Como abrir janelas e portas numa parede?

Por: victorsilva.23  

Em: 06/09/2008 21:45

Olá pessoal, eu quero saber como eu faço para abrir buracos num objeto sólido. Ex: eu tenho um box representando uma parede e eu quero abrir uma janela ou uma porta, como é que faz no 3DS MAX?
Faz a parede com o creat>aec extend>wall que dai o vão abre automático com as portas e janelas do max... Vc cria a parede com o wall e depois cria a janela com o creat>windows ou a porta com o creat>doors... Coloca no lugar certo na parede, seleciona com o select and link e solta em cima da parede, dai o vão se abre... ;)
Legal gago obrigado pela dica, mas eu queria também fazer com outros tipos de buracos, tipo abrir um circulo ou outro tipo de desenho num box para fazer o buraco num formato oval para uma pia de mámore sabe! ou um furo na porta ou em qualquer outra coisa. Mas obrigado pela dica das portas e janelas vai me ajudar muito quando eu for fazer uma maquete da minha futura casa. flw...
Usa as operações boleanas. Create/geometry/compound objects/booleans. Seleciona o objeto que vai subtrair, abra as opções boleanas, clique em subtraction b-a, clique em pick operand b e depois clica no objeto que será perfurado. Espero ter ajudado.. Abraçs
Ronan Amaral - Computação Gráfica 3D
O boolean sempre deve ser evitado, porque dá muito problema, o André fala isso o tempo todo durante o curso de modelagem de maquete, só no último capítulo que ele dá uma pincelada no boolean, ele faz a casa toda, móveis e vegetação sem usar o boolean em nada... Sempre tem outro jeito de fazer sem usar o boolean... Se for uma pia faz igual o André faz no curso, ou faz um retângulo 2D e a elípse no centro, anexa os dois e extrude que já sai com o buraco da elípse no meio... Ou então usa o shape merge pra fazer o corte, deleta as faces e conecta as bordas abertas com o bridge...
e aí... eu to aprendendo no fuçômetro, e costumo fazer os vazados com o modify/edit mesh, por exemplo, para uma pia, na viewpoint top eu uso um cilindro oval como referência sobre um box com vários segments onde será a pia, aí com o vertex do edit mesh eu vou ligando as vértices mais próximas do objeto cilindro, contornando o oval todo, depois, pelo polygon do edit mesh eu seleciono o que ficou pra dentro do cilindro e deleto. Quando tiro o cilindro de referência, o box está com um vazado na forma de oval... pré-histórico né... rsrs... eu uso esse princípio para todo elemento vazado q desejo. Deve ter uma técnica mais fácil. Com base no exemplo que eu dei, teria uma ferramenta que faria o box reconhecer o cilindro e já abrir um vazado na forma do cilindro oval? Alguém pode nos ajudar nessa dúvida do Victor, explicando de forma simples, talvez até detalhada, já que a maioria que tem essa dúvida tá no início ainda e não conhece todas as linguagens e ferramentas... valewzão aí feras...
Pra abrir o vão de portas e janelas o modo mais fácil é fazer a parede com o Wall e lincar as portas e janelas do Max... Mas pra abrir o furo na pedra de uma pia, eu acho que o melhor é fazer o retângulo da pia, fazer a elipse dentro no lugar do furo, converter um deles em editable spline e atachar o outro... Agora se colocar o extrude vai extrudir com o furo no meio ;)
O jeito que o gago disse é o mais fácil neste caso da pia. Mas daria pra fazer também com o shape merge, projetando a linha da elipse no box, deletando as faces manualmente e unindo as bordas com o bridge.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712714.

Total de membros registrados: 139992

Últimos membros registrados: nunosb2025, paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta.

Usuário(s) on-line na última hora: 809

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.