Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael Reis   Rafael Reis - AC
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ericki7   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

estebanXRK   Brasilia - DF
ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC
Heryi   brasil
Magiste   São Paulo - SP

escala

Por: marcioul  

Em: 26/03/2008 19:12

olá Comprei o de do mental ray, que por sinal é muito bom... Na video aula o Andre fala pra manter o sistema de escala sempre padrão, para que as configurações do MR possam sempre estar batendo. E se eu quiser fazer uma parede de 2,0m x 0,2m x 3,0m? Escrevo assim mesmo? Dsculpa a pergunta idiota, por que isso ta me calsando mó duvida... rsrsrsrs
é cara para quem gosta de trabalhar em escala é primordial trabalahr come ele calibrado Para calibrar e valer que 1 medida é 1 metro vc tem que fazer o seguinte , la em cima vc vai clicar em customize>units setup Ai em units setup vc marca a opçao metric,e clica no botao systen unit setup ai vc vai ver que ele esta atribuindo 1 medida 1unit=XX esse valor ele da em polegadas (inches) vc tem que passar ele para metros(meters) e o valor do xx vc poem 0,025 ( que representa uma polegada) e de Ok e pronto vc escalonou ele de polegadas para metros agora quando vc fizer uma parede de 1 metro ela sera de um metro Espero que eu tenho ajudado , e se eu falei merda alguem corrija a vontade
pow, té sei colocar pra metro... rs se eu mudar pra metros, nun vai aletrar a minha configuração no mental ray? pq no inicio da video aula do andre le fala q muito important manter na configuração padrão o sistma metrico... valew
Cara, não faça isso que o Fábio disse!!!! É a pior coisa que vc pode fazer no max, vai estragar ele e nada vai funcionar direito. Se funcionar, dependendo da modificação que fizer no System Units Setup, tudo será mais difícil pra você. Nunca pode mudar nada dentro do System Units Setup, o max foi feito em polegadas e só funciona certo em polegadas, como o André explica no curso. Eu também fiquei intrigado com isso e mandei um email pra ele na época. Ele me disse que a forma que ele explica lá é usando a forma mais comum que o pessoal trabalha no Max, tratando 1 unidade genérica como 1 metro. Mas dessa forma é mais difícil, por isso que ele explica deste jeito, para dar os problemas que dá com todo mundo e mostrar como resolver. Mas para trabalhar mais fácil e sem nenhum problema, com tudo dando certo de primeira, é só entrar no Customize>Units Setup e trocar para Metric, sem mudar nada no System Units Setup. Ai o Max continua trabalhando em polegadas mas mostra os valores na escala métrica pra vc. Ai vc escolhe centímeters na lista do Metric, porque não é bom trabalhar em metros no Max, fica muito distante de polegadas e obriga a pessoa a usar muitas casas decimais, no mínimo 4. Quem não tem experiência e muda pra metros encontra um monte de problemas, porque os valores que são pequenos em polegadas ficam zerados quando convertidos para metros. Então tem que pensar em centímetros quando estiver no Max. Desse jeito vai estar na escala certa do programa, porque se mudar como o Fábio disse não vai ficar na escala certa e ainda vai estragar o programa, tem coisas que vai aparar de funcionar e tudo que usar vai dar errado, vai ter que configurar um monte de parâmetros do recurso para poder funcionar direito. Trabalhando como eu disse tudo que aplicar vai funcionar de cara sem ter que configurar nada, porque os valores padrões que vem nos parâmetros já vão estar bons.
[quote:b4dc879112]Quem não tem experiência e muda pra metros encontra um monte de problemas, porque os valores que são pequenos em polegadas ficam zerados quando convertidos para metros. Então tem que pensar em centímetros quando estiver no Max. [/quote:b4dc879112] entao , se nao me engano , eu mexo no units setup por isso , eu trabalho diretamente com metros e nao da nenhum problema , consigo inclusi importar uma planta direto na escala do Autocad sem problemas e etc ...e ate aonde eu entendi , se vc trabalhar usando o standar metrico dele vc vai estar desenhando em polegadas , entao se vc jogar que uma parede tem um metro ,na verdade ela nao ta com um metro e sim uma polegada ...pelo menos isso é o que eu entendi neh[/quote]
marcioul, Vc pode deixar o max com medidas genéricas e pensar em metros. Aí para fazer a parede voce faz como digitou em sua mensagem. Mas o ideal é pensar em cm e usar 200, 20 e 300. Vai ficar melhor. Em pouco tempo vc acostuma. Eu modelo no cad e já me acostumei a modelar em cm. Marco.
Marco.
Ai Fábio, desculpa cara, não queria te ofender e quando falei de não ter experiência, não era com relação a vc. Eu queria dizer que quando não tem experiência e muda para metros no display, valores pequenos ficam zerados e a pessoa precisa ter experiência pra saber que aquele valor não pode ser zero, se não fica dando problema e a pessoa não sabe porque. Desculpe mesmo, mas vc está enganado nas suas conclusões, vc acha que está trabalhando em escala real dentro do max e não está, pode até conseguir transformar a escala da planta do autocad na escala que está usando no max e fazer dar certo, mas não está em escala real dentro do max, porque a única escala real dentro do max é em polegadas. Ele não muda o sistema como um soft de CAD, sempre permanece em polegadas, mesmo quando vc muda lá no system units. É por isso que dá um monte de problemas, vc acha que não tem problemas, mas tem um monte que faz vc ter que configurar parâmetros dos recursos para poder ajustar na sua escala, mas quem trabalha certo não precisa configurar estes parâmetros porque já fica certo com os valores que vem por padrão. Tem um tópico aqui que o André postou mostrando vários problemas que acontece com quem faz isso que vc faz, mas eu não encontrei pra postar o link aqui. Um deles é a sombra raytrace, que aparece distante do objeto no scanline, outro é cortar objetos na view da câmera quando aproxima muito. Se vc usa o Mental Ray, ele pode nem funcionar direito com estas configurações que vc fez. Na boa, procura os tópicos sobre isso aqui no fórum que vc vai ver. Nunca pode modificar nada dentro do system units setup
