Efeito glow ou Glare no Vray

Por: Zichtl  

Em: 28/05/2008 16:21

"marcola" disse: Esse plug-in pro PhotoShop é comercial ou é de graça? Porque se for comercial fica complicado pra quem quer trabalhar na legalidade com o V-Ray, fora o custo do render ainda tem que depender de vários plug-ins de outras empresas pra fazer tudo que precisa. Aqui no Brasil as pessoas não se importa muito com isso, mas se for uma empresa séria o custo começa a ficar proibitivo!
O que é 59 dolares por um plugin? Vamos supor que em uma imagem que você faça, vai faturar 1200 reais, ja paga o plugin. E quanto mais você vai ganhar com o uso do mesmo? Não que a entrada de trabalho dependa do mesmo, mas vai melhorar a qualidade dos mesmos e consequentemente surgirão novas oportunidades. Acho que o investimento é bem pouco para o retorno que se tem, qualidade nos trabalhos. Sem contar a produtividade que você ganha. Eu sei que é complicado se manter legalizado aqui no Brasil, mas tem como, o problema é que ninguém quer investir, só querem ganhar. É questão de cultura. Um exemplo são os archmodels, archinteriors e archexteriors da vida. Tem um monte de gente que baixa da internet piratão, ganham uma boa grana com o uso dos mesmos e não se importam em comprar a versão original, que é bem acessível e digamos, quase de graça. Por que se você for contratar um modelador para fazer 3/4 sofas ou cadeiras, vai sair o mesmo preço de um dvd da biblioteca. Eu tenho um amigo que foi recentemente para a Escócia e no estúdio onde ele trabalha é TUDO legalizado, estavamos fazendo as contas estes dias, somando os valores de licensas de softwares que eles tem lá e ultrapassou os 400 mil dolares. Um valor bem alto para nós, mas ao menos eles evitam problemas com a fiscalização que chega a visitar o escritório deles 3/4 vezes no mês. Tem muitos estúdios aqui no Brasil que tem faturamento mensal/liquido que ultrapassa os 50mil reais e não se importam em comprar ao menos UMA licensa de 3ds max ou PhotoShop.
concordo com as palavras do HAWF.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
Se o plug-in é baratinho ajuda bem, é que eu vi o hawf indicando outro plug-in em outro tópico pra fazer um negócio que o V-Ray não fazia e começei a achar que eram muitos plug-ins pra poder trabalhar direito. Concordo completamente com as palavras do half sobre a mentalidade do brasileiro, que sempre quer levar vantagem em tudo. Mas não acho que os archimodels são acessíveis, acho que está totalmente fora da realidade brasileira. Porque custa 99 euros cada CD com 40 modelos e tem mais de 50 CDs. Se fosse comprar todos daria mais de 5000 euros. O euro tá 2.60 reais, daria mais de 13 mil reais só em modelos. Acho que exageraram, cada CD não poderia passar de 40 euros aqui no Brasil. Com esse preço eles motivam a pirataria
Doutor Ego
Marcola, não podemos pensar em Reais. Eles vivem na Europa, lá tudo é pago em Euros. Você não acha acessível pagar 260 reais (chutando alto, 300 reais com o frete) por um dvd que tem em média 50 modelos devidamente texturizados? Supondo que você seja somente modelador, quanto cobraria para fazer uns 10 modelos como os deles? São pesados sim, mas não podemos negar que são de alta qualidade. É só fazer uma pesquisa no turbosquid por modelos semelhantes e ver quanto é cobrado por apenas 1 modelo. ;) E tem muito estúdio que na hora do aperto vai la e compra. Esse lance de plugins para o V-Ray é porque estúdios desenvolvem "in house" e depois decidem vender, quem sabe programar cria muitas coisas usando a SDK do V-Ray que é disponível para usuários licensiados. Um exemplo são esse russos que estão desenvolvendo volume shader e ja tem até uma versão do V-Ray pra Holdini. http://www.xn--d1abb4ane.com/blog/archives/78
