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Displacement de grama sem entrar na maquete

Por: Vladis  

Em: 08/06/2008 16:19

Pessoal, preciso de mais uma ajuda. Fiz a maquete e coloquei um plane para fazer a o gramado da parte externa. Deformei o plane com poly para dar a caida na frente, ficou como eu queria. Mas quando aplico grama com displacement no material, ela entra dentro da maquete e aparece em cima do piso interno. Se tiro o displacement a grama fica só do lado externo, mas fica liso. Dá pra colocar a grama com displacement só do lado de fora?
Com certeza dá, mas ponha uma imagem para a gente se situar.
Terá de fazer o recorte do gramado onde não é pra aparecer... afinal, no mundo real não existe grama por debaixo da casa, certo? :D Incluisve você irá economizar tempo de render e memória, pois a área onde é pra ter grama será menor.
vc vai ter de cortar(dar um furo) na grama na parte onde a maquete esta localizada, faz o seguinte ve os limites ta mqauqte contorna com a linha e usa o comando Shepemerge que fica em conpound objects na aba creat, assim vc vai usar essa linha para cortar o terreno e depos deleta as fazes de dentro.
www.behance.net/sheeperson
Posta a imagem ai pra entender melhor. Abraço
Obrigado pelas informações, vcs ajudaram muito. Eu imaginei que teria que cortar onde fosse a grama e já ia perguntar como fazer isso, mas já responderam também, obrigado. Além da casa tem um jardim com grama e aqueles cacos grandes de pedra são tomé, vou ter que recortar bastante coisa. Obrigado de novo!!
Tem uma forma de colocar a grama com displacement ou hair and fur só onde vc quiser sem recortar o objeto. Precisa fazer uma imagem em preto e branco e colocar no density ou no scale do hair and fur. Se for com displacement é mais difícil, tem que criar uma máscara ou usar o shader 3d displacement do mental ray. Vc vai usar a mesma imagem preto e branco pra definir onde tem e onde não tem o efeito. No caso do shader 3d displacement, vc coloca ela no height.
Doutor Ego
Nossa, essa informação é importante. Porque dá dando muito problema pra recortar os cacos de pedra são tomé. Não é sempre que ele recorta com o shape merge, as vezes cria a linha do recorte mas não deleta e quanto vou deletar manualmente ainda está preso no resto. Vou tentar fazer desse jeito que o Marcola disse. Mas tenho que fazer uma imagem com resolução bem grande pra pegar todo o terreno? Será que não vai pesar muito no render?
Pra ficar bom a textura vai ter que ser em alta resolução. Porque ele vai pelos pixels pra fazer o "recorte". Se ampliar a textura no objeto, os pixels vão ficar grandes e vai ter baixa qualidade no "recorte". Se vc usa o Mental Ray ele tem um recurso pra texturas grandes sem pesar no render. Faz um render pela vista top só do terreno, salva em TGA 32 bits que vai com alpha pro PS. Ai abre no PS e pinta em cima. OBS: O Alpha fica na aba channels, vc tem que clicar nele com o ALT pra fazer a seleção, ai volta pro RGB na aba Layers e deleta, pra tirar o fundo e ficar só com o terreno. Ai seleciona o terreno clicando nele com o ALT, copia e cola num arquivo novo. O PS faz um arquivo novo do tamanho certo do recorte que tá na memória. Ai vc cola e o terreno vai ficar justo na imagem, ai dá certinho quando colocar na textura do objeto.
Mental Ray User
Muito obrigado Gutão, suas informações são valiosas. Eu tava pensando mesmo como fazer a textura certa no terreno. Mas será que vc tem mais informação pra usar este recurso de textura grande no mental ray? Minha máquina não é das melhores. Obrigado

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