Problema com opacity

Por: Marco A.Artacho  

Em: 12/10/2007 18:28

Interessante! Eu nunca havia testado mapas de opacidade com reflexão. Quando precisar, já sei. Vlw galera!
Ah, entendi agora, o que ocorria é que o plane todo estava refletido o ambiente. Mas pq vc colocou reflexo no material de um arvore com opacity??
Oi Marco, tudo bem? Então o material está configurado errado e vai desperdiçar um bom tempo de render sem necessidade, ainda pode apresentar efeitos indesejáveis. Porque este material não deve ter reflexo, caso contrário, vai gastar tempo refletindo tudo que tem ao redor e ainda pode fazer o reflexo aparecer na planta delatando que é um Plane e não tem volume. O material para este tipo de coisa deve ser Standard com as cores todas pretas, inclusive o Specular, deve zerar o Specular Level e o Glossiness, depois deve colocar os mapas nos canais Diffuse e Opacity e só. Assim, não terá problema e não vai desperdiçar tempo de render. Abraços
Olá André, Eu usei um material standard, como vc sempre sugeriu e zerei specular e glossiness. Mas, apareceu o problema. Quando o s3rg1o sugeriu copiar o alpha para o canal de reflexo, eu me lembrei de um livro do max 3 do Ted Boardman em que ele sugeria algo semelhante, pesquisei e era a mesma orientação. Fiz e o problema desapareceu. Coisas que nem o Bill Gates explica, rs. Abraços, Marco.
Marco.
Oi Marco, tudo bem? Eu continuo achando estranho este procedimento, ainda mais se não tem reflexo no objeto. O Ted é fera pacas e conhece as entranhas do 3ds max, se ele indicou isso, deve saber de algum problema que eu não sei, porque a única hipótese de ter que colocar um mapa no canal de reflexo é se tem algum bug no material. Se o material não tem reflexo, não precisa de nenhum mapa para controlar o reflexo e nem deveria ter qualquer influência de reflexão, parece até potergeist, porque como o material vai refletir e criar efeitos no canal de reflexão sem ter nada nele? Não é estranho? Eu concordo que deve colocar o mapa neste canal no caso do material ter reflexo, ai precisa colocar no Specular e no Glossiness também, não o mesmo mapa de opacidade, precisam ser mapas criados especialmente para isso. Então, continuo achando muito estranho este procedimento, comigo nunca foi necessário. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138747

Últimos membros registrados: Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic.

Usuário(s) on-line na última hora: 716, sendo nenhum membro e 716 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.