Oi Hawf, eu concordo com você que se olhar por esse lado está até barato 300 reais em 50 modelos bem feitos e bem texturizados. Eu cobraria bem mais pra fazer o mesmo, mas pensando nos escritórios de arquitetura nacionais, quebra os caras se tiver que pagar 13 mil reais só em modelos pra poder ter tudo legal. Ai vai mais 7 mil da licença do max se for usar 1 só, e mais 1000 dólares da licença do v-ray se for usar um só. Quebra o escritório antes de abrir. Se for contar todos estes plug-ins que também precisa ter pra fazer todos os efeitos no v-ray, fica inviável comparando com o Mental Ray que já vem no Max, tem todos estes recursos sem depender de plug-ins dos outros e não precisa comprar nada. Pra quem quer trabalhar na legalidade eu acho que faz uma grande diferença ter que comprar tudo isso a mais
Doutor Ego
Mas então, eu acho que não precisa comprar tudo de uma vez só, eu não fiz isso, ainda estou comprando aos poucos, acho que é a única forma de se estar legalizado e eu nem tenho empresa constituida, o que importa pra mim é o suporte que é dado quando se tem o software original e também o respeito que se tem perante a estúdios internacionais, eles prezam muito por isso. Confesso que não me arrependo nenhum pouco pelo dinheiro que está sendo investido, eu ja poderia ter uma mini farm com uns 5/6 quads, mas essa é a minha próxima meta. :D Ahhh Zichtl, desculpa pelo off topic aqui, mas acho que esse assunto traz algo de bom para todos da comunidade. ;)
Eu admiro muito a idoniedade do Hawf. Nem parece que o cara é brasileiro. Ninguém pensa assim aqui, como ele mesmo falou tem escritórios grandes que faturam alto e usam tudo pirata. Achei legal esse tópico, mesmo saindo do foco central que era o v-ray não fazer o efeito de glare. Porque ficou comprovado que o problema do Brasil é fiscalização, se lá na Europa os escritórios recebem fiscalização 3 vezes por mês. Imagine se aqui recebesse 1 vez a cada 3 meses, já seria o suficiente pra acabar com a pirataria, pelo menos dos grandes. O pior disso tudo é que quem trabalha na legalidade fica em desvantagem, tem bem menos lucro e adia o investimento em equipamento porque investiu muito em soft. É ai que num país como o Brasil acaba sendo melhor ainda usar o Mental Ray se quiser se manter na legalidade.
Eu também admiro a integridade do hawf, se todo mundo fosse assim o Brasil era grau de investimento AAA igual a frança, eua, alemanha e canada, mas estamos comemorando o BB- (: Aqui todo mundo quer levar vantagem começando pelos políticos, a população segue o exemplo. Quem é honesto sai em desvatagem mesmo. Eu não sei como é a licença do V-Ray, a do Mental Ray no Max eu acho que aceita até 8 máquinas na rede, não ternho certeza. Dependendo a quantidade de máquinas no escritório, fica caro gastar mais 1000 dólares de soft em cada uma. Apesar que se for só para renderfarm venderem as licenças separado e será bem mais barato só os nodes. É complicado trabalhar na legalidade só com windows, max e photoshop, somando mais coisas no Brasil fica difícil.
Doutor Ego
Mas gente, eu não comecei dessa maneira, agora que estou mudando a forma de agir (porque também ganho com isso), antes eu usava software pirata sim, não tinha como comprar quando apenas estudava ou fazia trabalhos esporádicos e também não recrimino pessoas que não tem condições pois eu sei o quanto é dificil. O que me irrita são estúdios de médio/grande porte que tem condições de comprar licensas e vivem na ilegalidade por pura comodidade. Sobre a licensa do V-Ray, você pode usar em 1 workstation, 10 máquinas para distributed rendering e infinitas máquinas para backburner. Se for comprar outra licensa para mais uma workstation, o número de maquinas para DR dobra.
alguem sabe o site do fabricante ?? nao acho esse flair =\
\"Se você pensa que pode, ou pensa que não pode, em ambos os casos você está certo\" Henry Ford

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711253.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 799, sendo 20 membro(s) e 779 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: carolanunciato, Sergio1987, TadeuB79, Eng Damasceno, Fabio Catelleno, mastermax, Celso Borttoloto, emersonforentin, gago, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, Roberto Movanni, look, Duda, danieldejesus, Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, Fernando Cunha, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.