Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

kiwikiaka   São Paulo
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
jimmy ribas   curitiba pr - PR
renatoconti   Londrina - PR - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

rhik   Praia grande - AC
Tallud   mato grosso
Jeannegreiros   Campinas-SP - SP
ken3   brasil

Problema na textura (eu acho)

Por: Grasiano  

Em: 24/06/2008 15:48

Falai galera. Estou fazendo um maquete de um prédio que não posso postar todo ele por questão de contratos, bla bla bla... As texturas das paredes são estas plaquetas, conforma vai ficando longe da camera vai aparecendo estes frizos ai, é a mesma extura en tudo uma branca e uma bege, mesmo mapeamento, mesma iluminação, resumindo não sei oque pode estar causando estes frios. Quem puder me ajudar fico grato.
Isso se chama efeito moiré. coisas muito finas ficam assim, a forma de resolver em render 3D é usando altos samples de AA. link na wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Moir%C3%A9_pattern
Mental Ray User
Realmente é moiré. Tenta com 16 no Maximum do AA para ver se resolve. Se não resolver, tenta aumentar o Minimum para 4. Se não resolver tem que usar 64 no Maximum, mas deixa o render pesado. Com o Shader Is MI Object vc consegue controlar o AA individualmente por material
Doutor Ego
Obrigado ai gente. Marcola onde eu coloco este shader, onde ele ta, e é pro MR?
Ai Grasiano, esse shader vc coloca no gizmo criado pelo MR Geometry, que aparece no Creat>Mental Ray. Vê no arquivo do shader que deve ter o plug-in junto. Se não tiver vc precisa desse plug-in pra usar porque o max não tem geometry shader. Vc cria o gizmo na view e coloca o shader nele, ai pelo shader vc seleciona o objeto.
Ai MAgster, muitissimo obrigado pela ajuda, mas será que da pra ser mais especifico nos caminhos, não encontrei oque voce disse. Bom vou deixar renderizando como disse o marcola, amanha eu vejo no que da. Boa noite.
Ai Grasiano, eu ia diminuir o seu nome e te chamar só pelas primeiras letras, mas ai vi que dava Grasi e iriam te confundir com a Grasi Massafera do BBB :) :) :) Achei melhor te chamar pelo nome todo mesmo :) :) :) Brincadeira à parte, vc encontra o Gizmo do Geometry Shader no menu Creat abrindo aquela lista que tem no início dele. Lá vai ter o item Mental Ray e dentro vai ter o botão do Gizmo, vc clica nele e arrasta na viewport. Vai criar tipo um Dummy, um box de arame. Ai vc vai no Modify que aparece o slot dele, só tem esse slot. Ai vc arrasta o Shader Is MI Object pra este slot do Gizmo. Escolhe Instance pra fazer a cópia pro slot, ai vc fica com o shader no Material Editor pra configurar. Nesse Shader tem no começo o slot pra escolher o objeto na viewport. Quando adicionar o objeto no Shader, esse objeto vai ser controlado pelo Shader. Ele tem opção de AA e outras lá pra configurar individual em cada objeto
Ai magster Grazi não da né cara. Mas voltando ao assunto, não posivel cara acho que estou cego ou tenho que habilitar alguma coisa, sei la habilitar o shader quem sabe... Qual verssão de 3D max? dei um Print screen aqui no max 2009.
Ai grasiano, não pega no Menu não porque coisas adicionadas por plug-ins não aparecem ai se não colocar manualmente. Entra no painel lateral, lá tem o Creat, no começo do menu tem uma listagem, está marcado Standard Primitives. Clica nela e lá vai encontrar o Gizmo do MR Geometry
Mental Ray User
Olá Grasiano! Cara, resolve isso renderizando maior. Mais samples de AA vai demorar mais do que um render grande. Pode testar que isso já aconteceu muito comigo e sempre resolvo assim. Uma imagem de um prédio assim deve ser feita preferencialmente com 3200 x 2440 ou mais. O ideal mesmo é renderizar em 4000 x 3000. É grande e demora pra render mas o trabalho ficará com muito mais riqueza de detalhe e se vc render grande e ainda utilizar o is mi object daí fica melhor ainda. Além disso geralmente esses trampos são impressos em grandes formatos. Espero ter ajudado! abrs!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 463, sendo 26 membro(s) e 437 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, Baldo, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, nandao, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , jessicatorres, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Heber, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.