Iluminação deficiente - Cena Interna (Mental Ray)

Por: Douglas3D  

Em: 15/09/2008 16:21

Estou levando uma surra com iluminação. Não consigo fazer um ambiente bem iluminado sem que fiquem aqueles clarões nas paredes....quem puder me ajudar me dê uma luz. Isso pode me custar uma proposta de emprego.
Ow amigao assim soh com bola de cristal, vc nao disse qual render e nem q tipo de luz ta usando nem as config do render. posta ai pq assim eh dificil
Blz cara? Pelo que se ve, parece estar usando o scaline né? Realmente com esse render voce nao vai conseguir um resultado realista facilmente! Como o seu aprendizado vale uma vaga de emprego, sem duvida a melhor coisa a se fazer é adquirir o curso de Mental Ray aqui do forum! Com ele vai renderizar como voce quer! http://www.tresd1.com.br/loja.php Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Só uso mental ray. Na aba do render ativei GI e Final Gather. Mas estou aprendendo ainda a configurar esses parâmetros. Vou abrir a tela de render, salvar como jpeg e salvar pra vocês verem. Agradeço a atenção. Valeu mesmo.
Olha Douglas3D, você poderia começar fazendo um pequeno teste com um render fake (já que você tem pressa, pode ser que resolva o seu caso...). Aqui na seção de colaborações tem um tópico do Leandro Oliveira que ensina como fazer uma iluminação fake com o mental ray e é super simples. Acho que poderia quebrar o teu galho. A vantagem também é o tempo de render que não tem cálculo de GI e portanto é rápido. E faça isso mesmo, poste aqui a sua configuração, assim o pessoal vai tentar te ajudar. Tomara que dê tudo certo aí pra você nesta questão do emprego aí. Link para o tutorial: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34365 Viu como é simples? ;) Faça um teste aí e mostra pra gente se ficou bom, já que ela fica boa quando a cena é externa, talvez pra interna tenha que mudar um pouco. Mas não custa muito tentar... Qualquer coisa pede ajuda aí que "veremos o que faremos". :D Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Ae cara blz Acho que vc não irá gostar das minhas observações, mas irá te ajudar a enxergar seu futuro no 3D. Bom, não parece Mental Ray, parece scanline, apesar de ser possível fazer um render realista com scanline, mas precisa de muito conhecimento. Agora, pelo que vi, não é só a iluminação que vc deve melhorar e estudar, mas como também: modelação, mapeamento, renderizacão, texturização e percepção, me parece que a cena é de uma pessoa que não tem muito tempo de 3dsmax e com pouco conhecimento artístico. Agora se for seu caso, pouco tempo com o 3dsmax e ainda usando o Mental Ray será muito provável que vc não consiga o realismo que quer. Estudo 3d há 6 anos, 10 horas em média por dia, uso Vray há 4 anos e Mental estou estudando ainda e mesmo assim nem todas minhas cenas consigo o resultado que quero. Não quero te desanimar, pelo contrário, quero forçar vc a se empenhar e estudar mais, mas vídeos tutos de iluminação, mental e fakes não irão resolver seu problema a curto prazo. Mesmo para se fazer um fake é necessário grande conhecimento. O realismo é uma longa jornada que aparece com o tempo, conta muito o conhecimento no 3d, no renderizador e principalmente no seu talento como artista, sua percepção, digo capacidade de perceber as coisas e detalhes, e conseguir reproduzir todas as informações em imagem. Bom, espero ter ajudado, é bom ter alguém sincero pra nos ajudar, faz a gente perceber as nossas dificiências e corrigí-las. Abraço cara, força e muito estudo.
Tô ligado....uso o max tem 8 meses e estou buscando aprimoramento. Vou dando cabeçada e aasimilando aos poucos. Mas acredite: Já foi pior! Rs,rsrsrsrsrrs. Valeu pelas dicas.
Douglas, é assim mesmo! Não desanima não. Posta aí a imagem da viewport com a posição das luzes, a configuração delas e a configuração do Mental Ray. Você já leu as páginas do grupo de estudo? Adquiriu o Vídeo-curso de MR da 3D1? Vai ser de grande ajuda! Um abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
olá douglas.. outra pergunta é.. já pensou em adquirir o curso de maquetes do andré???... ele explica iluminação tb... acho que vai ajudar muito.... se vc puder estudar esse e o curso de mental ray (já que o utiliza)... vc vai ver que vale cada centavo do investimento.... uma coisa que eu aprendi nos 2 vale-tudo que participei (o da casa no deserto e o da cozinha).. não finalizei nenhum (ainda).. pq parei p/ estudar iluminação... rsrsr tb apanho.... mas o que eu faço é aplicar um material standard cinza em toda a cena.... deixo no scanline mesmo p/ ser rápido.... e vou acertando a iluminação (a cozinha eu deixei p/ depois mesmo... mas o templo e a casa no deserto... que são externas.. eu ilumunei.. hehe)... acho que fiz centenas de renders até acertar a posição da luz.. sombras .. intensidade e tals... depois que achei que ficou legal.. fui fazer o mapeamento e texturização dos objetos da cena... depois que eu voltei p/ o mental e liguei o FG e o GI.. p/ seguir nos testes não é receita de bolo não.. mas é uma forma que eu me achei p/ estudar.... pq iluminação... é 90% percepção.. :S:S:S.... tava vendo em um tópico aki no site.. uma skylight p/ iluminar uma cena lá no nordeste pode ser diferente de uma lá no RS .... por causa da diferença de inclinação do sol.... e a diferença de frequencia das cores ... umas são mais ou menos absorvidas.. o que causa uma leve diferença na temperatura da cor... intensidade e tals... se é mais amarelada.. mais azulada.. coisas assim.. ainda não entendo muita coisa pq to lendo.. lendo..lendo... e prestando atenção em tudo... rsrsrs (esses dias tava olhando a luz do sol passando pelos buraquinhos da persiana (por onde passa o fiozinho)... e vendo o efeito no chão... e tentando imaginar como faria isso no max.. (mó noia.. hehe eu sei)... mas sabe aquela máxima que diz que p/ aprender a falar bem inglês.. vc tem que aprender a pensar em inglês... acho que p/ cg é assim tb.. p/ fazer uma boa cena em cg.. precisa aprender a pensar em cg.... rsrssr (acho que vou p/ a matrix.. kkkk) mas o que eu quero dizer é que precisamos correr atrás de conhecer as ferramentas .. max, render, photoshop e etc... as igualmente importante é aprender a entender os fenomenos que acontecem à nossa volta e que queremos retratar na cena... abraço.. e desculpe pelo "testamento".. hehehe

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138846

Últimos membros registrados: bnlo1234, braddock, Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte.

Usuário(s) on-line na última hora: 809, sendo 26 membro(s) e 783 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, Baldo, Roberto Movanni, JMDesign, Leonardo, chockspvp, braddock, marcola, nandao, m.schnaider, Reinaldo Silva, emersonforentin, Eng Damasceno, magster, Rodrigosouza3D, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, bnlo1234, Gabriel.C, Vladis, Celso Borttoloto, TadeuB79, Sergio1987, Adalberto Rocha, mastermax, KESLEY1SANTOS.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.