Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

nuts165   são bernardo do campo - SP
mdpontes   Macapá - AP
Gui Silva   cotia - SP
Alisson Braga   Maceió - AL - AC

Portfólios Ver Mais

HEITOR   Pernambuco - PE
ROBICO   ilha do Marajó - PA
Lopes Junior   São Luís - MA - MA

Como abrir janelas e portas numa parede?

Por: victorsilva.23  

Em: 06/09/2008 21:45

Olá pessoal, eu quero saber como eu faço para abrir buracos num objeto sólido. Ex: eu tenho um box representando uma parede e eu quero abrir uma janela ou uma porta, como é que faz no 3DS MAX?
Faz a parede com o creat>aec extend>wall que dai o vão abre automático com as portas e janelas do max... Vc cria a parede com o wall e depois cria a janela com o creat>windows ou a porta com o creat>doors... Coloca no lugar certo na parede, seleciona com o select and link e solta em cima da parede, dai o vão se abre... ;)
Legal gago obrigado pela dica, mas eu queria também fazer com outros tipos de buracos, tipo abrir um circulo ou outro tipo de desenho num box para fazer o buraco num formato oval para uma pia de mámore sabe! ou um furo na porta ou em qualquer outra coisa. Mas obrigado pela dica das portas e janelas vai me ajudar muito quando eu for fazer uma maquete da minha futura casa. flw...
Usa as operações boleanas. Create/geometry/compound objects/booleans. Seleciona o objeto que vai subtrair, abra as opções boleanas, clique em subtraction b-a, clique em pick operand b e depois clica no objeto que será perfurado. Espero ter ajudado.. Abraçs
Ronan Amaral - Computação Gráfica 3D
O boolean sempre deve ser evitado, porque dá muito problema, o André fala isso o tempo todo durante o curso de modelagem de maquete, só no último capítulo que ele dá uma pincelada no boolean, ele faz a casa toda, móveis e vegetação sem usar o boolean em nada... Sempre tem outro jeito de fazer sem usar o boolean... Se for uma pia faz igual o André faz no curso, ou faz um retângulo 2D e a elípse no centro, anexa os dois e extrude que já sai com o buraco da elípse no meio... Ou então usa o shape merge pra fazer o corte, deleta as faces e conecta as bordas abertas com o bridge...
e aí... eu to aprendendo no fuçômetro, e costumo fazer os vazados com o modify/edit mesh, por exemplo, para uma pia, na viewpoint top eu uso um cilindro oval como referência sobre um box com vários segments onde será a pia, aí com o vertex do edit mesh eu vou ligando as vértices mais próximas do objeto cilindro, contornando o oval todo, depois, pelo polygon do edit mesh eu seleciono o que ficou pra dentro do cilindro e deleto. Quando tiro o cilindro de referência, o box está com um vazado na forma de oval... pré-histórico né... rsrs... eu uso esse princípio para todo elemento vazado q desejo. Deve ter uma técnica mais fácil. Com base no exemplo que eu dei, teria uma ferramenta que faria o box reconhecer o cilindro e já abrir um vazado na forma do cilindro oval? Alguém pode nos ajudar nessa dúvida do Victor, explicando de forma simples, talvez até detalhada, já que a maioria que tem essa dúvida tá no início ainda e não conhece todas as linguagens e ferramentas... valewzão aí feras...
Pra abrir o vão de portas e janelas o modo mais fácil é fazer a parede com o Wall e lincar as portas e janelas do Max... Mas pra abrir o furo na pedra de uma pia, eu acho que o melhor é fazer o retângulo da pia, fazer a elipse dentro no lugar do furo, converter um deles em editable spline e atachar o outro... Agora se colocar o extrude vai extrudir com o furo no meio ;)
O jeito que o gago disse é o mais fácil neste caso da pia. Mas daria pra fazer também com o shape merge, projetando a linha da elipse no box, deletando as faces manualmente e unindo as bordas com o bridge.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138829

Últimos membros registrados: phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01.

Usuário(s) on-line na última hora: 523, sendo 26 membro(s) e 497 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Carlos E. Nogueira, Victor Mendonça, kkcoelho, nandao, Antonio, Luana Chen, Pedro Juliato, renaz, Starter, Evandro00, Eduardo Ramos, Daniel Monteiro, maxoliveira.archviz, magster, mastermax, Lucas Reis, Eber.Silva, Gabriel.C, TadeuB79, marcola, Duda, Baldo, JMDesign, Vladis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.