Não tem erro para criar proxy...
1- seleciona o objeto, ele não pode estar agrupado, se estiver agrupado, desagrupe e use o atach do edi poly pra que fique apenas um objeto no max, de um nome pra ele;
2- clique no conta gotas do mat editor e depois no objeto, vai ser criado um multi-sub object;
3- com o objeto selecionado, clique direito e escolha V-Ray Mesh exporter;
4- em export a single file clique em browse e defina onde ele será salvo;
5 - marque a caixa "automatically create proxies e de ok que ele ja estará na cena, ai é só criar outras instâncias dele na cena (sempre instancia).
Ele sempre preserva os materiais quando é criado dessa forma. Mesma coisa se pegar o proxy de uma cena e dar um merge em uma nova, o mesmo ja virá com os materiais.
O único porém, e que precisa ter um .mat salvo é se vc for usar o proxy direto de uma pasta, via menu create/vray/vrayproxy. Ai é preciso carregar o .mat do respectivo objeto e aplicar, isso porque o proxy não guarda informações dos materiais. ;)
Qualquer coisa postem aqui. ;)