Luz não ilumina o teto!!!

Por: Bruno  

Em: 15/03/2008 03:01

Pessoal, me ajudem, eu tinha uma cena q ate postei aqui, da sala retro me disseram pra escalonar alguns objetos pois estavam estranhos ai oq resolvi fazer.. criei um novo arquivo, refiz as paredes, usando escala real no units setup usei: metros no display, e usei centimetros no system units(default vem polegadas) ate ai td bem.. fiz a parede, e tal, e dei um merge de todos os objetos inclusive as luzes do outro arquivo pra esse.. e o outro arquivo estava em metros no display e polegadas no system.. a partir dai nao consegui + fazer a iluminação direito... o teto fica preto qnd aproximo a MR area omni dela... jah mexi em td na configuração da luz e nada muda! queria saber como posso resolver isso!!
A escala ficou perfeita. Volte system units para polegadas e vê se resolve. Se não, deleta a luz e ctia outra. Vc ligou o Final Gather? Marco.
Marco.
fala marcão, q bom q vc gostou da escala... eu qnd fiz, achei a porta mt estreita... eh assim msm???? a respeito da luz, eu jah fiz de td... deletei a luz, criei outras, criei arquivos novos com outras configurações no system units... e dei merge dos objetos dessa cena.. jah deiopen dessa cena sem exportar as unidades do arquivo... enfim!! fiz isso q vc falou e nada funcionou e qnd eu ligo o GI com o FG o teto n reflete nenhum GI.. ele soh pega GI das outras coisas.. n pega GI da luz.. (q criaria fotons brancos)... ou seja ta mt estranho! hahaah jah n sei + oq fazer!
Para mais informações, acessem meu blog: http://www.bobby3d.blogspot.com
Cara, vc estragou o programa nesta cena mudando o System Units Setup, isso nunca pode ser feito, o pessoal comenta direto sobre isso aqui. A única coisa que nunca pode fazer no Max é mudar o System Units Setup, lá tem que ficar sempre em Inches com Units = 1. Não adianta modificar agora porque não funciona, não muda a escala da cena e dos objetos, só num arquivo zerado, como está explicado no Help do Max. Então, para resolver vc vai ter que abrir um arquivo novo, configurar certo as unidades para deixar no sistema padrão, com Inches no Units Setup e depois vai ter que dar Merge do arquivo nesta cena nova. É a única forma de resolver quando estraga as unidades do programa. Nada que vc fizer nesta cena vai funcionar direito mais, porque trocou as unidades no System Units Setup. Vc está tendo problemas com luzes porque trocou as unidades no System Units Setup e vai ter problemas com mais um monte de coisas se continuar trabalhando na cena assim. No curso de Mental Ray aqui do site o André explica isso no primeiro capítulo, de tão importante que é, dependendo o que fizer no System Units Setup, a salada de unidades fica tão grande que o Mental Ray para de funcionar!!!!
Múcio
ehhhh eu percebi qnd fiz isso... jah tinha lido sobre isso... vou abrir uma cena nova... q jah vem com inches como default.. nao mexerei dai dou merge em td(menos na luz, pelo q eu entendi) e entao a luz voltara a funcionar????
outra coisa... a parede q eu construi, junto com o chão e com o teto... foram contruidos na cena com o system units setup em centimeters... a boa sera refazer essa parede neh?? assim como os rodapes foram feitos no arquivo "ruim" soh os moveis q nada mudei.. foram feitos em outro arquivo com o system units normal vo refazer as paredes o teto e o chao e o rodapé... ate pq n da mt trabalho! vamos ver como vai ficar! obrigado mucio e marcão, jah jah posto a nova imagem
Certo vamos ver como fica.Tem uma coisa se o teto e as paredes são do mesmo objeto ve se as normals não estão invertidas no teto. Se estiver separado por ID ve se não tem um material preto no teto. Abraços
bem, fiz como oq havia falado abri um novo arquivo, conferi o system units e estava em inches... td certo fiz as paredes como spline, dei um outline dps extrude de 2,7 metros.. o teto eh um box em cima da parede.. criado nos pontos internos da spline.. ta alinhada certinha... e como da pra ver continua preto, SEM O GI qnd colo o GI default, ele cria photons brancos por toda a cena.. e no chao fotons com as cores da parede e do proprio chao.. qnd aumento o raio dos photons.. a parede estoura... e o teto absorve mt a cor rosa da parede.. ficando toda rosada.. como mostra a terceira imagem com GI e FG to achando q vo ter q reinstalar o max.. pq cansei de fazer cenas usando GI e nunca fico assim como teto preto.. minha imagem anterior... da sala retro nao tem teto preto e a config de GI eh bem simples! se alguem souber oq posso fazer sou todo ouvidos ahahaha pq estou ficando desesperado!!!!!
pra complementar os materias da parede sao arch & design a parede eh um Matte simples.. sem reflexo... da cor rosa idem o teto, soh q branco... a luz eh uma MR area omni com valores originais.. (jah tentei alterar valores de Luz e de GI mas nada muda) nessa imagem o GI e padrao, soh mudei o raio dos photons de 0,025 pra 0,1... (4x maior) e o FG eh o Medium.. configurações essas q na minha imagem anterior(antes de escalonar td, mudar o system units e etc) funcionava perfeitamente... usava o gi assim e sempre rolou tranquilo..
pra mostrar como estava funcionando o meu GI e o FG... essa eh a cena original! o teto branco.. sem o rosado da parede... dps q eu abri o arquivo e mudei o system q nada + funcionou! nem arquivos começados do zero

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 505

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.