Então gente, este é um assunto polêmico, porque muita gente experiente não trabalha certo com unidades no Max e não entende que tudo nele é em polegadas, ainda mais quem vem do AutoCAD e está acostumado com o sistema dele.
O Max é um programa artístico e tem concepção totalmente diferente do AutoCAD.
Existem muitas formas de trabalhar "em escala" dentro do Max e vai funcionar, vai bater com a planta feita no AutoCAD, porque vai estar na proporção e é isso que importa.
Se está na proporção vc pode colocar em qualquer escala.
Só que no Max só tem uma escala real, que é polegadas.
Tudo no programa vem configurado com polegadas e quem muda o sistema no mínimo diminui a produtividade, porque tem que ficar configurando um monte de coisas que não precisava e isso acontece em todos os recursos do programa.
Também tem formas de provar isso, por exemplo, criando uma sala de 3 x 4 e colocando uma luz Photometric sem mudar nada na configuração.
Se renderizar e ficar tudo branco, é porque o projeto está minúsculo, é como colocar uma luz de 60 velas numa caixa de fósforo.
Se renderizar e ficar normal, está na escala certa ou próximo disso.
Outro teste, faz uma parede com um vão no tamanho padrão pra uma porta, cria a porta primitiva do max e veja como fica sem mudar nenhuma configuração nela.
Se a porta já ficar certa no vão, está na escala certa, se tiver que modificar qualquer coisa pra porta ficar certa, está na escala errada.
Seguindo este exemplo da porta dá pra perceber o transtorno que vai ter trabalhando em escala errada, porque em todos os recursos vai ter que fazer esse monte de configurações que fez na porta pra ajustar, porque as configurações padrões não vão servir.
Quem tem muita experiência no max pode trabalhar assim, porque vai saber o que configurar de cada recurso que usar pra ficar certo, mas no mínimo prejudica a produtividade.
Quem não tem experiência fica tendo problemas com um monte de coisas bobas porque não sabe o que configurar e não precisaria passar por isso.
Como todos estes valores estão pré configurados para polegadas, tem que trabalhar em polegadas.
Só que a gente está acostumado com escala métrica e não dá pra trabalhar em polegadas.
É ai que muda só o Display do Units Setup para Metric>Centimeters.
Ai o Max converte os valores de polegadas para centímetros, vc continua trabalhando em polegadas pra ficar tudo mais fácil, mas o max mostra em centímetros pra vc.
Não é bom usar metros porque é muito distante de polegadas e na conversão os valores ficam muito pequenos e causam problemas, e se tiver que mudar alguma coisa no System Units Setup para arrumar, já está errado, porque NUNCA se muda nada no System Units Setup.
Quem trabalha com o Mental Ray e muda para metros sem modificar para 4 casas decimais, vai zerar parâmetros importantes e a pessoa vai ter problemas com alguns recursos.
Um exemplo são os steps do shader parti volume, vai vir zerado no min steps e vai fazer o render demorar muito sem necessidade.
Se a pessoa não sabe que não pode ser zero ali, acaba achando que é normal demorar assim.
No Max tem que pensar em centímetros e não tem o menor problema de desenhar a planta em metros no autocad.
É só marcar a opção Rescale na hora de importar e escolher a unidade que desenhou no autocad, no caso meters.
Ai chega perfeito em escala real dentro do Max.
Mas tem que ter deixado o System Units Setup no padrão, com Units = 1 e Inches na lista.
Só mudando o Display para Metric>Centimeters.