Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Beckman3D   São Luis
bender   Lajeado-RS - RS
Noemi   Marília - AC
Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

Renato   tucurui
ROBICO   ilha do Marajó - PA
Menezes Neto   Campina Grande - PB
Valmor   Blumenau-SC - SC

Telhado melhor maneira

Por: amoliv  

Em: 16/03/2008 12:24

Qual a melhort maneira de modelar um telhado, economizando tempo, memória e sem perder na qualidade? Tenho modelado na "unha", mas gasta muito tempo de render, tenet alguns mapeando mas não achei qeu ficou legal, gostaria de otimizar esta fase do trabalho contatndo com a ajuda de voces. Obrigado.
Cara, na minha opiniao a melhor maneira é modelando a telha mesmo! Aqui no forum na seçao tutoriais tem um tutorial sobre isso da uma conferida la! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Ai cara, para ficar bom tem que modelar mesmo, este negócio de usar displacement é para ver bem de longe, porque não fica bom. Só que tem muitas formas de modelar, eu acho que o mais fácil é modelar uma telha e distribuir com o Array, fazendo um plano bem grande de telhas. Depois vc copia este plano, coloca na inclinação do telhado e corta o que sobrar com o quick slice, é fácil e rápido. Mas para ficar leve tem que ter mais trabalho, tem que apagar as faces de baixo de todas as telhas, deixando só no beiral. Fazendo isso, o peso de cada telhado cai pela metade e não muda nada no visual.
Múcio
dá pra fazer uma sequência de telhas com o array, deletar a parte de baixo e depois completar o plano do telhado com o array já nas telhas sem a parte de baixo, facilita bem o trabalho. ;)
é verdade, dá para fazer dois tipos de telha, um normal e outro faltando a parte de baixo. Ai usa a que precisar para fazer a fileira com o Array, deixando só no beiral com a telha normal. Ai vai rápido e já sai otimizado. o único segredo é não juntar as telhas todas de uma vez só com o attach, porque vai depender de muita RAM e vai fechar o max na sua cara. Vai juntando de pouquinho com o attach, de 30 em 30, de 50 em 50 vê ai que depende da máquina. Depois que tiver tudo junto você corta o que sobra com o quick slice
Múcio
bom...será que rola de transformar a telha "matriz" em proxy? abraços
Soluções em ilustração & design www.rodrigocbraga.com
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos!! :D Rodrigo Braga: ola Rodrigo!! tudo bem? olha so cara; eu não aconselho a transformar uma telha somente em proxy ok??e muito melhor vc modelar uma telha somente e distribui-la pelo plano com o array como os nossos amigos e colaboradores nos falaram ok?depois de todo o conjunto de telhas modelados vc converte as telhas(conjunto como um todo) em proxy ok?porque a extensão como um todo ira ficar com pouca divisão vlw?? mas se nao quiser usar os recursos próprios do Max então vc pode aplicar um "script" que tem aqui na sessão de downloads da familia 3d1 que basta vc dar um clique no comprimento e outro na largura que ele cria as telhas pra vc ja modeladas;o script oferece a vc 03 tipos de telhas e muda ate as distancias de umas pras outras conforme a sua necessidade!! ele e rodado pelo run script do Max vlw?? mas ele cria somente uma fiada ok? se quiser as outras e so copiar com o "instance" porque as modificações feitas em uma automaticamente serão feitas nas outras blz? Espero ter ajudado na sua duvida e seguimos em frente... 8:) :) A seguir eu coloco o link pra vc baixar o script se quiser ok? o nome dele e Teto automático!! ;) espero ter ajudado cara!! abraços... amoliv: http://www.tresd1.com.br/scripts.php?t=12919 ( link do script teto automático) "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Bem Lembrado esse script Danilo! Mesmo com o script do max e mesmo tendo modelos feitos em biblioteca como eu fiz os meus próprios no max mesmo para distribuir no telhado, a melhor maneira de fazer um telhado é com o pligin para autocad chamado "active3d" da empresa brasileira GRAPHOS. Ele faz o telhado e o madeiramento completos e automaticamente. Criar e modificar é bem simples e rápido. O problema é que ele não trabalha de forma inteligente para deixar o arquivo leve, sem as faces inferiores nas fileiras onde a face inferior não aparece como podemos fazer no max. Mas isso fica tranquilo se colocar-mos visualização em "box". Usando o max 64 bits nem vai precisar ativar nenhum recurso de gerenciamento de memória nem nada. O Revit building apesar de não fazer o telhado automático, também pode facilitar bastante o processo de modelagem até o madeiramento com o BEAN SYSTEM. Já me falaram que o ADT pode ser "turbinado" com um plugin para telhado automático. Quando essa novidade chegar no revit vai ser muito bom. abrs!
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos!! :D eduardoqf: meu amigo arquiteto Eduardo!! tudo bem?? cara que dica fantástica esse do cad meu rei! te confesso que essa ai eu não sabia!! huahuahua! ;) como trabalho com o Max e o Autocad então esse plugin da empresa "GRAPHOS" realmente deve fazer verdadeiros milagres e deve me quebrar um galho danado!!...hehehe! :) mas como vc mesmo falou pode ser que ele fique pesado um pouco na viewport se nao souber configura-lo corretamente ne??mas isso a gente sempre da um jeitinho aqui e acola!! Um abraco cara e muito obrigado pela dica que vc passou pra todos...vlw!! 8:) :-P "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Fala danilo! Pois é cara, na verdade esse plugin é um concorrente do revit building. O legal dele é que supre a necessidade do mercado brasileiro. Pois ele faz o cad funcionar com a tecnologia BIM e tudo já é criado dentro nas normas nacionais. Os layers já vêm no padrão ASBEA e as possibilidades de telhados atendem ao regionalismo tbm. O que podemos fazer é criar o telhado no cad (com o plugin) e depois de importar para o max dar uma reduzida nas faces desnecessárias, atachando tudo em seguida.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 649, sendo 11 membro(s) e 638 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Weslley, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Moura, Daniel Monteiro, Hot, Carla Franco, TadeuB79, Fernando Cunha, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.