Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP
highlife   Brasil - AC
Thomdubra   Vila Velha ES - ES
kybio   Porto Alegre - AC

Portfólios Ver Mais

batata25   padre miguel
carlozcg   rio de janeiro
rcp   São Paulo - AC
hunterkoon   sao paulo - AC

Dúvida em iluminação externa no Mental Ray

Por: slashdefenix  

Em: 30/07/2008 15:14

Olá pessoal, tudo blz ? Estava me questionando sobre a questão de GI e FG, pois eu não sei qual é a maneira de utiliza-los corretamente em cenas externas, digo, utiliza-los juntos, eu teria que colocar algum objeto envolvendo toda a cena, mas aí não poderia utilizar o Day Light, correto ? Então a minha dúvida é qual é a maneira que traz resultados mais realistas, só FG utlizando Dayligth ou FG+GI com um objeto envolvendo a cena utilizando outras luzes sem ser a Daylight ? Pergunto isso no caso de cenas externas, mas acredito que mesmo em cenas internas ,quando a luz entra por alguma abertura no ambiente, deveriamos utilizar o sistema Day ligth, correto ? Desde já agradeço a atenção de todos :D . Título editado por [_Serial_]
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Acho que o título do seu tópico não tem nada haver né? Porque vc não está falando de defeito nenhum, está perguntando qual técnica de iluminação externa fica melhor. Mas a melhor técnica é aquela que vc se dá bem, então, tem que testar todas e pegar a que você gostar mais, em todas dá pra conseguir bons resultados. Mas é claro que usando objetos envolvendo a cena não dá pra usar luzes Sky e Daylight, porque estes recursos precisam da cena sem nada em volta. Luzes Sky são justamente para não ter que criar a esfera envolvendo a cena.
Olá Magster tudo blz ? Desculpe por não ter conseguido explicar a minha dúvida direito. O título referia-se a ídeia de que o render tem GI e FG para serem utilizados juntos, porém o que quiz dizer com imperfeito é o fato de ter que estar utilizando artíficios para poder trabalhar com GI e FG em cenas externas, como a esfera em torno da cena, daí o título render imperfeito e com isso esperava descobrir se eles são mesmo feitos para trabalharem juntos ou que o correto é somente juntos em cenas internas ou ainda, se existe alguma técnica ou alguma coisa que fique tão bom quanto esses dois juntos sem esses artíficios. Acho que agora ficou compreensível. ;) Abraços.
Então cara, o oposto que é verdade. O artifício é criar a skylight em vez da esfera, porque nos primórdios do Mental Ray só dava para fazer com a esfera. Antigamente o FG não gerava GI como gera hoje com o diffuse bounce. A única forma de fazer externa era com Photons, o Mental Ray é baseado em Photons e sempre que puder usar Photons é melhor. Mas com o avanço eles fizeram um método menos preciso para calcular o GI, mas bem mais rápido e mais fácil, que é o Diffuse bounce do FG. Com isso dá pra usar só FG na configuração da cena externa, é um artifício pra facilitar e diminuir o tempo de render. Mas com Photons ficaria mais preciso e com GI mais detalhado, só que é mais difícil de configurar e depende da esfera envolvendo a cena. Agora tem que ver que ter a esfera envolvendo a cena não significa que essa esfera vai aparecer no render, pode muito bem só refletir os Photons e usar o BG normal do max como fundo. O que não dá é misturar duas técnicas que fazem a mesma coisa, por isso que não usa Sky Light ou MR Sky quando tem a esfera.
Mental Ray User
E aí Gutão, tudo blz ? Cara, era isso mesmo que queria saber, me ajudou muito. Brigadão pela dica Abraços. :D
Bela explicação Gutão, mas hoje em dia é melhor fazer cenas externas sem photons, vai mais rápido apesar de não ser tão preciso, cena externa não precisa de tanta precisão do GI
Doutor Ego
Olá pessoal, tudo blz ? Aproveitando a deixa, eu queria perguntar uma coisa ainda relacionado a iluminação externa GI e FG... Se eu estiver fazer uma animação de maquete eletrônica onde a camera começa fora da casa e entra pela porta para mostrar o interior da casa, e se estiver utilizando o Diffuse Bounces como citado acima para parte externa, como vou fazer quando chegar na parte interna ? Eu vou mudar para GI e FG sem Diffuse Bounces ? Eu ainda não testei, mas acho que vai dar batimento na iluminação não ? Desde já agradeço a atenção de todos. :D
Se vai fazer uma cena externa assim tem que ligar os Photons da MR Sky e fazer com Photons em vez de Diffuse Bounce. Falaram ai num outro tópico que o Diffuse Bounce para de funcionar quando liga o GI.
O sistema Daylight é para iluminação externa, se a imagem ou animação não for apenas externa, existem muitas outras técnicas de iluminação que pode usar. Até o Max 8 não tinha as luzes MR Sun e MR Sky no Daylight e a gente fazia animação externa e interna sem o menor problema, também fazia imagem interna com iluminação vinda do exterior sem problema. O problema atualmente é quererem usar o Daylight e o Skyportal para tudo. O que usa em tudo são luzes comuns e Photometrics, Daylight e Skyportal são usados raramente em apenas alguns casos. Mas mesmo nestes casos se quiser fazer com luzes comuns e Photometrics também dá certo. Então, é melhor estudar luzes comuns, photometrics e técnicas de iluminação em vez de ficar batendo cabeça com Daylight e Skyportal.
Doutor Ego
Olá pessoal, tudo blz ? Eu entendi a opção de vocês, mas acho que nesse caso a melhor opção vai ser com a esfera envolvendo a cena utilizando Photons e FG. Porque eu acho que se for utilizar somente FG com Bounces quando chegar na parte interna acho que não vai ficar legal e se for mudar de uma para o outro no meio da animação acho que vai dar batimento. Em todo caso eu ainda nem aprendi a utilizar o Skyportal, nem sei pra que serve direito, assim como Exposure Control. Vou ver se consigo fazer uns testes, pois acho que só testando mesmo pra ver. Abraços. :D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 586, sendo 25 membro(s) e 561 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, jessicatorres, Adalberto Rocha, marcola, Alessandro, Baldo, Lisandro, Pedroalcantara, Fabrício, magster, Vladis, An3dre, Camacho, Starter, Cauê, Willmitnick, JMDesign, Victor Mendonça, Eduardo Ramos, Duda, arquiluc, Gabriel.C, Leonardo, Elis, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.