obra de verdade. :) E sobre o tópico, não tem essa aqui não, ninguém é dono do tópico e estamos numa discussão aberta, qualquer pessoa pode entrar e complementar o que estamos falando, fique à vontade para postar em qualquer tópico que quiser. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 825, sendo 8 membro(s) e 817 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, Victor Mendonça, Vladis, RogerBalboa, JMDesign, Adalberto Rocha, nandao, valdez.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.