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Teste com Photometrics Lights

Por: Resende de Minas  

Em: 22/03/2008 12:42

E aí pessoas? Blz? Sempre usei V-Ray Lights em meus estudos, agora vendo um tutorial, resolvi experimentar as famosas luzes fotométricas.... To postando a fase atual deste estudo, mas já vou logo adiantando algumas falhas que to percebendo. Os pilares estão só encostados no forro, tenho que transpassá-los pra que não dê passagem de luz. O piso á com muito gloss e o bump tá absurso. Nas cadeiras e nas portas o alumínio tá estouradaço. Bom, acho que tudo isso é reflexo de talvez um erro meu: deixo sempre a opção Difuse marcada no setting das luzes. Então, deixo sem nada, nem difuse nem especular? E na Direct? Como fica? Bom, valeu aí gente. Se puderem me clarear as idéias eu agradeço. Ah, outra dúvida... sabem me dizer pq em umas áreas deu noise e noutras não?
Oi Ricardo, então, eu acho que tem de haver um estudo de projeto luminotécnico antes, se o arquiteto/cliente não enviar, então merece um trabalho pessoal, isso se busca referencias na internet e até mesmo fazendo um estudo sobre o assunto. Você só colocou luzes nas arandelas? São arquivos IES especificos pra elas? A forma como elas estão iluminando a cena está estranho, além de estarem muito frias (tudo branco)... Qual é o color mapping que vc está usando? Eu aconselho a usar o reinhard e baixar apenas o valor do burn value para diminuir os estouros, aqui valores entre 0,4 e 0,25 são o suficiente. Posta as suas configurações e até mesmo um wireframe com as luzes pra gente dar uma olhada. ;)
Olá HAWF, segue um novo render, agora usando Reinhard (muito melhor, sem comparação, valeu!). E com diminuição do valor das Free Point das arandelas. Coloquei um pouco mais de amarelo no restante (free points) r=255 g=255 b=230. Não estou usando arquivos IES, mesmo porque não os conheço bem pra diferenciar qual usar em cada caso. Agora teve uma arandela que refletiu as mesas... O lance é que pelo tutorial que aprendi a fazer elas ficarem assim, fala que tem usar o reflection quase no máximo de branco. Tá certo isso ou tem algo menos radical?
Parece que vc está usando bastante luz environment, deixe ela baixa, vai sair esse aspecto lavado da sua imagem. Com relação aos reflexos, use normalmente, não precisa ser extremamente branco. Dá uma olhada nesse tópico, eu postei um link para o site da erco que tem um guia de iluminação que ensina bastante coisas: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=33012 O problema nas suas luzes é exatamente a falta de IES's, pra trabalhar com elas vc pode usar point lights.
Olá HAWF, Tive alguns progressos na minha cena, creio eu, rsrs. Desta vez não me preocupei muito com as texturas, mas com a iluminação (apenas uma V-RayLight como luz do sol e usei HDRI no GI). Dá uma olhada. P.S. Photometrics é legal, mas bem mais difícil, rs...
ué, desistiu das photometrics? :D Vray light como luz do sol? hmmmm isso deve pesar no render, eu usaria uma vray sun ou uma direct na pior das hipoteses. rs Volta pras phototometrics cara! Apaga o environment e a sun e tenta iluminar a cena com as photometrics nas arandelas, é um trabalho meio chato mas depois que você pegar o esquema vai acabar gostando. Dá uma lida geral naquele guia que eu postei em outro tópico, até vou por aqui para ficar registrado e facilitar a busca. http://www.erco.com/en_index.htm?http://www.erco.com/guide_v2/startseite/general/start/en/en_start.htm Olha o exemplo pro que vc precisa: http://www.erco.com/en_index.htm?http://www.erco.com/guide_v2/guide_2/indoor_ligh_91/wall_mounte_1677/en/en_wall_mounte_light_1.htm EDIT: Tem algo sem material na sua cena, o objeto que está emitindo aquele color bleed verde, coloca um material branco nele. ;) Uma outra coisa, para facilitar os testes de iluminação, coloca um material cinza médio em tudo, sem reflexos, o tempo de render será bem menor. ;)

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