Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo 3D   Brasil - BA
Cidral   Curitiba pr - AC
Gaona   Brasil - AC
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Evandro Oliveira   Novo Hamburgo - AC
Vinicius92   São José do Rio Preto - SP - AC
wallace   Rio de janeiro
Andre Bucchioni   São Paulo - SP

Qual amelhor luz interna mentalray

Por: alexcpena  

Em: 17/12/2007 15:55

Ola galera blz! Estou criando um ambiente interno no mentalray pois estou tendo muito trabalho com as luzes, alguém sabe que luz eu posso colocoar? Brigadão!
O isopor é meu pastor e a cerveja não faltará.
http://alexcpena.blogspot.com/
Blz cara? Voce pode usar tambem a mr omini ou somente a omini! Isso vai depender claro do seu ambiente, porem, na maioria das vezes onde tem uma janela e tal, voce coloca uma spot mr pra ter sombra suave do lado de fora, e uma omini dentro do ambiente, so pra completar a iluminaçao e sem sombra! Entende? Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Ai Alex, você pode usar qualquer luz cara, nem se preocupe com isso. O importante mesmo é sempre usar a sombra raytrace shadows na luz que escolher. se tiver com raytrace você pode usar qualquer luz. mas é melhor usar só as luzes MR Area Omni, MR Area Spot e as luzes photometrics, porque as luzes comuns não geram sombra difusa.
Múcio
Muito obrigado Cursi Design e mucio pela força, vou tentar e posto para vcs ok! Abraços!
Olá Alex! É bem como o Múcio disse. Com o tempo vc vai ter mais tato para escolher a luz adequada para a atmosfera que vc deseja. O importante é testar todas e verificar suas vantagens e desvantagens. Agora só pra exemplificar um caso onde você deseja representar uma cena interna com luz do sol entrando pela janela, uma boa opção seria usar uma photometrica free area na janela, uma MR spot simulando o sol e uma omni bem fraquinha e sem sombra para dar um reforço na luz interna, evitando muitos samples na luz area. Dependendo da necessidade de clareamento das superfícies, vale à pena aplicar um material com um pouco de self-ilumination no teto ou nas paredes, mas pouco mesmo, tipo algo em torno de 5 ou 7. Essa "receita" funciona legal, mas vale lembrar que luzes photometricas pesam mais que luzes MR. Então resta testar e anotar os resultados.. abraço!
eduardoqf muito obrigado pela dica ja estou testando cada luz! Valeu
Alexpena se isso serve de consolo eu conheci o max a uns 5 meses e ainda não estou conseguindo iluminar direito, no video curso do André ele diz que iluminação é uma das coisas mais demoradas pra se aprender.
Oi Alex, tudo bem? Olhe sempre o tipo de luz que está tentando simular para poder escolher a luz certa, não importa a quantidade, só importa o tipo da luz. Então, imagine aqueles tetos cheios de Spots dicróicas, você pode fazer com luz Spot comum, com a MR Spot e com a Photometric Point transformada em Spot. Todas ficam boas, mas com a Spot comum não vai gerar sombra difusa, só que fica mais rápido, então, precisa balancear conforme a sua necessidade em cenas grandes, para economizar ao máximo. Num caso como este, você poderia colocar nas luzes mais próximas da câmera a MR Spot, para criar sombra difusa, e nas luzes mais distantes, no fundo da cena, você usaria a Spot comum, que não gera sombra difusa, mas é mais rápida e mais leve no render. Entende? Em cenas grandes, tente evitar o uso de muitas Omnis, porque a luz Omni na versão são 6 Spots, uma para cada lado, então, tem o custo de 6 Spots e pesa mais no render. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138759

Últimos membros registrados: dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls.

Usuário(s) on-line na última hora: 650, sendo 12 membro(s) e 638 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Nuno, Carla Franco, Leonardo, Eng Damasceno, Moura, Sergio1987, fcaraujo2000, alceu.camilo, Ricardo Paranhos, dan_df, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.