Oi namekuseijin, tudo bem?
Realmente os cursos estão cada vez piores em todas as profissões, são raros os bons, mas quando o cara quer aprender, na verdade, quando o cara gosta e não é um vagabundo, ele corre atrás, faz por onde e aprende o que precisa.
Tem gente que aprende sozinho, não é possível que o cara não aprenda numa faculdade se ele quiser.
E aprender a fazer maquete vai ajudar em tudo, porque vai dar uma super noção espacial para a pessoa.
Por isso que eu acho que quem faz as próprias maquetes ou já fez muito e não faz mais hoje por falta de tempo, tem essa noção das coisas e sabe o que precisa, sabe o que dá e o que não dá, sabe o tempo que leva, sabe o valor do serviço.
Quem nunca fez e paga para os outros, é aquele cara que na faculdade pagava para os outros fazerem os trabalhos dele, é aquele que se acha o gostoso e não entende nada de nada.
O ruim é pegar estes sem noção para trabalhar, antigamente quando eu começei tinha muito, porque ninguém fazia maquete 3D, era raro, mas hora eu acho que o pessoal já tem mais noção das coisas.
Abraços