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script ambient occlusion

Por: Broks  

Em: 14/04/2008 19:01

Olá pessoal , baixei aqui aquele script que rende a cena inteira e não um objeto apenas em abient occlusion , muito bom de se controlar o AO , porém toda minha cena fica com um material acinzentado , todas as texturas desaparecem , alguém sabe o que pode estar acontecendo? valeu!
Se você aplicou o material com o AO no material override das setagens do render, todos os objetos vão ficar com essa aparência, pois essa opção aplica em todos os objetos da cena esse material, se pretende voltar a ver os materiais, basta tirar a seleção dessa opção.
Site sendo reformulado!!!
Ao Broks, pega o material arch&design que já vem com ambient occlusion embutido, ai fica fácil e bonito. Sai tudo direto no render com materiais, texturas, GI e ambient occlusion. Outra forma é colocando o shader de ambient occlusion do diffuse do material e controlar a cor pela cor dele. Não conheço este script que vc disse, mas com certeza estes shaders do mental ray são melhores, dá uma olhada neles.
Olá pessoal! Vou aproveitar o tópico para perguntar o que é melhor em termos de controle? Renderizar com o AO do material, ou renderizar um pass de AO no override e outro render normal misturar as imagens no PS. Quando uso o AO do material, o render demora um pouco mais e nem sempre fica com o ajuste perfeito. É como usar o glare direto pelo render. Fica legal, mas fazendo pelo PS fica bem mais fácil de ajustar o ponto exato sem ter que renderizar tudo. vlw!
Ae eduardo, acho que é mais fácil renderizar um pass de AO e depois compor no PS, pois você tem mais facilidade em escolher onde deve ficar mais evidente o AO e controlar sua intensidade. Pois se renderizar direto com AO no material, depois se não gostar tem que mudar a setagem e renderizar de novo. Bom, pelo menos esse seria meu ponto de vista... hehehe... Abraço cara!!!
Site sendo reformulado!!!
Pessoal , eu uso Vray e não coloquei nenhum material AO em override , o script abre uma nova janela de render , ali vc ajusta o AO e clica em render ,pronto! toda a cena fica com AO e é exelente sua qualidade muito melhor de se controlar do que o Vray dirt , só que toda a cena fica com o mesmo mateial oque anula tudo
É assim mesmo, Broks. É que vc tem que pegar essa imagem com o AO e compor no Photoshop ou After usando o modo Multiply. Umas das utilidades do Ambiente Occlusion é firmar as áreas escuras do GI. Um abraço,
Desculpa a burrice..rsrsrs! Mas esse multiply do PS é o mesmo que mesclar duas camadas usando a transparência, como fazemos com o glare?
Ai Eduardo, é pior fazer o passo de ambient occlusion separado porque pode dar problemas em alguns objetos, pra evitar isso tem que colocar um material de ambient occlusion em cada objeto em vez de usar o material override, ai fica trabalhoso e pode ser que valha mais a pena fazer direto no material. tipo assim, se tem uma sanca de gesso com luz dentro, quando renderizar com AO vai ficar escuro nessa sanca e quando compor no photoshop vai estragar a iluminação da sanca, tinha que colocar AO só do lado de fora e deixar sem do lado de dentro pra não ficar escuro. No material vc já vai configurando isso com os outros recursos. o negócio do multiply é um filtro que faz a mesclagem só do que é preto, ai a parte escura do AO aparece na imagem e a parte branca some mostrando a imagem original. com o glare tem que compor com o Add, no photoshop é screen ou soft light, ai ele só mescla o que for branco na imagem, o que for escuro ele deixa transparente e aparece a imagem original. o multiply é o oposto do screen
Então pessoal , posso concluir que o script não executa mesmo o AO na cena como ela é na verdade com todas as suas texturas? Na verdade não tenho a intenção de usar o recurso de composição , desejo testar o script fazendo numa paulada só o AO em toda a cena , como o amigo colocou, sei que existem alguns inconvinientes como o citado da sanca e as luzes , mesmo assim acho muito útil o script por sua facilidade e qualidade , isso evidentemente se ele cumprice a função corretamente , alguém já o testou?

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