Então gente, este é um assunto polêmico, porque muita gente experiente não trabalha certo com unidades no Max e não entende que tudo nele é em polegadas, ainda mais quem vem do AutoCAD e está acostumado com o sistema dele. O Max é um programa artístico e tem concepção totalmente diferente do AutoCAD. Existem muitas formas de trabalhar "em escala" dentro do Max e vai funcionar, vai bater com a planta feita no AutoCAD, porque vai estar na proporção e é isso que importa. Se está na proporção vc pode colocar em qualquer escala. Só que no Max só tem uma escala real, que é polegadas. Tudo no programa vem configurado com polegadas e quem muda o sistema no mínimo diminui a produtividade, porque tem que ficar configurando um monte de coisas que não precisava e isso acontece em todos os recursos do programa. Também tem formas de provar isso, por exemplo, criando uma sala de 3 x 4 e colocando uma luz Photometric sem mudar nada na configuração. Se renderizar e ficar tudo branco, é porque o projeto está minúsculo, é como colocar uma luz de 60 velas numa caixa de fósforo. Se renderizar e ficar normal, está na escala certa ou próximo disso. Outro teste, faz uma parede com um vão no tamanho padrão pra uma porta, cria a porta primitiva do max e veja como fica sem mudar nenhuma configuração nela. Se a porta já ficar certa no vão, está na escala certa, se tiver que modificar qualquer coisa pra porta ficar certa, está na escala errada. Seguindo este exemplo da porta dá pra perceber o transtorno que vai ter trabalhando em escala errada, porque em todos os recursos vai ter que fazer esse monte de configurações que fez na porta pra ajustar, porque as configurações padrões não vão servir. Quem tem muita experiência no max pode trabalhar assim, porque vai saber o que configurar de cada recurso que usar pra ficar certo, mas no mínimo prejudica a produtividade. Quem não tem experiência fica tendo problemas com um monte de coisas bobas porque não sabe o que configurar e não precisaria passar por isso. Como todos estes valores estão pré configurados para polegadas, tem que trabalhar em polegadas. Só que a gente está acostumado com escala métrica e não dá pra trabalhar em polegadas. É ai que muda só o Display do Units Setup para Metric>Centimeters. Ai o Max converte os valores de polegadas para centímetros, vc continua trabalhando em polegadas pra ficar tudo mais fácil, mas o max mostra em centímetros pra vc. Não é bom usar metros porque é muito distante de polegadas e na conversão os valores ficam muito pequenos e causam problemas, e se tiver que mudar alguma coisa no System Units Setup para arrumar, já está errado, porque NUNCA se muda nada no System Units Setup. Quem trabalha com o Mental Ray e muda para metros sem modificar para 4 casas decimais, vai zerar parâmetros importantes e a pessoa vai ter problemas com alguns recursos. Um exemplo são os steps do shader parti volume, vai vir zerado no min steps e vai fazer o render demorar muito sem necessidade. Se a pessoa não sabe que não pode ser zero ali, acaba achando que é normal demorar assim. No Max tem que pensar em centímetros e não tem o menor problema de desenhar a planta em metros no autocad. É só marcar a opção Rescale na hora de importar e escolher a unidade que desenhou no autocad, no caso meters. Ai chega perfeito em escala real dentro do Max. Mas tem que ter deixado o System Units Setup no padrão, com Units = 1 e Inches na lista. Só mudando o Display para Metric>Centimeters.
Múcio
@supermax Magina cara de forma alguma vc me ofendeu ou eu me senti assim , forum é para discuçao mesmo , e acredito que essa é uma otima forma de aprender. Entao , ate aonde eu entendo quando eu mudo aqueles valores no unit setup eu passo ele para 4 casas decimas , entao ao invez de digitar 100 para fazer um metro eu digito apenas 1 ou seja , eu estou escalonando ele realmente. Mucio , eu jah tinha feito esses dois testes , o da luz photometric e com blocos que tinhao sido modelados em polegadas ,e eles vierao na escala certinha ;). Mas quanto ao mental ray eu jah nao sei , nao uso muito ele , eu costumo usar o V-ray e o scanline...gosto muito de renderizar no scanline ,é mais "raçudo" :D obrigado pelas respostas , espero que tenha te ajudado marcioul

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138766

Últimos membros registrados: LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df.

Usuário(s) on-line na última hora: 546, sendo 12 membro(s) e 534 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LEANDRO.AUGUSTO, Ronaldo Junior, Eng Damasceno, heliocrispim, Nuno, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, Celso Borttoloto, Sergio1987, Leonardo, Eduardo Ramos, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.