Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bobnewsjr   Curitiba - PR
Alexandro   Cascavel - PR
Colli   Maringá - AC
Shal   São Paulo

Portfólios Ver Mais

Vinicius92   São José do Rio Preto - SP - AC
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
PIMENTEL 3D   Blumenau - SC - Brasil - SC

Como fazer Persianas e Janelas/Portas com arco?

Por: rafaneto  

Em: 13/10/2008 14:26

E aí feras... Eu procurei nos tópicos por aqui e não achei o que eu precisava, e já fucei em Doors e Windows e não achei nenhuma configuração para o que eu preciso, por isso to postando essa duvidasinha ae.... Como fazer persianas ou porta balcão? e Como fazer portas ou janelas em arco? Nos meus primeiros desenhos eu fiz uma porta balcão em arco, mas modelei ela toda usando vários boxs para cada madeira e o shape arc. Como se faz da maneira correta, usando a ferramenta que já existe em Geometry / Doors / Windows??? Quem puder ajudar.... brigadão pela força... abraços
Olá rafaneto, vão dizer que sou puxa-saco do André, mas isto voce resolve com o video curso de modelagem de maquete, aqui do site. Tem tudo isto que voce quer e muito mais. Eu achei que nunca seria capaz de modelar nada, com o curso estou tomando gosto pela coisa. Vale a pena.
É exatamente o que o Osires falou. No curso de modelagem do André ele explica exatamente o que você quer saber. Basicamente para fazer porta em arco você usa um círculo (shape) como referência e modela em poly, puxando o vértices, para ficar arredondado. Pra persiana acho que colocar boxes ou planes enfileirados seria a melhor solução. Abraços.
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) rafaneto: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta vc pode escolher o tipo de porta que o Max oferece os sitemas de portas pivotantes verticais e horizontais além de outros sistemas de abertura.Não tem o sistema de portas de enrolar, tem que modelar no braço mesmo; sobre esta porta balcão me explica ai como é o sistema dela porque estou tentando imaginar e não estou conseguindo....huahuahua! :-P Para fazer coisas curvas vc pode fazer como os nossos amigos e colaboradores te falaram; mas partes curvas pode fazer mesmo com os shapes(arcos,círculos) e com "editable spline"; é uma ótima opção de modelagem para o que vc necessita. Pode também fazer como se estivesse modelando a porta normalmente com um shape e em editable-spline< OUTLINE, vc colocaria a espessura do requadro curvo da porta e depois em editable-mesh< EXTRUDE vc gerava a extrusão já curva e com o volume curvo e com um furo para posteriormente colocar um vidro. OBS: Se fosse em softwares da linha CAD,como o Autocad,Revit Building(trabalha com a tecnologia BIM) vc poderia fazer bem mais simples com a opção do "shell".Bastava vc fazer a extrusão da forma curva e definir a sua altura Z; o próximo passo vc chamava o comando shell< clicava na face que desejava deletar e depois digitava a espessura do requadro da esquadria para posteriormente colocar um vidro ou algum outro material.Mas como o fórum é de Max faça o que o pessoal falou mesmo...huahuahua! Mas no Autocad tem coisas que são bem mais simples e práticas; porém se a forma for orgânica demais tem que partir para o Max mesmo. Abração! ___________________________ [i:d1af6c5808]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"[/i:d1af6c5808]...
e aí..... Vc tem razão Osires... to sabendo que o curso ensina tudo isso. É que eu tô na caixa (INSS) aí a grana tá curta. Talvez até o fim do mês eu consiga comprar, pois pelo que vi na demonstração e pelo o que dizem aqui, o DVD é excelente. Renan, as janelas e portas do Max, como são retas não tem muitos vértices para fazer a curva do arco, desculpa a ignorância da pergunta, mas tem como acrescentar vértices para poder modelar em poly e assim formar o arco?, e pra confirmar, quando vc diz modelar em poly, tá falando em Modifier / Edit Poly? ou é necessário converter a janela ou porta para editable poly?, ou tanto faz...rs Então