Oi gente, tudo bem?
É super simples criar estes efeitos de incandescência no Mental Ray.
O melhor Shader para isso é o Beam, ele foi feito justamente para criar o ponto luminoso das luzes, já que em 3D as luzes não aparecem, apenas o efeito de iluminação que aparece.
Com o Shader Beam o ponto luminoso aparece.
Mas qualquer Shader de Volume do Mental Ray vai interagir com as luzes e tendo volume na cena, a luz aparece.
Agora, tudo que vemos é através de uma lente, seja a lente do próprio olho ou a lente de uma câmera, então, os raios de luz sofrem uma distorção por causa da lente e cria estes efeitos que chamamos de Flares.
Para criar estes efeitos de forma realista no Mental Ray você usa o Shader Glare, ele não vai iluminar e nem criar volume, mas vai criar o estouro da luz em todos os pontos de alto brilho na cena.
Para a iluminação ficar adequada depende apenas da configuração das luzes da cena, os materiais com auto-iluminação, os efeitos de Volume criados com os Shaders e os efeitos secundários de Flares são aditivos para tornar a cena realista, mas a iluminação em si depende puramente do ajuste das luzes reais aplicadas na cena.
Abraços