Sketchup para Mental Ray

Por: EsdrasHS  

Em: 19/05/2008 20:56

Gostaria de saber se é possível importa um arquivo desenvolvido no Sketchup para o Mental Ray? Pois utilizo bastante o Sketchup e gostaria de integra-lo ao Mental Ray que ainda não utilizo. Obrigado
Dá sim cara, é até fácil, vc abre o modelo no 3ds max e pode renderizar com o mental ray. pode colocar os materiais e luzes dele na cena pra criar uma imagem bem real. semana passada saiu um link na capa da 3D1 de um script pra importar modelos do sketchup, é melhor que a importação normal, porque vc pode modificar o modelo no sketchup e dar update no max respeitando tudo que já fez. olha o link do script ai: http://www.mirarkitektur.com/?menu=softwares&categorie=maxscript
Eu testei o script, e não funcionou, estou usado windows vista, e max 9. Iria adorar se funcionasse, porque ter que mecher na geometria pela max é terrivel. E voltar e fazer a modificação no sketchup e retornar ao max perdemos todo trabalho. Olha esse trabalho que eu fiz: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34661 Adorei essa integração com sketchup e max. Se for exportar em 3ds, ele salva as texturas numa pastinha junto com o arquivo 3ds. Mas as texturas não ficam linkadas junto, ele perde os caminhos. Para resolver isso, basta copiar elas para a pasta maps do max, ou (como eu prefiro) ir (no max) em customize, custumize user paths, external files, add... e indica a pasta onde as texturas estão. Não esquece de ir no units setup e configurar para centimetros a unidade padrão. Pra nao precisar ficar configurando toda vez que abre o max, salva um arquivo vazio com as unidades como você quer na pasta de arquivos padrão do max com o nome maxstart.max, dai ele sempre abre esse arquivo quando inicia. Claro que você modelou em centimetros no sketchup. Outra dica é na opções de exportação em 3ds no sketchup voce selecionar Full Hierarchy no menu, desselecionar tudo exceto "Export texture Maps" com opção "Preserving texture cordinates." Se você criou câmeras no cena no sketchup, você pode ter elas exatamente na mesma posição selecionando "Genarate Cameras from pages". Também é importante durante a modelagem criar os objetos com nomes corretos, porque isso ajuda quando você vai atribuir materiais na cena no max. Eu também gosto de agrupar dos objetos, não deixo nada desegrupado, deixo tudo dentro de uma hierarquia. Outra coisa importante, tem que tomar cuidado com vidros, porque eles muitas vezes ocupam poligonos exatamente na mesma posicão de um outro objeto. Dai quando renderiza no max aparece problemas. Sempre que algum objeto ficar com faces falhadas, com dois materiais competindo o mesmo espaço, pode ter certeza que tem dois poligonos de objetos diferentes no mesmo local. Abraços.
Outra coisa: Como renderizo com mental ray, converto todos os materiais para mental com um script que tem aqui no site, para converter materiais standart e do vray para archdesign.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 259

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.