Olá pessoal da 3d1...boa madrugada a todos! :)
Andeciuala: ai cara! tudo bem? essa questão de impressão é 3d muita gente pergunta; mas acho que não custa nada dar umas pinceladas sobre esse assunto afinal tem muita gente que quer saber.O que tenho observado é que tem muitos clientes que pedem para o profissional renderizar em altíssima qualidade pra impressão; ai é que começa o erro do cara; primeiro de tudo porque 3d não foi feito para impressão em alta resolução e sim para vídeo; é tanto que até umas versões anteriores(bem antigas) do Max a Autodesk não tinha recursos de render com imagens em altas resoluções; depois que a Autodesk notou que o mercado seria muito bom para a parte de Construção,design e Arquitetura e que eles viram que iam ter um retorno financeiro gigantesco é que colocaram(acrescentaram) recursos no Max para poder renderizar em alta resolução; vamos a algumas explicações:
Existem dois tipos de imagens, as imagens vetoriais e as imagens raster (Mapa de Bits). Imagens vetoriais são criadas por traços e preenchimentos calculados matematicamente pelo computador, elas não têm qualidade fotográfica, tem qualidade de ilustração, mas podem ser ampliadas para qualquer tamanho sem perder qualidade. Se você imprimir uma imagem vetorial com 10 x 15 centimetros e se depois imprimir a mesma imagem com 10 x 20 metros, ambas terão a mesma qualidade, sem "estourar os pixels" e sem criar aquele aspecto de serrilhado. Essas imagens são geradas em programas de desenho técnico e illustração, como AutoCAD e ADOBE Illustrator(A.I), por exemplo. Os formatos mais comuns de imagens vetoriais são WMF, DXF, DWG, AI e CDR.
As Imagens Raster(RASTER IMAGE) também conhecidas por Bitmap, pois são formadas por um mapa de bits, tem qualidade fotográfica mas não podem ser aumentadas em hipótese alguma, porque perdem resolução, os pixels ficam "estourados", ou seja, ficam grandes e visíveis, formando blocos na imagem e criando o aspecto de serrilhado(imagem com aspecto de pouca resolução). As imagens raster são geradas por fotos escaneadas, por fotos de câmera digital, por programas de pintura 2D e programas 3D. Essas imagens são formadas por vários(milhares e milhares) quadradinhos, cada um com uma cor, chamados de pixels. Quando você aumenta o tamanho da imagem, novos pixels precisam ser criados, porque o tamanho de cada pixel é sempre igual, se a imagem é maior, necessariamente terá mais pixels, só que o computador não sabe a cor destes pixels que faltam, então, ele faz interpolações mesclando as cores dos pixels ao lado para chegar num tom próximo, gerando o serrilhado e deixando a imagem com aspecto de baixa resolução. Os formatos mais comuns de imagens Raster são JPG, TGA, TIF, BMP, PNG e GIF. O formato mais indicado para quem trabalha com vídeo é TGA, o formato mais indicado para quem trabalha com impressão é TIF e o formato mais indicado para quem trabalha com Web é JPG e PNG.
As telas dos computadores e das televisões aceitam no máximo 72 DPI(deep per inch), ou seja, pode haver até 72 pixels por polegada quadrada (2.54 cm²), para impressão o padrão é 300 DPI, então, é quase 4 vezes maior, sendo assim, uma imagem com 300 DPI ficará 4 vezes maior na tela, pois o monitor só conseguirá colocar 72 pixels em uma polegada quadrada, o que sobrar será distribuído na próxima polegada quadrada, dessa forma, é necessário muito mais polegadas quadradas para exibir a imagem toda na tela, por outro lado, uma imagem com 72 DPI ficará 4 vezes menor quando for impressa. Por isso que muita gente se confunde quando vê na tela a imagem imensa de uma foto gerada por câmera digital, mas quando vai imprimir sai boa em até 10 x 15 cm, não dá para imprimir em formato A4 com qualidade, porque teria que ter mais de 7 milhões de pixels para aceitar imprimir com qualidade neste formato, ou seja, teria que ter mais de 7 Megapixel para poder imprimir em A4.
A maioria das pessoas pergunta como renderizar com 300 DPI no 3ds max, mas o 3ds max é um programa de animação para vídeo, não foi desenvolvido para impressão, tanto que não trabalha no formato CMYK(cyan,magenta,yellow e black);ele só trabalha no formato RGB, próprio de vídeo. Até a versão 5 não havia nenhuma hipótese para renderizar com 300 DPI, mas a Autodesk percebeu que o programa era muito usado na área de arquitetura e resolveu colocar um recurso para facilitar isso, mas tem a inconveniência de só renderizar em TIF, não é um problema se levar em consideração que TIF é o formato profissional para quem trabalha com impressão. Este recurso se chama Print Size e está no menu Rendering.
