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Duvida Com AÇo Inox

Por: gullart  

Em: 10/06/2008 21:44

Onde Encontro texturas/mapas para aplicar num material aço inox. Pessoal, sou iniciante e estou fazendo um trabalho com o render Mental Ray. Não consigo configurar um material para o aço inox, até do que não polido já fiz alguma coisa, como a imagem em anexo, mas do polido não consigo nada. Preciso da configuração do material, do IOR e de alguma textura. Se alguém puder me ajudar. Grato Daniel
É fácil, vc não precisa de texturas pra este material. É um espelho com reflexo um pouco borrado. Vc está quase lá, mas nenhum material reflexivo fica bom num fundo branco, vai refletir o fundo branco. Se colocar uma imagem hdr no environment do material, vai ficar bem melhor. Vc tá usando o material Arch&Design? Deixa a reflexão com 1, testa entre 0,6 e 0,8 no glossiness Aumenta o samples do glossiness pra não granular E coloca uma imagem panorâmica hdr no environment do material. Deve ficar legal. Na parte de texturas aqui do site tem várias imagens panorâmicas hdr pra baixar.
Doutor Ego
Olá Gullart! Seja bem-vindo aqui no forum! O material cromado é um dos mais faceis e difíceis ao mesmo tempo. Fácil porque vc encontra um presset dele tanto de aço polido, quanto de aço escovado dentro do shader "arch&design". Tecle "M", vá em "get material" e escolha o shader "arch&design". Depois é só escolhes o presset steel entre os vários pré configurados. A parte difícil para quem está iniciando e mesmo para quem já possui certa experiência é conseguir acertar no reflexo (principalmente em cenas externas). O material só se apresentará com a aparência de cromado se tiver algo para refletir. Numa cena interna isso é bem mais fácil. Precisamos apenas atribuir o material aos objetos que as paredes e objetos do ambiente tratam de refletir e o material fica adequado. Mas numa cena externa é necessário ter um ambiente ao redor e nem sempre isso é tão simples assim. Podemos usar em cenar externas imagens no "enviroment" do max, ou no material, criar céu procedural, entre outras técnicas. Espero ter ajudado! abrs!
Ola Gullart! bem-vindo ao forum amigo! os amigos acima ja deram excelentes dicas! eh so vc seguir e conseguira um excelente resultado, se quiser fazer uma cena somete com a cuba ou um objeto seria mais facil vc criar um estudio, colocar uma iluminação legal e um HDRI, vai dar mt mais realidade a sua textura, uma dica eh vc tentar pegar materiais para ter como base, tente indentificar o brilho e reproduzir isso no 3D, um Aço Inox polido ele eh mt similir ao cromado, a diferentça eh q ele eh mais perfeito, nao so no relfexo como na superficie pois um material q eh cromado recebe camadas de certas substancias em cima da superficie isso as vezesm, c nao for bem feito fica rugoso ou ondulado, no Aço isso nao ocorre....abraço e bons estudos!
Edward Richards http://edwardcg.deviantart.com
É msm, se a pia tive no interior da casa não adianta colocar a imagem hdr no environment. Eu falei isso porque a pia está no fundo branco e ai é importante. mas se for colocar dentro da casa não precisa da imagem hdr no environment
Doutor Ego
"marcola" disse: É msm, se a pia tive no interior da casa não adianta colocar a imagem hdr no environment. Eu falei isso porque a pia está no fundo branco e ai é importante. mas se for colocar dentro da casa não precisa da imagem hdr no environment
AI, PESSOAL, TUDO BOM? AGRADEÇO PELAS DICAS. MAS ESSE NEGÓCIO DE COLOCAR IMAGEM HDR NO ENVIROMENT, DO MATERIAL NO PRÓPRIO 3D NÃO ESTA DANDO CERTO, PQ FAZ UNS REFLEXOS MUITO ESTRANDO NA IMAGEM, DEIXANDO ELA SUPER ESCURA OU APARECENDO MUITO A IMAGEM HDR, O QUE NÃO GOSTARIA. ESTOU FAZENDO ERRADO OU TEM ALGUMA CONFIGURAÇÃO DIFERENTE PARA APLICAR ESSAS IMAGENS?
Ai gullart, pela sua descrição parece que vc tá usando exposure control. Se tiver, tem que mudar tudo na forma de trabalhar, tem que mudar a exposição do hdr pra ficar certo. Quando importa o hdr tem a exposição dele, só que o que vc vai ver no exemplo dele não será igual o que vai acontecer quando a textura aparecer na cena porque tá usando controle de exposição. Isso ai pode ajudar na iluminação, mas é só dor de cabeça no resto. O jeito é renderizar, mudar a exposição da textura, renderizar de novo, mudar a exposição até achar a que fique certa, porque vc só vê o certo no render. Se não for isso, não tiver com exposure control ligado, é só ajustar o gráfico na janela que importa o hdri. Vai aparecer uma mancha rosa, deixa ela só onde tiver luz forte, ai a imagem vem direito. Quanto maior a mancha rosa nas luzes, mais clara fica a imagem. :) OBS: Vc não precisa colocar no environment da cena, pode colocar no environment do material, olha lá no material arch&design que tem o slot environment, coloca a imagem hdr nele que funciona sem ter fundo na cena ;)
Ufa! Consegui colocar a imagem hdr, estava errando por que deixava as luzes do max com a intensidade normal, diminui bastante e estou conseguindo bons resultados, assim que estiver mais finalizado envio para vcs verem como ficou. Uma outra dúvida que tenho, esta nessa imagem, sei que é basico, e nem sei se é nesse forum pra perguntar... mas lá vai: como façco pra unir esses da imagem poligons num só? quero deixar uma coisa só, já atach eles. só falta linkar as edges.
Legal que deu certo cara, é assim que a gente avança, batendo cabeça. Pra juntar as duas bordas vc tem que estar em Editable Poly em vez de Editable Mesh, ai tem o border, entra nele, seleciona as duas bordas e clica no bridge que fica no menu do modify. :) Ele cria na hora. :) OBS: Deixa as duas bordas na mesma altura pra não criar irregularidades.
Pessoal, que rapidez nas resposta. Estou postando essa mensagem agora somente para agradecer. Valeu!!!

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