dificuldade em vista externa (mental ray)

Por: janainacmarcelo  

Em: 03/12/2007 18:03

Sou iniciante em max e uso a versão 9. já tinha feito algumas vistas externas de casas pequenas usando mental ray, apanhei um pouquinho, mas nada que fosse caso gravissimo, mas agora tive que fazer um condominio com 4 predios em um terreno de tamanho bem considerável e já estou "toda roxa de tanto apanhar" do mr. já troquei a iluminação diversas vezes, ja tentei de quase tudo mas sempre dá algum problema, ou o chão fica claro e os predios escuros, sombra "dura",etc, enfim ..... após ler vários tutoriais e na~conseguir a solução venho até vcs, pra ver se alguém pode me ajudar., ps: as texturas ainda não estão acertadas, pois nesse momento me preocupo mais com a iluminação em si ps II: Enviarei as imagens o mais rápido que eu conseguir e se alguem quiser ver o arquivo max é so me falar como faço pra postar aqui agradeço antecipadamente a quem puder me ajudar
Janaína, Na versão 9 vc deve usar as luzes mrsun e mrsky. Coloque ambas alinhadas no mesmo local e com o target tbm alinhado. A posição vc escolhe a que vc acha que ficará melhor. Aceite o mrsky como environment, que é oferecido quando vc cria a mrsky. Depois vá em Rendering>Advanced Lighting>Exposure Control e marque a opção Exterior Daylight. Isso já irá criar uma iluminação boa. Depois vc deve apenas ir acertando brilho e contraste no mesmo local da janela Advanced Light>Exposure Control. Claro que não é uma receita, mas apenas um ponto de partida. Marco.
Oi Janaína, bem vinda ao fórum. Outra opção para as sombras ficarem suave é usar as luzes do MR com a opção area habilitada, dai voçê comtrola a suavidade da sombra no samples. Posta uma imgem pra gente ver fica melhor de entender. Qual render ?
Olás muito obrigada pelas respostas. Estou postando uma imagem depois de vários testes. agora vou fazer as modificações que vocês me indicaram e vamos ver o que vai dar :D espero voltar mais tarde com ótimas notícias abraços