galera! um globo de boate!

Por: Lázaro Gurgel  

Em: 03/11/2007 16:52

olga turma da 3d1! to fazendo no 3d o meu quarto! e no meu quarto tem um globo de espelho! e quando lugo a luz na parede fica os reflexos dos espelhor! como q faço pra fazer isto no 3d? abrass a todos!
Vai precisar conhecer bem sobre Caustics no Mental Ray, isso é Caustics. Vai precisar de muitos photons também para reproduzir este efeito, vai ser meio pesado no render. Dá uma olhada no tutorial de Caustics na piscina que o André postou, com ele dá para fazer o espelho, a diferença é que não vai ter transparência.
Múcio
Oi Lázaro, tudo bem? Realmente a única forma de criar este efeito é com o recurso conhecido como Caustics. O render padrão do 3ds max não gera este efeito, você precisa habilitar o Mental Ray que vem com o 3ds max desde a versão 6 e permite gerar todos os efeitos que existem em 3D. Caustics não é difícil, eu acho mais fácil de configurar do que GI. O problema é que Caustics depende de toda a cena, depende de algumas coisas acontecendo em conjunto para dar certo. O objeto tem que ser habilitado para gerar Caustics, o material deve ser adequado para produzir Caustics, a luz deve estar apontada para o objeto que emite Caustics e o tempo de render ficará um pouco maior, devido ao cálculo dos Photons. Lendo os artigos e tutoriais sobre Caustics aqui no site, você conseguirá fazer se já tiver alguma experiência no 3ds max. Se tiver alguma dúvida específica quando tentar reproduzir este efeito, posta aqui que a gente vai te ajudando. Abraços
Gostei dessa idéia do globo de boate. resolvi treinar um pouco de caustics no mental ray, assisti de novo o capítulo de caustics no vídeo da 3d1 e fiz este teste, achei legal este treino e renderizou rápido, 10 minutos.
Múcio
Ai cara, fiz outro teste hoje com mais espelhos e extrudi as faces do globo para ficar mais realista e mais parecido com o de verdade, ai até melhorou o Caustics. Curti este teste do globo com caustics. :) :) :)
Múcio
Oi Mucio, tudo bem? Legal o teste com Caustics. É um recurso muito bonito e o Mental Ray trabalha muito bem com ele. Em alguns casos Caustics é primordial, como numa cena igual a essa. Se você tirar estas luzes esféricas e colocar Spots apontadas para o globo, como é em boate, o efeito fica ainda mais forte, porque a sala fica mais escura e a luz fica mais direcionada, teste para você ver. Abraços
Muito legal mesmo o efeito. Eu tava estudando a possibilidade de fazer o globo girar e tal, mas o tempo de render é muito grande pra eu animar na minha maquina. A não ser que fique dias fazendo alguns quadros por dia. :) Dá pra fazer esse efeito com volume ? tipo em boate tem fumaça e dá pra ver legal o volume da luz abraços, falei moa moapictures
então Moacyr, se for só o Caustics não fica demorado para renderizar, porque a emissão de photons é rápida. Mas se for colocar FG também igual o Múcio fez, ai demora um pouco mais. Só que se for colocar volume junto para criar Volume Caustics, ai demora bastante, no vídeo de Mental Ray o André mostra como fazer este efeito e é demorado mesmo, mas é muito bonito, daria para ver o facho de luz saindo dos reflexos no globo.
Cara, muito legal esse teste! Vou ver se arrumo um tempinho para fazer o meu por aqui também.. abraços!
Falla!! Então... fiz um teste bem rápido aqui (o tempo tá curto..hehehe) ficou bem toskinho, mas o mais importante é que não tive que fazer muita coisa para o efeito de caustics chegar na cena. Usei uma spot apontada para o globo e uma omni de reforço sem sombra. O render durou menos de 1 minuto. vlw!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 567

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.