Oi gente, tudo bem?
Na verdade eu parei de trabalhar com maquete porque me apaixonei por animação e acabei migrando para a área de vídeo.
Em todas as áreas acontece este problema de mudanças, mas no caso de maquete as mudanças são muitas, tem gente que acha que pode projetar pela maquete 3D, ai o artista 3D fica fazendo centenas de modificações até o suposto profissional chegar no que ele quer, sendo que ele que deveria ir aprender um Revit se quer projetar em 3D.
Imagine se fosse antes do 3D, ele iria ser padeiro, porque todos os trabalhos ficariam ruins, já que não teria essa facilidade de visualização que tem hoje.
Eu trabalhei com muitos arquitetos e engneheiros bons, o melhor de todos foi o Márcio Pernambuco de Avaré, eu morei um tempo lá e este cara me ajudou muito, boa parte do que eu conheço de arquitetura, aprendi com ele.
Mas também peguei muita gente folgada e sem noção, principalmente em Sorocaba, tinha uma arquiteta lá metida a gostosa, Acho que se chamava Andréia, não lembro agora, e ela além de retardada achava que naquela época a gente podia renderizar para impressão em out-door.
Vocês sabem como eu sou né, já falei o que precisava ouvir.
Sorocaba foi bravo, peguei um outro arquiteto lá que tinha escritório em frente a uma padaria famosa de lá, onde eu comi a melhor coxinha da minha vida. :)
Então, este cara achava que a gente tinha que fazer centenas de modificações de graça, era um imbecil, devia atravessar a rua e pedir emprego na padaria. :)
E hoje em dia, do jeito que as coisas vão, a quantidade de imbecís só aumenta.
Quando pega um cara legal é gostoso de trabalhar, mas é raro.
Eu acho que só acontece com estes caras que pagam para os outros fazer, porque quem sabe fazer, quem faz as próprias maquetes ou já fez muito, tem uma ótima visão espacial e sabe das dificuldades, então, não fica pedindo um monte de modificação.
É aquele pessoal que na faculdade também pagavam para os outros fazerem os desenhos e por ai vai.
Agora, usar estes programas que ninguém conhece, que ninguém usa e que são uma ilha, na minha opnião é a pior opção e mostra que a pessoa está se rendendo aos imbecís, porque são os imbecís que devem aprender a trabalhar direito.
Não é a gente que tem que encontrar programas super limitados que vem com tudo pronto, é uma ilha, mas permite modificar fácil porque o arquiteto ou engenheiro não sabe fazer o próprio trabalho.
Abraços