Danilo, quando eu falo em persianas, não é dessas que enrolam e são lisas como um pano não, é daquelas com tiras, filets paralelos, assim como a porta balcão. Como eu não vou saber explicar bem como é uma porta balcão, é essa da imagem (se der pra entender o desenho...hehe) Este é um dos meus primeiros desenhos e esta porta do desenho não é uma das disponíveis no Max, eu não sabia como usar essa ferramenta e acabei fazendo parte por parte, por isso usei milhares de boxes, principalmente para as tirinhas de madeira, isso além de dar trab, pesa muito. Mas pelo que vocês estão me explicando, dos filets, as tirinhas de madeira, delas eu não vou poder escapar?, tem que fazer uma por uma, vários boxes inclinados?...
rafaneto so quero reforçãr o que ja foi dito. No curos de maquetes o André mostra un exemplo exatamente como voce precisa. Faz uma força ai que vale a pena. Abraço
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) rafaneto: ai cara! tudo bem? agora sim entendi a sua pergunta...hehehe! ;) pra fazer essa parte "curva" da moldura da esquadria não precisa criar vários boxes inclinados e curvá-los um por um não; vc tem que ter o desenho dela pela vista frontal da esquadria; depois é que vc a modela no Max como referência porque se não corre o risco de vc perder a "fidedignidade" do desenho curvo da moldura da esquadria. Isso era bem mais fácil de fazer em programas da linha CAD porque eles geram uma maior precisão; no Max seria ótimo para modelar essa curva porém a precisão milimétrica não é boa porque o mesmo é um programa artístico e não milimétrico como os da linha CAD. Mas se quiser fazer no Max pode fazer tranquilo; faça com shape<LINE< habilite os endpoints e pervorra o formato da esquadria curva; depois selecione os vértices e clique com o botão direito do mouse e escolha a opção<"bezier corner"; vc edita os vértices e os reposiciona de acordo com o formato curvo da esquadria. Depois vc pode ir em "editable mesh" <EXTRUDE e gera a altura do requadro curvo. Espero ter ajudado com essas dicas básicas. Abraços! ___________________________ [i:ae8a5a0ee9]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"[/i:ae8a5a0ee9]...
Vlw Danilão... sobre o arco, sua primeira dica já me ajudou bastante a montar uma armação de arco bem mais leve. agora o que tá me matando aqui é se é possível eu curvar a parte de cima da janela/porta primitiva, aquelas que são do max. Existe uma forma de criar vértices na porta ou janela do Max? sobre as persianas, preciso do DVD de modelagem urgente. Pelo que vi lá explica como fazer essas tiras, filets, nas janelas/portas primitivas. No ícone VER EXEMPLOS do dvd de modelagem tem duas figuras lá que é exatamente o que estou procurando.... aí.... que sirva de exemplo para os que estão em aprendizado e que podem fazer um esforço, comprem o dvd pra não ficar batendo cabeça como eu... (o "jabá" depois eu acerto com o André....hehehe) brincadeirinha... o André sabe o quanto ele e este site tem sido mto importante pra mim... se eu não fosse feinho, seria o garoto propaganda aqui do site de graça...ou melhor... eu ficaria devendo ainda pelo tanto que os tutoriais e a galera do forum me ajuda aqui...
Trazendo aos olhos o que estava apenas na imaginação http://rafanetomaquetes.blogspot.com.br/
Voce pode aplicar o modificador edit poly, mas não pode mexer na primitiva mais, ou o edit se perde.
e aí.... depois q converto a primitiva para edt poly, como faço para encurvar a parte superior da primitiva?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711305.

Total de membros registrados: 138834

Últimos membros registrados: NexagenReviewsAustralia, manhhungkts01, nutracarehairserum, nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85.

Usuário(s) on-line na última hora: 443, sendo 5 membro(s) e 438 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NexagenReviewsAustralia, JesusEnzo , Rodrigosouza3D, manhhungkts01, nutracarehairserum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.