Cara, vc estragou o programa nesta cena mudando o System Units Setup, isso nunca pode ser feito, o pessoal comenta direto sobre isso aqui.
A única coisa que nunca pode fazer no Max é mudar o System Units Setup, lá tem que ficar sempre em Inches com Units = 1.
Não adianta modificar agora porque não funciona, não muda a escala da cena e dos objetos, só num arquivo zerado, como está explicado no Help do Max.
Então, para resolver vc vai ter que abrir um arquivo novo, configurar certo as unidades para deixar no sistema padrão, com Inches no Units Setup e depois vai ter que dar Merge do arquivo nesta cena nova.
É a única forma de resolver quando estraga as unidades do programa.
Nada que vc fizer nesta cena vai funcionar direito mais, porque trocou as unidades no System Units Setup.
Vc está tendo problemas com luzes porque trocou as unidades no System Units Setup e vai ter problemas com mais um monte de coisas se continuar trabalhando na cena assim.
No curso de Mental Ray aqui do site o André explica isso no primeiro capítulo, de tão importante que é, dependendo o que fizer no System Units Setup, a salada de unidades fica tão grande que o Mental Ray para de funcionar!!!!