No Print Size você pode escolher a resolução em DPI(pontos por polegada quadrada) e o tamanho do papel de impressão, tanto em mm como em polegadas, o 3ds max vai configurar a quantidade de pixels automaticamente para renderizar essa imagem com pixels suficientes para obter 300 DPI de resolução, no final, ele vai fazer a conversão automaticamente, porque renderizar com 300 DPI no 3ds max é impossível. O programa faz automaticamente o que o pessoal fazia antigamente calculando " na mão" até a versão 5.0, com a inconveniência de só salvar no formato TIF(formato profissional de impressão).
Mas você pode renderizar no formato que quiser e na resolução que quiser, contanto que seus computadores aguentem, basta fazer o cálculo que era feito desde a primeira versão e não usar o "Print Size", o resultado é exatamente o mesmo.
Na janela Render Scene do 3ds max tem o campo "Output Size", nele você define a quantidade de pixels na imagem e por consequência define também o tamanho, já que a quantidade de pixels é diretamente proporcional ao tamanho da imagem. Se você sabe a quantidade de DPI e o tamanho que a imagem deve ser impressa, fica fácil de calcular, porque a relação entre estes valores é intrínseca.
Se a imagem será impressa com 27 x 19 cm a 300 DPI e cada polegada tem 2.54 cm. Basta dividir a o tamanho de um lado do papel pelo valor da polegada quadrada(2.54cm2) e multiplicar pela resolução que deseja, assim, saberá a quantidade de pixels necessária para obter essa resolução com aquele tamanho, fazendo o mesmo para o outro lado, você obtém o valor de pixels para usar o Width e no Height do Output Size do 3ds max, que seria o mesmo que usar o Print Size, mas assim você poderá salvar no formato que quiser.
Então, se a imagem tem 27 x 19 cm, basta fazer a seguinte conta:
27 / 2.54 * 300(DPI) = 3188
19 / 2.54 * 300(DPI) = 2244
Se você renderizar a imagem com 3188 no Width e 2244 no Height, você terá uma imagem com 72 DPI e 112 x 79 cm, o que é bem maior do que você deseja, mas você poderá trocar tamanho por resolução no PhotoShop facilmente sem perder qualidade nenhuma, que é o que o 3ds max faz automaticamente no final do render salvando em TIF.
No PhotoShop nada será processado, apenas vai trocar tamanho por resolução, a imagem ficará 4 vezes menor e com 4 vezes mais DPI. Se você fizer uma imagem com tamanho menor e aumentar no PhotoShop para chegar no tamanho que deseja imprimir, sempre perderá qualidade.
Abrindo essa imagem com 112 x 79 cm no PhotoShop, basta clicar no menu "Image" e escolher a opção "Image Size"; Desabilite a opção "Resample Image", para o programa não processar nada, apenas trocar tamanho por resolução. Assim que a opção "Resample Image" é desabilitada, os valores do grupo Pixel Dimensions fica inacessível, indicando que você não poderá alterar a qualidade de pixels, apenas tamanho e a resolução, porque quando altera a quantidade de pixels, a imagem perde qualidade.
Então, coloque a quantidade de pixels que deseja imprimir no campo "Resolution", ou seja, 300(DPI). O valor de Width e Height cai automaticamente para o tamanho que você tinha escolhido, portanto, você apenas trocou tamanho por resolução e não criou novos pixels na imagem, sendo assim, não perdeu nada de qualidade, a imagem está perfeita para impressão.
Alguns cuidados devem ser tomados, você só pode fazer este cálculo usando centímetros, porque o valor da polegada quadrada está em centímetros, então, se as dimensões do papel estão em outra unidade(milímetros), converta para centímetro primeiro.
O campo "Resolution", na janela Image Size do PhotoShop, deve estar com a opção Pixels/Inch marcada na lista da frente, caso contrário a relação ficará errada, porque DPI é Dots Per Inch (Pixels por polegada).
Se você renderizar uma imagem com uma quantidade insuficiente de pixels para no tamanho que deseja imprimir, ela sempre perderá qualidade, não tem como não perder, como disse no início, uma imagem raster não pode ser ampliada em hipótese alguma, é um sacrilégio aumentar imagens deste tipo.
Todas essas explicações vc aprende com o mestre André Vieira; o MAIOR especialista em Max do Brasil; essas citações todas são do artigo do mestre André Vieira em que o mesmo explica detalhadamente como RENDERIZAR para impressão.
Espero ter ajudado vc com essas explicações.Um grande abraço e sucesso....xau!
"FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...